Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Sergio da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dantas da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro, Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300
Resumo: Objetivos: Discutir como os pilares da educação potencializam a formação profissional do enfermeiro. Método: Estudo de pesquisa qualitativa, o cenário da pesquisa foi um Centro Universitário Privado da Região Serrana, situado em um município do Estado do Rio de Janeiro, os sujeitos envolvidos foram 90 estudantes do 1º ao 7º período do Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu através de questionário, durante os meses de março a julho de 2011. Resultados: Os resultados foram organizados em quatro categorias temáticas: o aprender a conhecer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a ser no processo de formação do enfermeiro; o aprender a fazer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a conviver no processo de formação do enfermeiro. Conclusão: Assim, foi observado que o processo tutorial atende as diretrizes estabelecidas pelos pilares da educação.  
id UNIRIO-2_b1d335c5ac0b22e79ad40f3f97644cb8
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/3300
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenarioAprendizagemEnsinoEducação em EnfermagemTutoria.EducaçãoObjetivos: Discutir como os pilares da educação potencializam a formação profissional do enfermeiro. Método: Estudo de pesquisa qualitativa, o cenário da pesquisa foi um Centro Universitário Privado da Região Serrana, situado em um município do Estado do Rio de Janeiro, os sujeitos envolvidos foram 90 estudantes do 1º ao 7º período do Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu através de questionário, durante os meses de março a julho de 2011. Resultados: Os resultados foram organizados em quatro categorias temáticas: o aprender a conhecer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a ser no processo de formação do enfermeiro; o aprender a fazer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a conviver no processo de formação do enfermeiro. Conclusão: Assim, foi observado que o processo tutorial atende as diretrizes estabelecidas pelos pilares da educação.  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativa exploratória descritivaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/330010.9789/2175-5361.2014.v6i3.1047-1057Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 3 (2014); 1047-1057Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 3 (2014); 1047-1057Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 3 (2014); 1047-10572175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300/pdf_1354https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300/pdf_1355Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Paulo Sergio daDantas da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes MonteiroFigueiredo, Nébia Maria Almeida de2014-09-25T12:50:13Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3300Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2014-09-25T12:50:13Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario
title Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario
spellingShingle Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario
Silva, Paulo Sergio da
Aprendizagem
Ensino
Educação em Enfermagem
Tutoria.
Educação
title_short Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario
title_full Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario
title_fullStr Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario
title_full_unstemmed Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario
title_sort Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario
author Silva, Paulo Sergio da
author_facet Silva, Paulo Sergio da
Dantas da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro
Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
author_role author
author2 Dantas da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro
Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Sergio da
Dantas da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro
Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Educação em Enfermagem
Tutoria.
Educação
topic Aprendizagem
Ensino
Educação em Enfermagem
Tutoria.
Educação
description Objetivos: Discutir como os pilares da educação potencializam a formação profissional do enfermeiro. Método: Estudo de pesquisa qualitativa, o cenário da pesquisa foi um Centro Universitário Privado da Região Serrana, situado em um município do Estado do Rio de Janeiro, os sujeitos envolvidos foram 90 estudantes do 1º ao 7º período do Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu através de questionário, durante os meses de março a julho de 2011. Resultados: Os resultados foram organizados em quatro categorias temáticas: o aprender a conhecer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a ser no processo de formação do enfermeiro; o aprender a fazer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a conviver no processo de formação do enfermeiro. Conclusão: Assim, foi observado que o processo tutorial atende as diretrizes estabelecidas pelos pilares da educação.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa exploratória descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300
10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1047-1057
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1047-1057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300/pdf_1354
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300/pdf_1355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 3 (2014); 1047-1057
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 3 (2014); 1047-1057
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 3 (2014); 1047-1057
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218878476812288