DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Laura Salomão Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pietrobeli, Julia Cavalcante, Zibetti, Marli Lucia Tonatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477
Resumo: Trata-se de entrevista com Lygia de Souza Viégas, cujas contribuições ao campo da psicologia escolar e ao debate dos aspectos políticos, sociais e históricos que atravessam a temática da medicalização da vida escolar, são reconhecidos nacional e internacionalmente. É uma das organizadoras do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e atua com formação de professores/as em uma perspectiva crítica. A entrevista foi realizada em março de 2022, por meio do Google Meet, com base em roteiro previamente elaborado. A gravação foi transcrita na íntegra e, após revisão textual, foi submetida à análise da entrevistada que alterou os aspectos que julgou pertinentes e autorizou a publicação. Além de abordar elementos históricos do processo de construção e enfrentamento às queixas escolares, a entrevistada apresenta as contribuições mais recentes do Fórum para o combate à patologização e medicalização da vida, apresentando importantes contribuições para a formação de psicólogos/as e professores/as.
id UNIR-3_7c9bad0507f5fb40edf33363954f25df
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/7477
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGASDIAGNOSIS AS CONTROL OF LIFE: INTERVIEW WITH LYGIA VIÉGASEL DIAGNÓSTICO COMO CONTROL DE VIDA: ENTREVISTA A LYGIA VIÉGASMedicalization. Pathologization. School Psychology. Teacher Education. Medicalización.Patologización. Psicología Escolar.Formación de Profesores.Medicalização. Patologização. Psicologia Escolar. Formação de Professores/as.Trata-se de entrevista com Lygia de Souza Viégas, cujas contribuições ao campo da psicologia escolar e ao debate dos aspectos políticos, sociais e históricos que atravessam a temática da medicalização da vida escolar, são reconhecidos nacional e internacionalmente. É uma das organizadoras do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e atua com formação de professores/as em uma perspectiva crítica. A entrevista foi realizada em março de 2022, por meio do Google Meet, com base em roteiro previamente elaborado. A gravação foi transcrita na íntegra e, após revisão textual, foi submetida à análise da entrevistada que alterou os aspectos que julgou pertinentes e autorizou a publicação. Além de abordar elementos históricos do processo de construção e enfrentamento às queixas escolares, a entrevistada apresenta as contribuições mais recentes do Fórum para o combate à patologização e medicalização da vida, apresentando importantes contribuições para a formação de psicólogos/as e professores/as.Se trata de una entrevista a Lygia de Souza Viégas, cuyos aportes al campo de la psicología escolar y al debate de los aspectos políticos, sociales e históricos que atraviesan el tema de la medicalización de la vida escolar, son reconocidos nacional e internacionalmente. Es una de las organizadoras del Foro sobre Medicalización de la Educación y la Sociedad y trabaja la formación docente desde una perspectiva crítica. La entrevista se realizó en marzo de 2022, a través de la plataforma Google Meet, a partir de un guión elaborado previamente. La grabación fue transcrita íntegramente y, luego de una revisión textual, fue sometida al análisis de la entrevistada, quien modificó los aspectos que consideró relevantes y autorizó la publicación. Además de abordar elementos históricos del proceso de construcción y de enfrentamiento a las dificultades en el proceso de escolarización, la entrevistada presenta los aportes más recientes del Foro para combatir la patologización y medicalización de la vida, presentando importantes contribuciones para la formación de psicólogos y docentes..This is an interview with Lygia de Souza Viégas, whose contributions to the school psychology field and the debate on political, social, and historical aspects that intersect the issue of school life medicalization are nationally and internationally recognized. She is one of the Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade (Forum on Medicalization of Education and Society) organizers and works on teachers' education from a critical perspective. The interview was conducted in March 2022, using Google Meet, based on a previously elaborated script. The transcription of the entire recording, later proofread, was submitted to her analyses, who amended the relevant aspects and authorized its publication. In addition to addressing historical elements concerning the process of constructing and confronting school issues, the researcher presents the latest Fórum contributions, providing significant gains to the psychologists and teachers’ education.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/747710.26568/2359-2087.2023.7477EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 01-162359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477/1150https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Ana Laura Salomão PereiraPietrobeli, Julia CavalcanteZibetti, Marli Lucia Tonatto2024-02-28T00:30:05Zoai:periodicos.unir.br:article/7477Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:05Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
DIAGNOSIS AS CONTROL OF LIFE: INTERVIEW WITH LYGIA VIÉGAS
EL DIAGNÓSTICO COMO CONTROL DE VIDA: ENTREVISTA A LYGIA VIÉGAS
title DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
spellingShingle DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
Fernandes, Ana Laura Salomão Pereira
Medicalization.
Pathologization.
School Psychology.
Teacher Education.
Medicalización.
Patologización.
Psicología Escolar.
Formación de Profesores.
Medicalização.
Patologização.
Psicologia Escolar.
Formação de Professores/as.
title_short DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
title_full DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
title_fullStr DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
title_full_unstemmed DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
title_sort DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
author Fernandes, Ana Laura Salomão Pereira
author_facet Fernandes, Ana Laura Salomão Pereira
Pietrobeli, Julia Cavalcante
Zibetti, Marli Lucia Tonatto
author_role author
author2 Pietrobeli, Julia Cavalcante
Zibetti, Marli Lucia Tonatto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Laura Salomão Pereira
Pietrobeli, Julia Cavalcante
Zibetti, Marli Lucia Tonatto
dc.subject.por.fl_str_mv Medicalization.
Pathologization.
School Psychology.
Teacher Education.
Medicalización.
Patologización.
Psicología Escolar.
Formación de Profesores.
Medicalização.
Patologização.
Psicologia Escolar.
Formação de Professores/as.
topic Medicalization.
Pathologization.
School Psychology.
Teacher Education.
Medicalización.
Patologización.
Psicología Escolar.
Formación de Profesores.
Medicalização.
Patologização.
Psicologia Escolar.
Formação de Professores/as.
description Trata-se de entrevista com Lygia de Souza Viégas, cujas contribuições ao campo da psicologia escolar e ao debate dos aspectos políticos, sociais e históricos que atravessam a temática da medicalização da vida escolar, são reconhecidos nacional e internacionalmente. É uma das organizadoras do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e atua com formação de professores/as em uma perspectiva crítica. A entrevista foi realizada em março de 2022, por meio do Google Meet, com base em roteiro previamente elaborado. A gravação foi transcrita na íntegra e, após revisão textual, foi submetida à análise da entrevistada que alterou os aspectos que julgou pertinentes e autorizou a publicação. Além de abordar elementos históricos do processo de construção e enfrentamento às queixas escolares, a entrevistada apresenta as contribuições mais recentes do Fórum para o combate à patologização e medicalização da vida, apresentando importantes contribuições para a formação de psicólogos/as e professores/as.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477
10.26568/2359-2087.2023.7477
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2023.7477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477/1150
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 01-16
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v10i
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541520207872