Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciano Miguel Moreira dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reis, Orimar Batista dos, Silva, Jeferson Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4919
Resumo: O uso de materiais manipulativos aplicados ao princípio de conservação da massa nos balanços siderúrgicos, mediante o desmembramento das moléculas dos componentes do minério, dos metais e da escória foi utilizado na quantificação da aprendizagem relacionada aos estilos de aprendizagem. Empregou-se uma metodologia de pesquisa mista, sendo majoritariamente quantitativa: verificação de estilos de aprendizagem por meio do Novo Índice de Estilos de Aprendizagem (N-ILS) e provas sobre balanço de massa para o cálculo de Tamanho de Efeito, conforme estabelecido pelo laboratório em Aprendizagem Visível, de Hattie. Entre os resultados obtidos, destaca-se o Tamanho de Efeito calculado para a prática pedagógica, que, em média, nas três turmas avaliadas, foi de 0,63. Valor superior ao referencial 0,40, considerado como uma intervenção média satisfatória e compatível com os valores de Tamanhos de Efeitos de metodologias semelhantes. Na parte qualitativa da pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas nas quais foi possível compreender que os alunos perceberam a própria aprendizagem. Este estudo inovou ao calcular o Tamanho de Efeito aliado aos Estilos de Aprendizagem e contribui para o entendimento de práticas de aprendizagem colaborativas usando material manipulativo.
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spelling Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgiaAprendizaje visible en la educación de siderúrgia para estudiantes en el curso técnico metalúrgicoVisible learning in steel education in the metallurgical technical courseVisible Learning. Learning Styles. Mass Balance.Aprendizage Visible. Estilos de Aprendizaje. Equilibrio de Masa.Aprendizagem visível. Estilos de Aprendizagem. Balanço de Massa.370 - EducaçãoO uso de materiais manipulativos aplicados ao princípio de conservação da massa nos balanços siderúrgicos, mediante o desmembramento das moléculas dos componentes do minério, dos metais e da escória foi utilizado na quantificação da aprendizagem relacionada aos estilos de aprendizagem. Empregou-se uma metodologia de pesquisa mista, sendo majoritariamente quantitativa: verificação de estilos de aprendizagem por meio do Novo Índice de Estilos de Aprendizagem (N-ILS) e provas sobre balanço de massa para o cálculo de Tamanho de Efeito, conforme estabelecido pelo laboratório em Aprendizagem Visível, de Hattie. Entre os resultados obtidos, destaca-se o Tamanho de Efeito calculado para a prática pedagógica, que, em média, nas três turmas avaliadas, foi de 0,63. Valor superior ao referencial 0,40, considerado como uma intervenção média satisfatória e compatível com os valores de Tamanhos de Efeitos de metodologias semelhantes. Na parte qualitativa da pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas nas quais foi possível compreender que os alunos perceberam a própria aprendizagem. Este estudo inovou ao calcular o Tamanho de Efeito aliado aos Estilos de Aprendizagem e contribui para o entendimento de práticas de aprendizagem colaborativas usando material manipulativo.El uso de materiales manipuladores aplicados al principio de conservación de la masa en los balances de la industria siderúrgica, al desmembrar las moléculas de los componentes de mineral, metales y escorias, se utilizó en la cuantificación del aprendizaje relacionado con los estilos de aprendizaje. Se utilizó una metodología de investigación mixta, primariamente cuantitativa: verificación de Estilos de Aprendizaje utilizando el Nuevo Índice de Estilos de Aprendizaje (N-ILS) exámenes sobre el equilibrio de masa para el cálculo del Tamaño de Efecto en el aprendizaje, según lo establecido por el laboratorio en el Aprendizaje Visible de Hattie. Entre los resultados obtenidos, se destaca el Tamaño de Efecto calculado para la práctica pedagógica que, en promedio en las tres clases, fue de 0.63. Un valor superior a la referencia de 0,40, considerada como una intervención con media satisfactoria, y valor también compatible con los valores de Tamaños de Efecto de metodologías similares. En la parte cualitativa de la investigación, se realizaron entrevistas semiestructuradas en las que fue posible comprender que los estudiantes pudieron percibir su propio aprendizaje. Este estudio fue novedoso al calcular el tamaño del efecto combinado con los estilos de aprendizaje, él contribuye con la comprensión de las prácticas de aprendizaje colaborativas utilizando materiales manipulativos.The use of manipulative materials applied to the principle of mass conservation in the steel balances, by dismembering the molecules of the components of the ore, metals and slag was used in the quantification of learning related to learning styles. In this sense, a mixed research methodology was used, being mostly quantitative: verification of learning styles through the New Learning Styles Index (N-ILS), evidence on mass balance for the calculation of Effect Size, as established by the laboratory in Hattie's Visible Learning. Among the results obtained, the Effect Size calculated for the pedagogical practice stands out, which on average in the three classes was 0.63. Value higher than the 0.40 reference, considered as a satisfactory average intervention and compatible with the Effect Sizes values of similar methodologies. In the qualitative part of the research, semi-structured interviews were conducted where it was possible to understand that the students perceived their own learning. This study innovated when calculating the Effect Size combined with Learning Styles and contributes to the understanding of collaborative learning practices using manipulative material.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfica e de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/491910.26568/2359-2087.2020.4919EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1447-14662359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4919/3782Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luciano Miguel Moreira dosReis, Orimar Batista dosSilva, Jeferson Rodrigues da2021-01-07T02:10:16Zoai:periodicos.unir.br:article/4919Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:16Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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