O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Jorge Marcos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tavares, Sérgio Marcos Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246
Resumo: Neste estudo pretende-se analisar, com base na sociologia compreensiva de Max Weber, como as relações com o poder foram construídas no ambiente escolar. A pesquisa caracterizou-se como revisão de literatura, por meio da análise de artigos, dissertações, teses e livros que abordam o poder atribuído à escola e o poder exercido por ela em suas relações. Na concepção weberiana, a educação passa a ser considerada prestação de serviço destinada a um público específico e com objetivos específicos; assim, as escolas estariam sujeitas aos domínios da burocracia. Observa-se que o poder simbólico de Bourdieu bem como o poder formal e impessoal de Weber são utilizados no cotidiano escolar, pois as decisões e possíveis punições surgem como mecanismos para controlar os antagonismos naturais que existem nesse espaço. No atual cenário, cabe à escola colaborar para a formação de um sujeito livre, que possa resistir, transformar-se, produzir um verdadeiro saber e conquistar seu real poder. 
id UNIR-3_ba5769799f84c0389b0149167c72c39a
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6246
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordemThe power in the school, according to Max Weber: bureaucracy as a means of maintaining orderEl poder en la escuela, de acuerdo con Max Weber: la burocracia como medio para mantener el ordenEducação pública. Ensino gratuito. Burocracia. Poder.370 - EducaçãoPublic educationFree educationBureaucracyPowerEducación públicaEducación gratuitaBurocraciaPoderNeste estudo pretende-se analisar, com base na sociologia compreensiva de Max Weber, como as relações com o poder foram construídas no ambiente escolar. A pesquisa caracterizou-se como revisão de literatura, por meio da análise de artigos, dissertações, teses e livros que abordam o poder atribuído à escola e o poder exercido por ela em suas relações. Na concepção weberiana, a educação passa a ser considerada prestação de serviço destinada a um público específico e com objetivos específicos; assim, as escolas estariam sujeitas aos domínios da burocracia. Observa-se que o poder simbólico de Bourdieu bem como o poder formal e impessoal de Weber são utilizados no cotidiano escolar, pois as decisões e possíveis punições surgem como mecanismos para controlar os antagonismos naturais que existem nesse espaço. No atual cenário, cabe à escola colaborar para a formação de um sujeito livre, que possa resistir, transformar-se, produzir um verdadeiro saber e conquistar seu real poder. En este estudio se pretende analizar, a partir de la sociología comprensiva de Max Weber, cómo se construyeron las relaciones con el poder en el ámbito escolar. La investigación se caracterizó como revisión bibliográfica, a través del análisis de artículos, disertaciones, tesis y libros que abordan el poder atribuido a la escuela y el poder ejercido por ella en sus relaciones. En la concepción weberiana, la educación se considera una prestación de servicios dirigida a un público concreto y con unos objetivos específicos; así, las escuelas estarían sujetas a los dominios de la burocracia. Se observa que tanto el poder simbólico de Bourdieu como el poder formal e impersonal de Weber se utilizan en la escuela cotidiana, ya que las decisiones y los posibles castigos surgen como mecanismos para controlar los antagonismos naturales que existen en este espacio. En el escenario actual, corresponde a la escuela colaborar para la formación de un sujeto libre, que pueda resistir, transformarse, producir un verdadero conocimiento y conquistar su poder real.In this study it is intended to analyze, based on Max Weber's comprehensive sociology, how relations with power were built in the school environment. The research is characterized as a literature review, through the analysis of articles, dissertations, theses, and books that address the power attributed to the school and the power exercised by it in its relations. In the Weberian conception, education is considered a service rendered to a specific public with specific objectives; thus, schools would be subject to the domains of bureaucracy. It can be observed that Bourdieu's symbolic power, as well as Weber's formal and impersonal power, are used in everyday school life, since decisions and possible punishments appear as mechanisms to control the natural antagonisms that exist in this space. In the current scenario, it is up to the school to collaborate for the formation of a free subject, who can resist, transform himself, produce a true knowledge, and conquer his real power.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/624610.26568/2359-2087.2022.6246EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-152359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246/322Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Jorge MarcosTavares, Sérgio Marcos Nogueira2023-01-21T17:10:59Zoai:periodicos.unir.br:article/6246Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2023-01-21T17:10:59Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem
The power in the school, according to Max Weber: bureaucracy as a means of maintaining order
El poder en la escuela, de acuerdo con Max Weber: la burocracia como medio para mantener el orden
title O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem
spellingShingle O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem
Ramos, Jorge Marcos
Educação pública. Ensino gratuito. Burocracia. Poder.
370 - Educação
Public education
Free education
Bureaucracy
Power
Educación pública
Educación gratuita
Burocracia
Poder
title_short O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem
title_full O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem
title_fullStr O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem
title_full_unstemmed O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem
title_sort O poder na escola para Max Weber: a burocracia como forma de manutenção da ordem
author Ramos, Jorge Marcos
author_facet Ramos, Jorge Marcos
Tavares, Sérgio Marcos Nogueira
author_role author
author2 Tavares, Sérgio Marcos Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Jorge Marcos
Tavares, Sérgio Marcos Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pública. Ensino gratuito. Burocracia. Poder.
370 - Educação
Public education
Free education
Bureaucracy
Power
Educación pública
Educación gratuita
Burocracia
Poder
topic Educação pública. Ensino gratuito. Burocracia. Poder.
370 - Educação
Public education
Free education
Bureaucracy
Power
Educación pública
Educación gratuita
Burocracia
Poder
description Neste estudo pretende-se analisar, com base na sociologia compreensiva de Max Weber, como as relações com o poder foram construídas no ambiente escolar. A pesquisa caracterizou-se como revisão de literatura, por meio da análise de artigos, dissertações, teses e livros que abordam o poder atribuído à escola e o poder exercido por ela em suas relações. Na concepção weberiana, a educação passa a ser considerada prestação de serviço destinada a um público específico e com objetivos específicos; assim, as escolas estariam sujeitas aos domínios da burocracia. Observa-se que o poder simbólico de Bourdieu bem como o poder formal e impessoal de Weber são utilizados no cotidiano escolar, pois as decisões e possíveis punições surgem como mecanismos para controlar os antagonismos naturais que existem nesse espaço. No atual cenário, cabe à escola colaborar para a formação de um sujeito livre, que possa resistir, transformar-se, produzir um verdadeiro saber e conquistar seu real poder. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246
10.26568/2359-2087.2022.6246
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2022.6246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6246/322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-15
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v9i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541452050432