DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477 |
Resumo: | Trata-se de entrevista com Lygia de Souza Viégas, cujas contribuições ao campo da psicologia escolar e ao debate dos aspectos políticos, sociais e históricos que atravessam a temática da medicalização da vida escolar, são reconhecidos nacional e internacionalmente. É uma das organizadoras do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e atua com formação de professores/as em uma perspectiva crítica. A entrevista foi realizada em março de 2022, por meio do Google Meet, com base em roteiro previamente elaborado. A gravação foi transcrita na íntegra e, após revisão textual, foi submetida à análise da entrevistada que alterou os aspectos que julgou pertinentes e autorizou a publicação. Além de abordar elementos históricos do processo de construção e enfrentamento às queixas escolares, a entrevistada apresenta as contribuições mais recentes do Fórum para o combate à patologização e medicalização da vida, apresentando importantes contribuições para a formação de psicólogos/as e professores/as. |
id |
UNIR-3_7c9bad0507f5fb40edf33363954f25df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/7477 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGASDIAGNOSIS AS CONTROL OF LIFE: INTERVIEW WITH LYGIA VIÉGASEL DIAGNÓSTICO COMO CONTROL DE VIDA: ENTREVISTA A LYGIA VIÉGASMedicalization. Pathologization. School Psychology. Teacher Education. Medicalización.Patologización. Psicología Escolar.Formación de Profesores.Medicalização. Patologização. Psicologia Escolar. Formação de Professores/as.Trata-se de entrevista com Lygia de Souza Viégas, cujas contribuições ao campo da psicologia escolar e ao debate dos aspectos políticos, sociais e históricos que atravessam a temática da medicalização da vida escolar, são reconhecidos nacional e internacionalmente. É uma das organizadoras do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e atua com formação de professores/as em uma perspectiva crítica. A entrevista foi realizada em março de 2022, por meio do Google Meet, com base em roteiro previamente elaborado. A gravação foi transcrita na íntegra e, após revisão textual, foi submetida à análise da entrevistada que alterou os aspectos que julgou pertinentes e autorizou a publicação. Além de abordar elementos históricos do processo de construção e enfrentamento às queixas escolares, a entrevistada apresenta as contribuições mais recentes do Fórum para o combate à patologização e medicalização da vida, apresentando importantes contribuições para a formação de psicólogos/as e professores/as.Se trata de una entrevista a Lygia de Souza Viégas, cuyos aportes al campo de la psicología escolar y al debate de los aspectos políticos, sociales e históricos que atraviesan el tema de la medicalización de la vida escolar, son reconocidos nacional e internacionalmente. Es una de las organizadoras del Foro sobre Medicalización de la Educación y la Sociedad y trabaja la formación docente desde una perspectiva crítica. La entrevista se realizó en marzo de 2022, a través de la plataforma Google Meet, a partir de un guión elaborado previamente. La grabación fue transcrita íntegramente y, luego de una revisión textual, fue sometida al análisis de la entrevistada, quien modificó los aspectos que consideró relevantes y autorizó la publicación. Además de abordar elementos históricos del proceso de construcción y de enfrentamiento a las dificultades en el proceso de escolarización, la entrevistada presenta los aportes más recientes del Foro para combatir la patologización y medicalización de la vida, presentando importantes contribuciones para la formación de psicólogos y docentes..This is an interview with Lygia de Souza Viégas, whose contributions to the school psychology field and the debate on political, social, and historical aspects that intersect the issue of school life medicalization are nationally and internationally recognized. She is one of the Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade (Forum on Medicalization of Education and Society) organizers and works on teachers' education from a critical perspective. The interview was conducted in March 2022, using Google Meet, based on a previously elaborated script. The transcription of the entire recording, later proofread, was submitted to her analyses, who amended the relevant aspects and authorized its publication. In addition to addressing historical elements concerning the process of constructing and confronting school issues, the researcher presents the latest Fórum contributions, providing significant gains to the psychologists and teachers’ education.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/747710.26568/2359-2087.2023.7477EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 01-162359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477/1150https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Ana Laura Salomão PereiraPietrobeli, Julia CavalcanteZibetti, Marli Lucia Tonatto2024-02-28T00:30:05Zoai:periodicos.unir.br:article/7477Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:05Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS DIAGNOSIS AS CONTROL OF LIFE: INTERVIEW WITH LYGIA VIÉGAS EL DIAGNÓSTICO COMO CONTROL DE VIDA: ENTREVISTA A LYGIA VIÉGAS |
title |
DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS |
spellingShingle |
DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS Fernandes, Ana Laura Salomão Pereira Medicalization. Pathologization. School Psychology. Teacher Education. Medicalización. Patologización. Psicología Escolar. Formación de Profesores. Medicalização. Patologização. Psicologia Escolar. Formação de Professores/as. |
title_short |
DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS |
title_full |
DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS |
title_fullStr |
DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS |
title_full_unstemmed |
DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS |
title_sort |
DIAGNÓSTICOS COMO CONTROLE DA VIDA: ENTREVISTA COM LYGIA VIÉGAS |
author |
Fernandes, Ana Laura Salomão Pereira |
author_facet |
Fernandes, Ana Laura Salomão Pereira Pietrobeli, Julia Cavalcante Zibetti, Marli Lucia Tonatto |
author_role |
author |
author2 |
Pietrobeli, Julia Cavalcante Zibetti, Marli Lucia Tonatto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Laura Salomão Pereira Pietrobeli, Julia Cavalcante Zibetti, Marli Lucia Tonatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicalization. Pathologization. School Psychology. Teacher Education. Medicalización. Patologización. Psicología Escolar. Formación de Profesores. Medicalização. Patologização. Psicologia Escolar. Formação de Professores/as. |
topic |
Medicalization. Pathologization. School Psychology. Teacher Education. Medicalización. Patologización. Psicología Escolar. Formación de Profesores. Medicalização. Patologização. Psicologia Escolar. Formação de Professores/as. |
description |
Trata-se de entrevista com Lygia de Souza Viégas, cujas contribuições ao campo da psicologia escolar e ao debate dos aspectos políticos, sociais e históricos que atravessam a temática da medicalização da vida escolar, são reconhecidos nacional e internacionalmente. É uma das organizadoras do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e atua com formação de professores/as em uma perspectiva crítica. A entrevista foi realizada em março de 2022, por meio do Google Meet, com base em roteiro previamente elaborado. A gravação foi transcrita na íntegra e, após revisão textual, foi submetida à análise da entrevistada que alterou os aspectos que julgou pertinentes e autorizou a publicação. Além de abordar elementos históricos do processo de construção e enfrentamento às queixas escolares, a entrevistada apresenta as contribuições mais recentes do Fórum para o combate à patologização e medicalização da vida, apresentando importantes contribuições para a formação de psicólogos/as e professores/as. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477 10.26568/2359-2087.2023.7477 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2023.7477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7477/1150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 01-16 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v10i reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541520207872 |