CURRICULO, JUSTIÇA CURRICULAR E A SUA AÇÃO TRANSFORMADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Albuquerque, Maria de Jesus Ferreira César
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Feitosa Sousa, Domingas Luciene, Andrade, Anderson Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6012
Resumo: Este artigo apresenta resultados das discussões vivenciadas em sala de aula, na disciplina de Estudos Avançados em Currículo do Doutorado em Educação: Currículo, e tem por objetivo apresentar as reflexões de como compreendemos os termos currículo e justiça curricular para a transformação da prática docente baseada no reconhecimento da diversidade cultural. O referencial teórico sustenta-se nos estudos dos autores como: Hamilton (2011), Sacristán (2013), Ponce (2012), Arroyo (2011), Chizzotti e Casali (2016), Grundy (1987), Santomé (1998), Connel (1995) e Mészáros (2005), autores que foram inseridos conforme as discussões demandaram outros temas como o estudo da Base Nacional Comum Curricular. A metodologia possui abordagem qualitativa e utiliza-se da análise dos textos e de discussões apresentadas em sala de aula. Os resultados apontam que é necessário ampliar as discussões dentro das instituições públicas de ensino no que diz respeito à compreensão do conceito de currículo e de justiça curricular. Isso ocorre porque as reformas da educação obedecem à lógica do mercado para reprodução do próprio sistema capitalista. Para que o currículo seja de fato transformador e influencie a nossa prática docente, é preciso que alguns processos sejam modificados, considerando as disputas e as relações de poder existentes. Evidenciou-se que o currículo nunca é neutro, porque sempre desempenhará uma intencionalidade de quem o está organizando  
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O referencial teórico sustenta-se nos estudos dos autores como: Hamilton (2011), Sacristán (2013), Ponce (2012), Arroyo (2011), Chizzotti e Casali (2016), Grundy (1987), Santomé (1998), Connel (1995) e Mészáros (2005), autores que foram inseridos conforme as discussões demandaram outros temas como o estudo da Base Nacional Comum Curricular. A metodologia possui abordagem qualitativa e utiliza-se da análise dos textos e de discussões apresentadas em sala de aula. Os resultados apontam que é necessário ampliar as discussões dentro das instituições públicas de ensino no que diz respeito à compreensão do conceito de currículo e de justiça curricular. Isso ocorre porque as reformas da educação obedecem à lógica do mercado para reprodução do próprio sistema capitalista. Para que o currículo seja de fato transformador e influencie a nossa prática docente, é preciso que alguns processos sejam modificados, considerando as disputas e as relações de poder existentes. Evidenciou-se que o currículo nunca é neutro, porque sempre desempenhará uma intencionalidade de quem o está organizando  Este artículo presenta resultados de las discusiones vividas en el aula, en la disciplina de Estudios Avanzados en el Currículo del Doctorado en Educación: Currículum, y tiene como objetivo presentar reflexiones sobre cómo entendemos los términos currículo y justicia curricular para la transformación de la práctica docente a partir del reconocimiento de la diversidad cultural. El marco teórico se sustenta en estudios de los autores como: Hamilton (2011); Sacristán (2013); Ponce (2012); Arroyo (2011); Chizzotti y Casali (2016) Grundy (1987 Santomé (1998), Connel (1995), Mészáros, (2005) autores que se insertaron a medida que las discusiones demandaban otros temas como el estudio de la Base Curricular Nacional Común. La metodología tiene un enfoque cualitativo y utiliza el análisis de textos y discusiones presentados en el aula. Los resultados indican que es necesario ampliar las discusiones dentro de las instituciones educativas públicas, en cuanto a la comprensión del concepto de currículo y justicia curricular. Esto se debe a que las reformas educativas obedecen a la lógica del mercado para la reproducción del propio sistema capitalista. Para que el currículo sea verdaderamente transformador e influya en nuestra práctica docente, es necesario que se modifiquen algunos procesos, teniendo en cuenta las disputas y relaciones de poder existentes. Era evidente que el currículum nunca es neutral, porque siempre jugará una intencionalidad de quien lo esté organizando. This article presents the results of the discussions experienced in the classroom, in the discipline of Advanced Studies in Curriculum of the Doctorate in Education: Curriculum, and aims to present the reflections of how we understand the terms curriculum and curriculum justice for the transformation of teaching practice based on the recognition of cultural diversity. The theoretical framework is based on the authors' studies such as: Hamilton (2011); Sacristán (2013); Ponce (2012); Arroyo (2011); Chizzotti and Casali (2016) Grundy (1987 Santomé (1998), Connel (1995), Mészáros, (2005) authors who were inserted according to the discussions demanded other topics such as the study of the Common National Curriculum Base. The methodology has a qualitative approach and uses the analysis of texts and discussions presented in the classroom. The results indicate that it is necessary to broaden discussions within public educational institutions, with regard to the understanding of the concept of curriculum and curriculum justice. This is because education reforms obey the logic of the market for the reproduction of the capitalist system itself. For the curriculum to be really transformative and influence our teaching practice, it is necessary that some processes be modified, considering the existing disputes and power relations. It has been evidenced that the curriculum is never neutral, because it will always perform an intentionality of those who are organizing it. 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