Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcia Machado de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3411
Resumo: As entrevistas realizadas com professoras de oito escolas públicas de Educação Infantil de Porto Velho, Rondônia, que admitem ler obras literárias para seus alunos, revelaram os critérios de escolha utilizados. Com base na localização dos sujeitos nos cenários nos quais frequentemente fazem as escolhas dos livros, inicialmente e, em seguida, no cruzamento entre entre as práticas de leitoras e as práticas pedagógicas de leitura em sala de aula, foi possível, através das comparações realizadas, perceber o que entra em jogo e, efetivamente, funciona como o critério de escolha as obras lidas para as crianças pequenas no universo pesquisado. Os resultados apontaram que os critérios principais são a presença de ilustração, tratar-se de obra convencionalmente escrita para público infantil e permitir a atividade lúdica que favoreça o aprendizado do sistema de escrita. Os resultados também permitiram perceber que há relação bastante próxima do repertório e das práticas de leitura das professoras e os critérios de escolha utilizados.
id UNIR-3_76d9ee75f63740f1e4a585f580db1aaf
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3411
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obrasLiterature in school of children education: criteria of choice of booksLiteratura en la escuela de educación infantil: criterios de elección de las obrasEducação Escolar. Educação Infantil. literatura na escola. critérios de escolha.370Educación Escolar. Educación Infantil. Literatura en la escuela. Criterios de elección.School Education. Child education. Literature in school. Criteria of choice.As entrevistas realizadas com professoras de oito escolas públicas de Educação Infantil de Porto Velho, Rondônia, que admitem ler obras literárias para seus alunos, revelaram os critérios de escolha utilizados. Com base na localização dos sujeitos nos cenários nos quais frequentemente fazem as escolhas dos livros, inicialmente e, em seguida, no cruzamento entre entre as práticas de leitoras e as práticas pedagógicas de leitura em sala de aula, foi possível, através das comparações realizadas, perceber o que entra em jogo e, efetivamente, funciona como o critério de escolha as obras lidas para as crianças pequenas no universo pesquisado. Os resultados apontaram que os critérios principais são a presença de ilustração, tratar-se de obra convencionalmente escrita para público infantil e permitir a atividade lúdica que favoreça o aprendizado do sistema de escrita. Os resultados também permitiram perceber que há relação bastante próxima do repertório e das práticas de leitura das professoras e os critérios de escolha utilizados.The interviews conducted with teachers from eight public preeschools in Porto Velho, Rondônia, who admit to reading literary works for their students, revealed the selection criteria used. Based on the location of the subjects in the scenarios in which they often make the choices of the books, initially, and then on the intersection between the practices of readers and the pedagogical practices of reading in the classroom, it was possible, through the comparisons made, to perceive what comes into play and, indeed, works as the criterion of choosing the works read for the small children in the universe searched. The results pointed out that the main criteria are the presence of illustration, be a work conventionally written for children and allow the play activity that favors the learning of the writing system. The results also allowed us to perceive that there is a very close relation to the repertoire and the reading practices of the teachers and the selection criteria used.Las entrevistas realizadas con profesoras de ocho escuelas públicas de Educación Infantil de Porto Velho, Rondônia, que admite leer obras literarias para sus alumnos, revelaron los criterios de elección utilizados. En base a la ubicación de los sujetos en los escenarios en los que a menudo se hacen las elecciones de los libros, inicialmente y luego en el cruce entre las prácticas de lectoras y las prácticas pedagógicas de lectura en el aula, fue posible, a través de las comparaciones realizadas, percibir lo que entra en juego y, efectivamente, funciona como el criterio de elección de las obras leídas para los niños pequeños en el universo investigado. Los resultados apuntaron que los criterios principales son la presencia de ilustración, tratarse de obra convencionalmente escrita para público infantil y permitir la actividad lúdica que favorezca el aprendizaje del sistema de escritura. Los resultados también permitieron percibir que hay relación bastante cercana al repertorio y las prácticas de lectura de las profesoras y los criterios de elección utilizados.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/341110.26568/2359-2087.2018.3411EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 99-1132359-20872359-208710.26568/educa.v5i12reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3411/2584Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Marcia Machado de2018-12-27T04:42:22Zoai:periodicos.unir.br:article/3411Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-12-27T04:42:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras
Literature in school of children education: criteria of choice of books
Literatura en la escuela de educación infantil: criterios de elección de las obras
title Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras
spellingShingle Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras
Lima, Marcia Machado de
Educação Escolar. Educação Infantil. literatura na escola. critérios de escolha.
370
Educación Escolar. Educación Infantil. Literatura en la escuela. Criterios de elección.
School Education. Child education. Literature in school. Criteria of choice.
title_short Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras
title_full Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras
title_fullStr Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras
title_full_unstemmed Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras
title_sort Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras
author Lima, Marcia Machado de
author_facet Lima, Marcia Machado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marcia Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar. Educação Infantil. literatura na escola. critérios de escolha.
370
Educación Escolar. Educación Infantil. Literatura en la escuela. Criterios de elección.
School Education. Child education. Literature in school. Criteria of choice.
topic Educação Escolar. Educação Infantil. literatura na escola. critérios de escolha.
370
Educación Escolar. Educación Infantil. Literatura en la escuela. Criterios de elección.
School Education. Child education. Literature in school. Criteria of choice.
description As entrevistas realizadas com professoras de oito escolas públicas de Educação Infantil de Porto Velho, Rondônia, que admitem ler obras literárias para seus alunos, revelaram os critérios de escolha utilizados. Com base na localização dos sujeitos nos cenários nos quais frequentemente fazem as escolhas dos livros, inicialmente e, em seguida, no cruzamento entre entre as práticas de leitoras e as práticas pedagógicas de leitura em sala de aula, foi possível, através das comparações realizadas, perceber o que entra em jogo e, efetivamente, funciona como o critério de escolha as obras lidas para as crianças pequenas no universo pesquisado. Os resultados apontaram que os critérios principais são a presença de ilustração, tratar-se de obra convencionalmente escrita para público infantil e permitir a atividade lúdica que favoreça o aprendizado do sistema de escrita. Os resultados também permitiram perceber que há relação bastante próxima do repertório e das práticas de leitura das professoras e os critérios de escolha utilizados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3411
10.26568/2359-2087.2018.3411
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3411
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2018.3411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3411/2584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 99-113
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v5i12
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542579269632