Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adamy, Edlamar Kátia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zocche, Denise Antunes de Azambuja, Vendruscolo, Carine, Almeida, Miriam de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7502
Resumo: OBJETIVO: analisar as produções científicas que abordam o ensino do Processo de Enfermagem no Brasil. MÉTODO: a busca de produções científicas foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, incluindo-se artigos publicados entre 2002-2016. Foram selecionadas 33 publicações, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS: os resultados são apresentados em duas Dimensões Temáticas: Dimensão Temática/1- Metodologias de Ensino do Processo de Enfermagem: trata da diversidade metodológica empregada no ensino do Processo de Enfermagem e do ensino do Processo de Enfermagem permeado pela práxis; Dimensão Temática/2- Aplicabilidade do Processo de Enfermagem: aborda a integração ensino serviço como estratégia de aplicabilidade do Processo de Enfermagem e reconhece as etapas do Processo de Enfermagem para compreender sua aplicação. CONCLUSÃO: apesar das poucas publicações relacionadas à temática, foi possível perceber que a fusão entre os conhecimentos teórico e prático implica na (re)organização do Processo de Enfermagem a partir da realidade do serviço.
id UNIRIO-2_132e7ce51c0eb19d2b3dede9f328a972
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/7502
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferemProcessos de EnfermagemEnsinoFormação de Recursos HumanosEducação Continuada.Ensino do Processo de EnfermagemOBJETIVO: analisar as produções científicas que abordam o ensino do Processo de Enfermagem no Brasil. MÉTODO: a busca de produções científicas foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, incluindo-se artigos publicados entre 2002-2016. Foram selecionadas 33 publicações, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS: os resultados são apresentados em duas Dimensões Temáticas: Dimensão Temática/1- Metodologias de Ensino do Processo de Enfermagem: trata da diversidade metodológica empregada no ensino do Processo de Enfermagem e do ensino do Processo de Enfermagem permeado pela práxis; Dimensão Temática/2- Aplicabilidade do Processo de Enfermagem: aborda a integração ensino serviço como estratégia de aplicabilidade do Processo de Enfermagem e reconhece as etapas do Processo de Enfermagem para compreender sua aplicação. CONCLUSÃO: apesar das poucas publicações relacionadas à temática, foi possível perceber que a fusão entre os conhecimentos teórico e prático implica na (re)organização do Processo de Enfermagem a partir da realidade do serviço. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/750210.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7502Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 800-807Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 800-807Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 800-8072175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7502/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7502/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAdamy, Edlamar KátiaZocche, Denise Antunes de AzambujaVendruscolo, CarineAlmeida, Miriam de Abreu2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/7502Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem
title Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem
spellingShingle Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem
Adamy, Edlamar Kátia
Processos de Enfermagem
Ensino
Formação de Recursos Humanos
Educação Continuada.
Ensino do Processo de Enfermagem
title_short Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem
title_full Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem
title_fullStr Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem
title_full_unstemmed Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem
title_sort Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem
author Adamy, Edlamar Kátia
author_facet Adamy, Edlamar Kátia
Zocche, Denise Antunes de Azambuja
Vendruscolo, Carine
Almeida, Miriam de Abreu
author_role author
author2 Zocche, Denise Antunes de Azambuja
Vendruscolo, Carine
Almeida, Miriam de Abreu
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adamy, Edlamar Kátia
Zocche, Denise Antunes de Azambuja
Vendruscolo, Carine
Almeida, Miriam de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de Enfermagem
Ensino
Formação de Recursos Humanos
Educação Continuada.
Ensino do Processo de Enfermagem
topic Processos de Enfermagem
Ensino
Formação de Recursos Humanos
Educação Continuada.
Ensino do Processo de Enfermagem
description OBJETIVO: analisar as produções científicas que abordam o ensino do Processo de Enfermagem no Brasil. MÉTODO: a busca de produções científicas foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, incluindo-se artigos publicados entre 2002-2016. Foram selecionadas 33 publicações, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS: os resultados são apresentados em duas Dimensões Temáticas: Dimensão Temática/1- Metodologias de Ensino do Processo de Enfermagem: trata da diversidade metodológica empregada no ensino do Processo de Enfermagem e do ensino do Processo de Enfermagem permeado pela práxis; Dimensão Temática/2- Aplicabilidade do Processo de Enfermagem: aborda a integração ensino serviço como estratégia de aplicabilidade do Processo de Enfermagem e reconhece as etapas do Processo de Enfermagem para compreender sua aplicação. CONCLUSÃO: apesar das poucas publicações relacionadas à temática, foi possível perceber que a fusão entre os conhecimentos teórico e prático implica na (re)organização do Processo de Enfermagem a partir da realidade do serviço.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7502
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7502
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7502
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7502/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7502/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 800-807
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 800-807
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 800-807
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1787894958615691264