CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jeferson Souza da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freitas, Ludmila de, Oliveira, Ivanildo Amorim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551
Resumo: O livro didático é encontrado em todas as escolas públicas do país sendo o recurso mais utilizado pelos professores em sala de aula. Visto isso, deve-se observar a qualidade do livro didático para uma melhor assertividade em seu uso no cotidiano escolar. Com essa finalidade, este trabalho realizou a análise quali-quantitativa de três livros didáticos utilizados pelos professores em sala de aula de três escolas públicas de Ensino Médio do município de Ariquemes – RO. Os critérios utilizados nas análises dos livros foram adaptados. Para complementar os resultados, utilizou-se a estatística multivariada através da técnica exploratória de sintetização dos dados denominada Análise de Componentes Principais e o gráfico tipo “radar”. Os resultados mostram discrepante qualidade entre os livros e variações, ora positivas, ora negativas, a depender dos critérios. Houve grande variação nos resultados obtidos de um livro para outro onde quali-quantitativamente o livro 2 adotado pelo Colégio II teve melhor desempenho em relação ao livro 1 adotado pelo Colégio I e o livro 3 escolhido pelo Colégio III, respectivamente.
id UNIR-3_7e9cc09defd5242e2d1fdb60a3c4b7d2
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6551
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – ROBOTANICAL CONTENT IN HIGH SCOOL TEXTBOOKS IN THE MUNICIPALITY OF ARIQUEMES-ROCONTENIDO BOTÁNICO EN LIBROS DE BACHILLERATO DEL MUNICIPIO DE ARIQUEMES – ROEnsino de biologiaEducaçãoBiologia VegetalPlantas (Botânica)Biology teachingEducationPlant BiologyEnseñanza de la biologíaEducaciónBiología VegetalO livro didático é encontrado em todas as escolas públicas do país sendo o recurso mais utilizado pelos professores em sala de aula. Visto isso, deve-se observar a qualidade do livro didático para uma melhor assertividade em seu uso no cotidiano escolar. Com essa finalidade, este trabalho realizou a análise quali-quantitativa de três livros didáticos utilizados pelos professores em sala de aula de três escolas públicas de Ensino Médio do município de Ariquemes – RO. Os critérios utilizados nas análises dos livros foram adaptados. Para complementar os resultados, utilizou-se a estatística multivariada através da técnica exploratória de sintetização dos dados denominada Análise de Componentes Principais e o gráfico tipo “radar”. Os resultados mostram discrepante qualidade entre os livros e variações, ora positivas, ora negativas, a depender dos critérios. Houve grande variação nos resultados obtidos de um livro para outro onde quali-quantitativamente o livro 2 adotado pelo Colégio II teve melhor desempenho em relação ao livro 1 adotado pelo Colégio I e o livro 3 escolhido pelo Colégio III, respectivamente.The textbook is found in all public schools in the country and is the resource most used by teachers in classroom. So, must be observed the textbook quality for better assertiveness in its use in daily school life. With this goal, this work carried out a quantitative and quantitative analysis of three textbooks used by teachers in the classroom of three public high schools in Ariquemes – RO County. The criterion used for the books analyses were adapted. To complement the results, a multivariate statistic was used through the exploratory data synthesis technique called Principal Component Analysis and the “radar” type chart. The result shows discrepant quality between the books and variations, sometimes positive, sometimes negative, depending of the criterion. There was a big variation in the results obtained from one book to another, where qualitatively and quantitatively the book 2 adopted by the College II had a better performance in relation to the book 1 adopted by the school I and the book 3 chosen by school III, respectively.El libro de texto se encuentra en todas las escuelas públicas del país y es el recurso más utilizado por los docentes en el aula. Ante esto, se debe observar la calidad del libro de texto para una mejor asertividad en su uso en la vida escolar cotidiana. Para ello, en este trabajo se realizó un análisis cualitativo y cuantitativo de tres libros de texto utilizados por los docentes en el aula de tres colegios públicos de la ciudad de Ariquemes - RO. Se adaptaron los criterios utilizados en el análisis de los libros. Para complementar los resultados, se utilizó estadística multivariante mediante la técnica exploratoria de síntesis de datos denominada Análisis de Componentes Principales y el gráfico “radar”. Los resultados muestran una calidad discrepante entre los libros y variaciones, a veces positivas, a veces negativas, según los criterios. Hubo gran variación en los resultados obtenidos de un libro a otro donde, cualitativa y cuantitativamente, el libro 2 adoptado por el colegio Colégio II tuvo un mejor desempeño en relación al libro 1 adoptado por el colegio I y el libro 3 elegido por el colégio III, respectivamente.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/655110.26568/2359-2087.2023.6551EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-192359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551/469Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Jeferson Souza daFreitas, Ludmila deOliveira, Ivanildo Amorim de2024-02-28T00:30:03Zoai:periodicos.unir.br:article/6551Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:03Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO
BOTANICAL CONTENT IN HIGH SCOOL TEXTBOOKS IN THE MUNICIPALITY OF ARIQUEMES-RO
CONTENIDO BOTÁNICO EN LIBROS DE BACHILLERATO DEL MUNICIPIO DE ARIQUEMES – RO
title CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO
spellingShingle CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO
Costa, Jeferson Souza da
Ensino de biologia
Educação
Biologia Vegetal
Plantas (Botânica)
Biology teaching
Education
Plant Biology
Enseñanza de la biología
Educación
Biología Vegetal
title_short CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO
title_full CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO
title_fullStr CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO
title_full_unstemmed CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO
title_sort CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO
author Costa, Jeferson Souza da
author_facet Costa, Jeferson Souza da
Freitas, Ludmila de
Oliveira, Ivanildo Amorim de
author_role author
author2 Freitas, Ludmila de
Oliveira, Ivanildo Amorim de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jeferson Souza da
Freitas, Ludmila de
Oliveira, Ivanildo Amorim de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Educação
Biologia Vegetal
Plantas (Botânica)
Biology teaching
Education
Plant Biology
Enseñanza de la biología
Educación
Biología Vegetal
topic Ensino de biologia
Educação
Biologia Vegetal
Plantas (Botânica)
Biology teaching
Education
Plant Biology
Enseñanza de la biología
Educación
Biología Vegetal
description O livro didático é encontrado em todas as escolas públicas do país sendo o recurso mais utilizado pelos professores em sala de aula. Visto isso, deve-se observar a qualidade do livro didático para uma melhor assertividade em seu uso no cotidiano escolar. Com essa finalidade, este trabalho realizou a análise quali-quantitativa de três livros didáticos utilizados pelos professores em sala de aula de três escolas públicas de Ensino Médio do município de Ariquemes – RO. Os critérios utilizados nas análises dos livros foram adaptados. Para complementar os resultados, utilizou-se a estatística multivariada através da técnica exploratória de sintetização dos dados denominada Análise de Componentes Principais e o gráfico tipo “radar”. Os resultados mostram discrepante qualidade entre os livros e variações, ora positivas, ora negativas, a depender dos critérios. Houve grande variação nos resultados obtidos de um livro para outro onde quali-quantitativamente o livro 2 adotado pelo Colégio II teve melhor desempenho em relação ao livro 1 adotado pelo Colégio I e o livro 3 escolhido pelo Colégio III, respectivamente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551
10.26568/2359-2087.2023.6551
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2023.6551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551/469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-19
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v10i
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541478264832