Caminhos para a implantação de uma educação transformadora no âmbito do sistema prisional: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e do(a) professor(a)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6540 |
Resumo: | O artigo tem o objetivo de incitar o debate sobre o desencarceramento feminino buscando refletir sobre caminhos alternativos à prisão. Nesta perspectiva, salientamos as contribuições da pedagogia histórico-crítica e do(a) professor(a) na construção de uma educação transformadora no cárcere. Defendemos que, por meio de uma prática pedagógica a partir da concepção teórica da pedagogia histórico-crítica, seja possível viabilizar às mulheres encarceradas o acesso ao conhecimento historicamente produzido, para que, assim, adquiram consciência da necessidade da transformação social e potencializem a luta em defesa dos grupos sociais mais vulneráveis, principalmente, dos pobres, da população negra e afrodescendentes que constitui a maioria nas prisões; bem como o debate sobre caminhos alternativos ao encarceramento, tendo em vista uma outra forma de sociabilidade em que a prisão não seja a principal forma de punição. |
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Caminhos para a implantação de uma educação transformadora no âmbito do sistema prisional: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e do(a) professor(a)Caminos para la implantación de una educación transformadora en el ámbito del sistema carcelario: contribuciones de la Pedagogía Histórico-Crítica y del profesor y profesoraPaths for the implementation of a transformative education within the prison system: contributions from Historical-Critical Pedagogy and from the teacherMulher Encarcerada. Pedagogia Histórico-Crítica. Papel do(a) Professor(a).370Incarcerated Woman. Historical-Critical Pedagogy. Role of the Teacher.Mujer Encarcelada. Pedagogía Histórico-Crítica. Papel de Profesor y de la Profesora.O artigo tem o objetivo de incitar o debate sobre o desencarceramento feminino buscando refletir sobre caminhos alternativos à prisão. Nesta perspectiva, salientamos as contribuições da pedagogia histórico-crítica e do(a) professor(a) na construção de uma educação transformadora no cárcere. Defendemos que, por meio de uma prática pedagógica a partir da concepção teórica da pedagogia histórico-crítica, seja possível viabilizar às mulheres encarceradas o acesso ao conhecimento historicamente produzido, para que, assim, adquiram consciência da necessidade da transformação social e potencializem a luta em defesa dos grupos sociais mais vulneráveis, principalmente, dos pobres, da população negra e afrodescendentes que constitui a maioria nas prisões; bem como o debate sobre caminhos alternativos ao encarceramento, tendo em vista uma outra forma de sociabilidade em que a prisão não seja a principal forma de punição. This article aims to incite the debate on female discharge, seeking to reflect on alternative paths to prison. In this perspective, we emphasize the contributions of the historical-critical pedagogy and the teacher in the construction of a transformative education in prison. We defend that, through a pedagogical practice based on the theoretical conception of historical-critical pedagogy, it is possible to provide incarcerated women with access to historically produced knowledge, so that they can acquire awareness of the need for social transformation and enhance the struggle in defense of the most vulnerable social groups, especially the poor, the black population and Afro-descendants who constitute the majority in prisons; as well as the debate on alternative ways to incarceration, considering another form of sociability in which prison is not the main form of punishment.El objetivo de este artículo es incitar el debate sobre el desencarcelamiento femenino, buscando reflexionar sobre los caminos alternativos a la prisión. Siguiendo esa perspectiva, destacamos las contribuciones de la pedagogía histórico-crítica y de profesores y profesoras en la construcción de una educación de transformación en la cárcel. Abogamos que, por medio de prácticas pedagógicas basadas en la concepción teórica de la pedagogía histórico-crítica, sea posible viabilizar a las mujeres encarceladas el acceso al conocimiento producido históricamente. Así, esas mujeres podrán adquirir conciencia de la necesidad de transformación social, potencializando la lucha en defensa de los grupos sociales más vulnerables, principalmente los pobres, la población negra y afrodescendiente, los cuales componen la mayoría de las prisiones. También, se pretende impulsar el debate sobre caminos alternativos al encarcelamiento, considerando otro modo de socialización en que la cárcel no sea la principal forma de punición. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/654010.26568/2359-2087.2022.6540EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-172359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6540/4345Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Maximiano MirandaJacomeli, Mara Regina Martins2022-01-28T01:29:10Zoai:periodicos.unir.br:article/6540Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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