EXÉQUIAS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: A CELEBRAÇÃO SOLENE DA MISSA DE REQUIEM E OUTRAS PRÁTICAS RITUAIS CATÓLICAS EM HONRA AOS MORTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/3655 |
Resumo: | Desde o século IV encontram-se noticias de salmodias e celebrações cantadas em honra aos mortos na Igreja Católica. Foi, contudo no século IX em Sevilha que este ritual começou a ganhar sua forma específica. Coube a Odo, abade de Cluny, também conhecido como Santo Odilon, o Arcanjo dos Abades criar o ritual específico que ficaria conhecido como Missa de Requiem ou Missa dos Defuntos. Entre os séculos X e XIII ele espalhou-se pela Europa ganhando suas formas estruturais permanentes. As alterações ao Requiem começariam a ser realizadas apenas no Concílio do Vaticano II (1961/2 a 1965), que suprimiu a Sequência. Em 1969, o Papa Paulo VI suprimiu toda a missa. Este artigo irá estudar a Missa de Requiem e sua evolução, desde suas manifestações iniciais, mas concentrando-se nos séculos XVIII e XIX, auge das grandes composições e das transformações das próprias funções da liturgia no contexto de uma Europa que embora se descritianizasse, continuava amando seus ritos e tradições. Serão destacados cinco autores desses século, começando por Frans Jozef Kraftt, passando por Wolfgang Amadeus Mozart, Padre Maurício Nunes Garcia, Hector Berlioz e Gabriel Fauré. O objetivo é conhecer e liturgia e sua função no contexto do culto e devoção aos mortos, bem como as transformações que experimentou e os “territórios culturais que demarcou ao longo desse período”. |
id |
UNIR-2_a2b252760bd8c21cf30dce62babdbeb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3655 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXÉQUIAS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: A CELEBRAÇÃO SOLENE DA MISSA DE REQUIEM E OUTRAS PRÁTICAS RITUAIS CATÓLICAS EM HONRA AOS MORTOSIgreja CatólicaMissa de RequiemDevoções FúnebresMúsica Sacra Erudita.Desde o século IV encontram-se noticias de salmodias e celebrações cantadas em honra aos mortos na Igreja Católica. Foi, contudo no século IX em Sevilha que este ritual começou a ganhar sua forma específica. Coube a Odo, abade de Cluny, também conhecido como Santo Odilon, o Arcanjo dos Abades criar o ritual específico que ficaria conhecido como Missa de Requiem ou Missa dos Defuntos. Entre os séculos X e XIII ele espalhou-se pela Europa ganhando suas formas estruturais permanentes. As alterações ao Requiem começariam a ser realizadas apenas no Concílio do Vaticano II (1961/2 a 1965), que suprimiu a Sequência. Em 1969, o Papa Paulo VI suprimiu toda a missa. Este artigo irá estudar a Missa de Requiem e sua evolução, desde suas manifestações iniciais, mas concentrando-se nos séculos XVIII e XIX, auge das grandes composições e das transformações das próprias funções da liturgia no contexto de uma Europa que embora se descritianizasse, continuava amando seus ritos e tradições. Serão destacados cinco autores desses século, começando por Frans Jozef Kraftt, passando por Wolfgang Amadeus Mozart, Padre Maurício Nunes Garcia, Hector Berlioz e Gabriel Fauré. O objetivo é conhecer e liturgia e sua função no contexto do culto e devoção aos mortos, bem como as transformações que experimentou e os “territórios culturais que demarcou ao longo desse período”. PROPESQ2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/365510.47209/1519-6674.v.29.n.1.p.306-328Revista Labirinto (UNIR); v. 29 (2018): Jul.-Dez.; 306-3281519-667410.47209/1519-6674.v29.n.1reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/3655/2654Copyright (c) 2019 Revista Labirintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Marco Antônio Domingues2021-01-25T15:42:59Zoai:periodicos.unir.br:article/3655Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-01-25T15:42:59Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXÉQUIAS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: A CELEBRAÇÃO SOLENE DA MISSA DE REQUIEM E OUTRAS PRÁTICAS RITUAIS CATÓLICAS EM HONRA AOS MORTOS |
