A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Isabel Alonso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freitas, Felipe Augusto Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998
Resumo: Esse artigo apresenta reflexões acerca da contribuição da monitoria acadêmica para a aprendizagem da docência no ensino superior. Trata-se de resultado de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvida entre 2019 e 2020, cujo objetivo foi analisar a importância da monitoria na concepção dos discentes dos cursos de licenciatura no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A metodologia assumida neste trabalho parte da pesquisa qualitativa em educação, tendo como base os apontamentos de Lüdke e André (2013) e Oliveira (2007) que definem a pesquisa qualitativa como interpretativa. Os dados foram levantados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados apontam que o programa de monitoria na concepção dos educandos tem sido considerado importante para a formação profissional docente no âmbito do IEAA uma vez que propicia ao discente, apoio pedagógico no âmbito da universidade.
id UNIR-3_e95ab857b3383d8c1a13c9e93ce4f542
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4998
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docênciaMonitoreo académico: experiencias, posibilidades em la inserción de la enseñanzaAcademic monitoring: experiences, possibilities in inserting teachingMonitoria. Formação Docente. Universidade. Licenciatura.370 – EducaçãoMonitoring. Teacher Training. University. Degree.Monitoreo. Formación del Profesorado. Universidade. Grado.Esse artigo apresenta reflexões acerca da contribuição da monitoria acadêmica para a aprendizagem da docência no ensino superior. Trata-se de resultado de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvida entre 2019 e 2020, cujo objetivo foi analisar a importância da monitoria na concepção dos discentes dos cursos de licenciatura no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A metodologia assumida neste trabalho parte da pesquisa qualitativa em educação, tendo como base os apontamentos de Lüdke e André (2013) e Oliveira (2007) que definem a pesquisa qualitativa como interpretativa. Os dados foram levantados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados apontam que o programa de monitoria na concepção dos educandos tem sido considerado importante para a formação profissional docente no âmbito do IEAA uma vez que propicia ao discente, apoio pedagógico no âmbito da universidade.Este artículo presenta reflexiones sobre la contribución del seguimiento académico a la enseñanza del aprendizaje en la educación superior. Este es el resultado de la Investigación de Iniciación Científica (PIBIC) desarrollada entre 2019 y 2020, cuyo objetivo fue analizar la importancia del seguimiento en el diseño de los estudiantes de pregrado del Instituto de Educación, Agricultura y Medio Ambiente - IEAA de la Universidad Federal de Amazonas - UFAM. La metodología adoptada en este trabajo se basa en la investigación cualitativa en educación, a partir de las notas de Lüdke y André (2013) y Oliveira (2007) que definen la investigación cualitativa como interpretativa. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario semiestructurado. Los resultados muestran que el programa de seguimiento en el diseño de los estudiantes ha sido considerado importante para la formación profesional del profesorado en el ámbito de la IEAA, ya que brinda a los estudiantes un apoyo pedagógico en el ámbito de la universidadThis article presents reflections on the contribution of academic monitoring to teaching learning in higher education. This is the result of Scientific Initiation Research (PIBIC) developed between 2019 and 2020, whose objective was to analyze the importance of monitoring in the design of undergraduate students at the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA of the Federal University of Amazonas – UFAM. The methodology adopted in this work is based on qualitative research in education, based on the notes of Lüdke and André (2013) and Oliveira (2007) who define qualitative research as interpretive. Data were collected through a semi-structured questionnaire. The results show that the monitoring program in the design of students has been considered important for professional teacher training within the scope of the IEAA since it provides students with pedagogical support within the scope of the university. This article presents reflections on the contribution of academic monitoring to teaching learning in higher education. This is the result of Scientific Initiation Research (PIBIC) developed between 2019 and 2020, whose objective was to analyze the importance of monitoring in the design of undergraduate students at the Institute of Education, Agriculture and Environment - IEAA of the Federal University of Amazonas – UFAM. The methodology adopted in this work is based on qualitative research in education, based on the notes of Lüdke and André (2013) and Oliveira (2007) who define qualitative research as interpretive. Data were collected through a semi-structured questionnaire. The results show that the monitoring program in the design of students has been considered important for professional teacher training within the scope of the IEAA since it provides students with pedagogical support within the scope of the university.Keywords:  Monitoring. Teacher Training. University. Degree.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa documental; Pesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/499810.26568/2359-2087.2021.4998EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-132359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998/4302Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Maria Isabel AlonsoFreitas, Felipe Augusto Marques de2022-01-02T22:26:10Zoai:periodicos.unir.br:article/4998Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
Monitoreo académico: experiencias, posibilidades em la inserción de la enseñanza
Academic monitoring: experiences, possibilities in inserting teaching
title A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
spellingShingle A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
Alves, Maria Isabel Alonso
Monitoria. Formação Docente. Universidade. Licenciatura.
370 – Educação
Monitoring. Teacher Training. University. Degree.
Monitoreo. Formación del Profesorado. Universidade. Grado.
title_short A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
title_full A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
title_fullStr A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
title_full_unstemmed A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
title_sort A monitoria acadêmica: experiências, possibilidades na inserção à docência
author Alves, Maria Isabel Alonso
author_facet Alves, Maria Isabel Alonso
Freitas, Felipe Augusto Marques de
author_role author
author2 Freitas, Felipe Augusto Marques de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Isabel Alonso
Freitas, Felipe Augusto Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria. Formação Docente. Universidade. Licenciatura.
370 – Educação
Monitoring. Teacher Training. University. Degree.
Monitoreo. Formación del Profesorado. Universidade. Grado.
topic Monitoria. Formação Docente. Universidade. Licenciatura.
370 – Educação
Monitoring. Teacher Training. University. Degree.
Monitoreo. Formación del Profesorado. Universidade. Grado.
description Esse artigo apresenta reflexões acerca da contribuição da monitoria acadêmica para a aprendizagem da docência no ensino superior. Trata-se de resultado de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvida entre 2019 e 2020, cujo objetivo foi analisar a importância da monitoria na concepção dos discentes dos cursos de licenciatura no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A metodologia assumida neste trabalho parte da pesquisa qualitativa em educação, tendo como base os apontamentos de Lüdke e André (2013) e Oliveira (2007) que definem a pesquisa qualitativa como interpretativa. Os dados foram levantados por meio de questionário semiestruturado. Os resultados apontam que o programa de monitoria na concepção dos educandos tem sido considerado importante para a formação profissional docente no âmbito do IEAA uma vez que propicia ao discente, apoio pedagógico no âmbito da universidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa documental; Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998
10.26568/2359-2087.2021.4998
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2021.4998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4998/4302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-13
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v8i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543345778688