Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Other Authors: | , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Download full: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464 |
Summary: | O objetivo deste estudo foi discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática. Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde. Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente. |
id |
UNIRIO-2_0a6818644867c2c36979a290cb9a7b69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/5464 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?O objetivo deste estudo foi discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática. Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde. Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/546410.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 2 (2017); 526-535Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 2 (2017); 526-535Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 2 (2017); 526-5352175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBomfim, Eliane dos Santosde Oliveira, Bruno GonçalvesRosa, Randson SouzaAlmeida, Marlón Vinicius Gamada Silva, Simone Santanade Araujo, Igor Brasil2017-04-18T12:06:27Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5464Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-04-18T12:06:27Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality? |
title |
Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality? |
spellingShingle |
Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality? Bomfim, Eliane dos Santos |
title_short |
Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality? |
title_full |
Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality? |
title_fullStr |
Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality? |
title_full_unstemmed |
Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality? |
title_sort |
Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality? |
author |
Bomfim, Eliane dos Santos |
author_facet |
Bomfim, Eliane dos Santos de Oliveira, Bruno Gonçalves Rosa, Randson Souza Almeida, Marlón Vinicius Gama da Silva, Simone Santana de Araujo, Igor Brasil |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Bruno Gonçalves Rosa, Randson Souza Almeida, Marlón Vinicius Gama da Silva, Simone Santana de Araujo, Igor Brasil |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bomfim, Eliane dos Santos de Oliveira, Bruno Gonçalves Rosa, Randson Souza Almeida, Marlón Vinicius Gama da Silva, Simone Santana de Araujo, Igor Brasil |
description |
O objetivo deste estudo foi discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática. Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde. Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464 10.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 2 (2017); 526-535 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 2 (2017); 526-535 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 2 (2017); 526-535 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218881008074752 |