Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300 |
Resumo: | Objetivos: Discutir como os pilares da educação potencializam a formação profissional do enfermeiro. Método: Estudo de pesquisa qualitativa, o cenário da pesquisa foi um Centro Universitário Privado da Região Serrana, situado em um município do Estado do Rio de Janeiro, os sujeitos envolvidos foram 90 estudantes do 1º ao 7º período do Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu através de questionário, durante os meses de março a julho de 2011. Resultados: Os resultados foram organizados em quatro categorias temáticas: o aprender a conhecer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a ser no processo de formação do enfermeiro; o aprender a fazer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a conviver no processo de formação do enfermeiro. Conclusão: Assim, foi observado que o processo tutorial atende as diretrizes estabelecidas pelos pilares da educação. |
id |
UNIRIO-2_b1d335c5ac0b22e79ad40f3f97644cb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/3300 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenarioAprendizagemEnsinoEducação em EnfermagemTutoria.EducaçãoObjetivos: Discutir como os pilares da educação potencializam a formação profissional do enfermeiro. Método: Estudo de pesquisa qualitativa, o cenário da pesquisa foi um Centro Universitário Privado da Região Serrana, situado em um município do Estado do Rio de Janeiro, os sujeitos envolvidos foram 90 estudantes do 1º ao 7º período do Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu através de questionário, durante os meses de março a julho de 2011. Resultados: Os resultados foram organizados em quatro categorias temáticas: o aprender a conhecer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a ser no processo de formação do enfermeiro; o aprender a fazer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a conviver no processo de formação do enfermeiro. Conclusão: Assim, foi observado que o processo tutorial atende as diretrizes estabelecidas pelos pilares da educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativa exploratória descritivaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/330010.9789/2175-5361.2014.v6i3.1047-1057Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 3 (2014); 1047-1057Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 3 (2014); 1047-1057Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 3 (2014); 1047-10572175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300/pdf_1354https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300/pdf_1355Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Paulo Sergio daDantas da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes MonteiroFigueiredo, Nébia Maria Almeida de2014-09-25T12:50:13Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3300Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2014-09-25T12:50:13Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario |
title |
Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario |
spellingShingle |
Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario Silva, Paulo Sergio da Aprendizagem Ensino Educação em Enfermagem Tutoria. Educação |
title_short |
Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario |
title_full |
Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario |
title_fullStr |
Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario |
title_full_unstemmed |
Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario |
title_sort |
Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario |
author |
Silva, Paulo Sergio da |
author_facet |
Silva, Paulo Sergio da Dantas da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
author_role |
author |
author2 |
Dantas da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Sergio da Dantas da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Educação em Enfermagem Tutoria. Educação |
topic |
Aprendizagem Ensino Educação em Enfermagem Tutoria. Educação |
description |
Objetivos: Discutir como os pilares da educação potencializam a formação profissional do enfermeiro. Método: Estudo de pesquisa qualitativa, o cenário da pesquisa foi um Centro Universitário Privado da Região Serrana, situado em um município do Estado do Rio de Janeiro, os sujeitos envolvidos foram 90 estudantes do 1º ao 7º período do Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu através de questionário, durante os meses de março a julho de 2011. Resultados: Os resultados foram organizados em quatro categorias temáticas: o aprender a conhecer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a ser no processo de formação do enfermeiro; o aprender a fazer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a conviver no processo de formação do enfermeiro. Conclusão: Assim, foi observado que o processo tutorial atende as diretrizes estabelecidas pelos pilares da educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa exploratória descritiva |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300 10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1047-1057 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1047-1057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300/pdf_1354 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300/pdf_1355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 3 (2014); 1047-1057 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 3 (2014); 1047-1057 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 3 (2014); 1047-1057 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218878476812288 |