A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998 |
Resumo: | Esse artigo apresenta reflexões acerca da contribuição da monitoria acadêmica para a aprendizagem da docência no ensino superior. Trata-se de resultado de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvida entre 2019 e 2020, cujo objetivo foi analisar a importância da monitoria na concepção dos discentes dos cursos de licenciatura no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A metodologia assumida neste trabalho parte da pesquisa qualitativa em educação, tendo como base os apontamentos de Lüdke e André (2013) e Oliveira (2007) que definem a pesquisa qualitativa como interpretativa. Os dados foram levantados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados apontam que o programa de monitoria na concepção dos educandos tem sido considerado importante para a formação profissional docente no âmbito do IEAA uma vez que propicia ao discente, apoio pedagógico no âmbito da universidade. |
id |
UNIR-3_e95ab857b3383d8c1a13c9e93ce4f542 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4998 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docênciaMonitoreo académico: experiencias, posibilidades em la inserción de la enseñanzaAcademic monitoring: experiences, possibilities in inserting teachingMonitoria. Formação Docente. Universidade. Licenciatura.370 – EducaçãoMonitoring. Teacher Training. University. Degree.Monitoreo. Formación del Profesorado. Universidade. Grado.Esse artigo apresenta reflexões acerca da contribuição da monitoria acadêmica para a aprendizagem da docência no ensino superior. Trata-se de resultado de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvida entre 2019 e 2020, cujo objetivo foi analisar a importância da monitoria na concepção dos discentes dos cursos de licenciatura no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A metodologia assumida neste trabalho parte da pesquisa qualitativa em educação, tendo como base os apontamentos de Lüdke e André (2013) e Oliveira (2007) que definem a pesquisa qualitativa como interpretativa. Os dados foram levantados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados apontam que o programa de monitoria na concepção dos educandos tem sido considerado importante para a formação profissional docente no âmbito do IEAA uma vez que propicia ao discente, apoio pedagógico no âmbito da universidade.Este artículo presenta reflexiones sobre la contribución del seguimiento académico a la enseñanza del aprendizaje en la educación superior. Este es el resultado de la Investigación de Iniciación Científica (PIBIC) desarrollada entre 2019 y 2020, cuyo objetivo fue analizar la importancia del seguimiento en el diseño de los estudiantes de pregrado del Instituto de Educación, Agricultura y Medio Ambiente - IEAA de la Universidad Federal de Amazonas - UFAM. La metodología adoptada en este trabajo se basa en la investigación cualitativa en educación, a partir de las notas de Lüdke y André (2013) y Oliveira (2007) que definen la investigación cualitativa como interpretativa. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario semiestructurado. Los resultados muestran que el programa de seguimiento en el diseño de los estudiantes ha sido considerado importante para la formación profesional del profesorado en el ámbito de la IEAA, ya que brinda a los estudiantes un apoyo pedagógico en el ámbito de la universidadThis article presents reflections on the contribution of academic monitoring to teaching learning in higher education. This is the result of Scientific Initiation Research (PIBIC) developed between 2019 and 2020, whose objective was to analyze the importance of monitoring in the design of undergraduate students at the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA of the Federal University of Amazonas – UFAM. The methodology adopted in this work is based on qualitative research in education, based on the notes of Lüdke and André (2013) and Oliveira (2007) who define qualitative research as interpretive. Data were collected through a semi-structured questionnaire. The results show that the monitoring program in the design of students has been considered important for professional teacher training within the scope of the IEAA since it provides students with pedagogical support within the scope of the university. This article presents reflections on the contribution of academic monitoring to teaching learning in higher education. This is the result of Scientific Initiation Research (PIBIC) developed between 2019 and 2020, whose objective was to analyze the importance of monitoring in the design of undergraduate students at the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA of the Federal University of Amazonas – UFAM. The methodology adopted in this work is based on qualitative research in education, based on the notes of Lüdke and André (2013) and Oliveira (2007) who define qualitative research as interpretive. Data were collected through a semi-structured questionnaire. The results show that the monitoring program in the design of students has been considered important for professional teacher training within the scope of the IEAA since it provides students with pedagogical support within the scope of the university.Keywords: Monitoring. Teacher Training. University. Degree.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa documental; Pesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/499810.26568/2359-2087.2021.4998EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-132359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998/4302Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Maria Isabel AlonsoFreitas, Felipe Augusto Marques de2022-01-02T22:26:10Zoai:periodicos.unir.br:article/4998Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência Monitoreo académico: experiencias, posibilidades em la inserción de la enseñanza Academic monitoring: experiences, possibilities in inserting teaching |
title |
A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência |
spellingShingle |
A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência Alves, Maria Isabel Alonso Monitoria. Formação Docente. Universidade. Licenciatura. 370 – Educação Monitoring. Teacher Training. University. Degree. Monitoreo. Formación del Profesorado. Universidade. Grado. |
title_short |
A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência |
title_full |
A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência |
title_fullStr |
A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência |
title_full_unstemmed |
A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência |
title_sort |
A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência |
author |
Alves, Maria Isabel Alonso |
author_facet |
Alves, Maria Isabel Alonso Freitas, Felipe Augusto Marques de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Felipe Augusto Marques de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Isabel Alonso Freitas, Felipe Augusto Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoria. Formação Docente. Universidade. Licenciatura. 370 – Educação Monitoring. Teacher Training. University. Degree. Monitoreo. Formación del Profesorado. Universidade. Grado. |
topic |
Monitoria. Formação Docente. Universidade. Licenciatura. 370 – Educação Monitoring. Teacher Training. University. Degree. Monitoreo. Formación del Profesorado. Universidade. Grado. |
description |
Esse artigo apresenta reflexões acerca da contribuição da monitoria acadêmica para a aprendizagem da docência no ensino superior. Trata-se de resultado de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvida entre 2019 e 2020, cujo objetivo foi analisar a importância da monitoria na concepção dos discentes dos cursos de licenciatura no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A metodologia assumida neste trabalho parte da pesquisa qualitativa em educação, tendo como base os apontamentos de Lüdke e André (2013) e Oliveira (2007) que definem a pesquisa qualitativa como interpretativa. Os dados foram levantados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados apontam que o programa de monitoria na concepção dos educandos tem sido considerado importante para a formação profissional docente no âmbito do IEAA uma vez que propicia ao discente, apoio pedagógico no âmbito da universidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa documental; Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998 10.26568/2359-2087.2021.4998 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2021.4998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998/4302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-13 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v8i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543345778688 |