title |
EXÉQUIAS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: A CELEBRAÇÃO SOLENE DA MISSA DE REQUIEM E OUTRAS PRÁTICAS RITUAIS CATÓLICAS EM HONRA AOS MORTOS |
spellingShingle |
EXÉQUIAS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: A CELEBRAÇÃO SOLENE DA MISSA DE REQUIEM E OUTRAS PRÁTICAS RITUAIS CATÓLICAS EM HONRA AOS MORTOS Teixeira, Marco Antônio Domingues Igreja Católica Missa de Requiem Devoções Fúnebres Música Sacra Erudita. |
title_short |
EXÉQUIAS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: A CELEBRAÇÃO SOLENE DA MISSA DE REQUIEM E OUTRAS PRÁTICAS RITUAIS CATÓLICAS EM HONRA AOS MORTOS |
title_full |
EXÉQUIAS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: A CELEBRAÇÃO SOLENE DA MISSA DE REQUIEM E OUTRAS PRÁTICAS RITUAIS CATÓLICAS EM HONRA AOS MORTOS |
title_fullStr |
EXÉQUIAS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: A CELEBRAÇÃO SOLENE DA MISSA DE REQUIEM E OUTRAS PRÁTICAS RITUAIS CATÓLICAS EM HONRA AOS MORTOS |
title_full_unstemmed |
EXÉQUIAS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: A CELEBRAÇÃO SOLENE DA MISSA DE REQUIEM E OUTRAS PRÁTICAS RITUAIS CATÓLICAS EM HONRA AOS MORTOS |
title_sort |
EXÉQUIAS DOS SÉCULOS XVIII E XIX: A CELEBRAÇÃO SOLENE DA MISSA DE REQUIEM E OUTRAS PRÁTICAS RITUAIS CATÓLICAS EM HONRA AOS MORTOS |
author |
Teixeira, Marco Antônio Domingues |
author_facet |
Teixeira, Marco Antônio Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Marco Antônio Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Igreja Católica Missa de Requiem Devoções Fúnebres Música Sacra Erudita. |
topic |
Igreja Católica Missa de Requiem Devoções Fúnebres Música Sacra Erudita. |
description |
Desde o século IV encontram-se noticias de salmodias e celebrações cantadas em honra aos mortos na Igreja Católica. Foi, contudo no século IX em Sevilha que este ritual começou a ganhar sua forma específica. Coube a Odo, abade de Cluny, também conhecido como Santo Odilon, o Arcanjo dos Abades criar o ritual específico que ficaria conhecido como Missa de Requiem ou Missa dos Defuntos. Entre os séculos X e XIII ele espalhou-se pela Europa ganhando suas formas estruturais permanentes. As alterações ao Requiem começariam a ser realizadas apenas no Concílio do Vaticano II (1961/2 a 1965), que suprimiu a Sequência. Em 1969, o Papa Paulo VI suprimiu toda a missa. Este artigo irá estudar a Missa de Requiem e sua evolução, desde suas manifestações iniciais, mas concentrando-se nos séculos XVIII e XIX, auge das grandes composições e das transformações das próprias funções da liturgia no contexto de uma Europa que embora se descritianizasse, continuava amando seus ritos e tradições. Serão destacados cinco autores desses século, começando por Frans Jozef Kraftt, passando por Wolfgang Amadeus Mozart, Padre Maurício Nunes Garcia, Hector Berlioz e Gabriel Fauré. O objetivo é conhecer e liturgia e sua função no contexto do culto e devoção aos mortos, bem como as transformações que experimentou e os “territórios culturais que demarcou ao longo desse período”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/3655 10.47209/1519-6674.v.29.n.1.p.306-328 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/3655 |
identifier_str_mv |
10.47209/1519-6674.v.29.n.1.p.306-328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/3655/2654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labirinto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labirinto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 29 (2018): Jul.-Dez.; 306-328 1519-6674 10.47209/1519-6674.v29.n.1 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1800219451487944704 |