Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?

Bibliographic Details
Main Author: Bomfim, Eliane dos Santos
Publication Date: 2017
Other Authors: de Oliveira, Bruno Gonçalves, Rosa, Randson Souza, Almeida, Marlón Vinicius Gama, da Silva, Simone Santana, de Araujo, Igor Brasil
Format: Article
Language: por
Source: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Download full: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464
Summary: O objetivo deste estudo foi discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática. Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde. Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente. 
id UNIRIO-2_0a6818644867c2c36979a290cb9a7b69
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5464
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?O objetivo deste estudo foi discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática. Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde. Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/546410.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 2 (2017); 526-535Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 2 (2017); 526-535Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 2 (2017); 526-5352175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBomfim, Eliane dos Santosde Oliveira, Bruno GonçalvesRosa, Randson SouzaAlmeida, Marlón Vinicius Gamada Silva, Simone Santanade Araujo, Igor Brasil2017-04-18T12:06:27Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5464Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-04-18T12:06:27Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?
title Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?
spellingShingle Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?
Bomfim, Eliane dos Santos
title_short Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?
title_full Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?
title_fullStr Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?
title_full_unstemmed Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?
title_sort Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?
author Bomfim, Eliane dos Santos
author_facet Bomfim, Eliane dos Santos
de Oliveira, Bruno Gonçalves
Rosa, Randson Souza
Almeida, Marlón Vinicius Gama
da Silva, Simone Santana
de Araujo, Igor Brasil
author_role author
author2 de Oliveira, Bruno Gonçalves
Rosa, Randson Souza
Almeida, Marlón Vinicius Gama
da Silva, Simone Santana
de Araujo, Igor Brasil
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Eliane dos Santos
de Oliveira, Bruno Gonçalves
Rosa, Randson Souza
Almeida, Marlón Vinicius Gama
da Silva, Simone Santana
de Araujo, Igor Brasil
description O objetivo deste estudo foi discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática. Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde. Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464
10.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 2 (2017); 526-535
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 2 (2017); 526-535
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 2 (2017); 526-535
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218881008074752