Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucas Vinícius de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pavinati, Gabriel, Santi, Daniela Bulcão, Labegalini, Célia Maria Gomes, Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi, Gil, Nelly Lopes de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11755
Resumo: Objective: to analyze the scientific evidence about educational practices to prevent sexually transmitted infections in adolescence. Method: realistic review carried out in the LILACS, BDENF, IBECS, ADOLEC, WOS, SCOPUS, MEDLINE and CINAHL databases in February 2022. Results: 17 studies were included, from which the theoretical precept emerged: dialogic and participatory practices regarding sexually transmitted infections, carried out in groups, in the school environment and on a long-term basis, favor adherence to participation in educational activities and are better received and evaluated by adolescents. Final considerations: the realist review achieved its purposes in determining what, how, for whom and under what circumstances a given intervention works in a social context. The applicability and effectiveness of the proposed theoretical precept need to be evaluated.
id UNIRIO-2_c2c4353884a0b8625e98cd4278ea37e8
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/11755
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realistaAdolescenteSaúde do adolescenteDoenças sexualmente transmissíveisEducação sexualEducação em saúdeObjective: to analyze the scientific evidence about educational practices to prevent sexually transmitted infections in adolescence. Method: realistic review carried out in the LILACS, BDENF, IBECS, ADOLEC, WOS, SCOPUS, MEDLINE and CINAHL databases in February 2022. Results: 17 studies were included, from which the theoretical precept emerged: dialogic and participatory practices regarding sexually transmitted infections, carried out in groups, in the school environment and on a long-term basis, favor adherence to participation in educational activities and are better received and evaluated by adolescents. Final considerations: the realist review achieved its purposes in determining what, how, for whom and under what circumstances a given intervention works in a social context. The applicability and effectiveness of the proposed theoretical precept need to be evaluated.Objetivo: analizar la evidencia científica sobre prácticas educativas para la prevención de infecciones de transmisión sexual en la adolescencia. Método: revisión realista realizada en las bases de datos LILACS, BDENF, IBECS, ADOLEC, WOS, SCOPUS, MEDLINE y CINAHL en febrero de 2022. Resultados: se incluyeron 17 estudios, de los cuales surgió el precepto teórico: las prácticas dialógicas y participativas en torno a las infecciones de transmisión sexual, realizadas en grupo, en el ámbito escolar y a largo plazo, favorecen la adherencia a la participación en las actividades educativas y son mejor recibidas y evaluadas por adolescentes. Consideraciones finales: la revisión realista logró sus propósitos al determinar: qué, cómo, para quién y en qué circunstancias funciona una determinada intervención en un contexto social. La aplicabilidad y efectividad del precepto teórico propuesto necesita ser evaluadas.Objetivo: analisar as evidências científicas acerca das práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência. Método: foi realizada uma revisão realista, utilizada para o embasamento de práticas e políticas de intervenção em realidades sociais complexas, em fevereiro de 2022 para responder à questão norteadora: quais são as práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência? Resultados: foram incluídos 17 estudos, dos quais emergiu o preceito teórico: práticas dialógicas e participativas a respeito das infecções sexualmente transmissíveis, realizadas em grupo, no ambiente escolar e de longa duração favorecem a adesão à participação nas atividades educativas e são mais bem recebidas e avaliadas pelos adolescentes. Conclusão: a revisão realista alcançou os seus propósitos em determinar: o que, como, para quem e em quais circunstâncias determinada intervenção funciona em um contexto social.  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1175510.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11755Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 14 (2022); e-11755Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 14 (2022); e-11755Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 14 (2022); e-117552175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11755/11265https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11755/11266Copyright (c) 2022 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Lucas Vinícius dePavinati, GabrielSanti, Daniela BulcãoLabegalini, Célia Maria GomesBaldissera, Vanessa Denardi AntoniassiGil, Nelly Lopes de Moraes2022-03-07T06:09:08Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/11755Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2022-03-07T06:09:08Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista
title Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista
spellingShingle Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista
Lima, Lucas Vinícius de
Adolescente
Saúde do adolescente
Doenças sexualmente transmissíveis
Educação sexual
Educação em saúde
title_short Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista
title_full Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista
title_fullStr Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista
title_full_unstemmed Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista
title_sort Educational practices for the prevention of sexually transmitted infections in adolescence: a realistic review / Práticas educativas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na adolescência: uma revisão realista
author Lima, Lucas Vinícius de
author_facet Lima, Lucas Vinícius de
Pavinati, Gabriel
Santi, Daniela Bulcão
Labegalini, Célia Maria Gomes
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
Gil, Nelly Lopes de Moraes
author_role author
author2 Pavinati, Gabriel
Santi, Daniela Bulcão
Labegalini, Célia Maria Gomes
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
Gil, Nelly Lopes de Moraes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucas Vinícius de
Pavinati, Gabriel
Santi, Daniela Bulcão
Labegalini, Célia Maria Gomes
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
Gil, Nelly Lopes de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Saúde do adolescente
Doenças sexualmente transmissíveis
Educação sexual
Educação em saúde
topic Adolescente
Saúde do adolescente
Doenças sexualmente transmissíveis
Educação sexual
Educação em saúde
description Objective: to analyze the scientific evidence about educational practices to prevent sexually transmitted infections in adolescence. Method: realistic review carried out in the LILACS, BDENF, IBECS, ADOLEC, WOS, SCOPUS, MEDLINE and CINAHL databases in February 2022. Results: 17 studies were included, from which the theoretical precept emerged: dialogic and participatory practices regarding sexually transmitted infections, carried out in groups, in the school environment and on a long-term basis, favor adherence to participation in educational activities and are better received and evaluated by adolescents. Final considerations: the realist review achieved its purposes in determining what, how, for whom and under what circumstances a given intervention works in a social context. The applicability and effectiveness of the proposed theoretical precept need to be evaluated.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11755
10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11755
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11755
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11755/11265
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11755/11266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 14 (2022); e-11755
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 14 (2022); e-11755
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 14 (2022); e-11755
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1787894961284317184