Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2021 |
Other Authors: | , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Download full: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306 |
Summary: | Objetivo: compreender o processo formativo do estudante de Enfermagem, mediante marcos considerados colaborativos à construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 26 estudantes de enfermagem mediante entrevista semiestruturada e questionário. A coleta de informações ocorreu em maio e junho de 2015. Os achados foram submetidos a Análise de Conteúdo e sustentada nos conceitos de Claude Dubar. Resultados: Os achados trazem a escolha do curso pela vocação, influências e aproximação com a medicina, caracterizando a identidade herdada. As identidades visada e virtual foram influenciadas por frustrações durante a formação. Ademais, a permanência no curso resulta da necessidade por um reconhecimento ao concluir um educação superior e do entendimento de um dever moral. Conclusão: O estudo trouxe a reflexão de marcos importantes na constituição da identidade. Entendendo a identidade como uma constituição multifacetada, reconhece-se a necessidade de realização de outros estudos para explorar esse fenômeno em outros contextos. |
id |
UNIRIO-2_ee92446454c3bcb62aa90a4ddcb30a88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/9306 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiroObjetivo: compreender o processo formativo do estudante de Enfermagem, mediante marcos considerados colaborativos à construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 26 estudantes de enfermagem mediante entrevista semiestruturada e questionário. A coleta de informações ocorreu em maio e junho de 2015. Os achados foram submetidos a Análise de Conteúdo e sustentada nos conceitos de Claude Dubar. Resultados: Os achados trazem a escolha do curso pela vocação, influências e aproximação com a medicina, caracterizando a identidade herdada. As identidades visada e virtual foram influenciadas por frustrações durante a formação. Ademais, a permanência no curso resulta da necessidade por um reconhecimento ao concluir um educação superior e do entendimento de um dever moral. Conclusão: O estudo trouxe a reflexão de marcos importantes na constituição da identidade. Entendendo a identidade como uma constituição multifacetada, reconhece-se a necessidade de realização de outros estudos para explorar esse fenômeno em outros contextos. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/930610.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 553-5592175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdf_1Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Karolline Giovannda de SousaBrito, Maria da Conceição CoelhoMoita, Marina PereiraSilva, Maria Adelane Monteiro daAguiar, Francisca Alanny Rocha2021-05-15T13:41:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/9306Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-15T13:41:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
title |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
spellingShingle |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro Viana, Karolline Giovannda de Sousa |
title_short |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
title_full |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
title_fullStr |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
title_sort |
Between glimpses, uncertainties and expectations: marcos in building collaborative identity of nurse / Entre vislumbres, incertezas e expectativas: marcos colaborativos na construção da identidade do enfermeiro |
author |
Viana, Karolline Giovannda de Sousa |
author_facet |
Viana, Karolline Giovannda de Sousa Brito, Maria da Conceição Coelho Moita, Marina Pereira Silva, Maria Adelane Monteiro da Aguiar, Francisca Alanny Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Maria da Conceição Coelho Moita, Marina Pereira Silva, Maria Adelane Monteiro da Aguiar, Francisca Alanny Rocha |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Karolline Giovannda de Sousa Brito, Maria da Conceição Coelho Moita, Marina Pereira Silva, Maria Adelane Monteiro da Aguiar, Francisca Alanny Rocha |
description |
Objetivo: compreender o processo formativo do estudante de Enfermagem, mediante marcos considerados colaborativos à construção da identidade profissional do enfermeiro. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 26 estudantes de enfermagem mediante entrevista semiestruturada e questionário. A coleta de informações ocorreu em maio e junho de 2015. Os achados foram submetidos a Análise de Conteúdo e sustentada nos conceitos de Claude Dubar. Resultados: Os achados trazem a escolha do curso pela vocação, influências e aproximação com a medicina, caracterizando a identidade herdada. As identidades visada e virtual foram influenciadas por frustrações durante a formação. Ademais, a permanência no curso resulta da necessidade por um reconhecimento ao concluir um educação superior e do entendimento de um dever moral. Conclusão: O estudo trouxe a reflexão de marcos importantes na constituição da identidade. Entendendo a identidade como uma constituição multifacetada, reconhece-se a necessidade de realização de outros estudos para explorar esse fenômeno em outros contextos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9306/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 553-559 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 553-559 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1787894959883419648 |