As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS

Bibliographic Details
Main Author: Franchi, Silvester
Publication Date: 2015
Other Authors: Dalla Nora, Daiane, Buffon, Elciana, Ribas, João Francisco Magno
Format: Article
Language: por
Source: Cinergis (Online)
Download full: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5687
Summary: Este estudo é decorrente do projeto “Organizaçãodo trabalho pedagógico do professor de Educação Física da Rede Municipal de Santa Maria”, o qual busca desenvolver um processo de formação continuada para os professores. Objetivo: analisar o entendimento dos professores sobre as abordagens de ensino da Educação Física na Formação Continuada da rede municipal de Santa Maria/RS. Método: análise documental a partir dos registros do projeto referentes às intervenções didáticas com as abordagens Desenvolvimentista, Construtivista, Crítica-emancipatória e Crítico-superadora; planilha de observação dos referidos momentos de práxis; vídeos e sistematização de cada abordagem. Resultados e considerações finais: constatou-se que os professores conseguiram estabelecer diferenças nas intervenções, porém apresentaram dificuldade em sistematizar as proposições específicas de cada abordagem. Deste modo, conclui-se a importância do trabalho com as abordagens de ensino na formação continuada para qualificar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física.
id UNISC-1_9e3d427765e800f29b0b0d87b25bb0fc
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/5687
network_acronym_str UNISC-1
network_name_str Cinergis (Online)
repository_id_str
spelling As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RSEducação Física EscolarFormação ContinuadaTrabalho Pedagógico.Este estudo é decorrente do projeto “Organizaçãodo trabalho pedagógico do professor de Educação Física da Rede Municipal de Santa Maria”, o qual busca desenvolver um processo de formação continuada para os professores. Objetivo: analisar o entendimento dos professores sobre as abordagens de ensino da Educação Física na Formação Continuada da rede municipal de Santa Maria/RS. Método: análise documental a partir dos registros do projeto referentes às intervenções didáticas com as abordagens Desenvolvimentista, Construtivista, Crítica-emancipatória e Crítico-superadora; planilha de observação dos referidos momentos de práxis; vídeos e sistematização de cada abordagem. Resultados e considerações finais: constatou-se que os professores conseguiram estabelecer diferenças nas intervenções, porém apresentaram dificuldade em sistematizar as proposições específicas de cada abordagem. Deste modo, conclui-se a importância do trabalho com as abordagens de ensino na formação continuada para qualificar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física.Universidade de Santa Cruz do Sul2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/568710.17058/cinergis.v16i2.5687Cinergis; v. 16 n. 2 (2015)2177-4005reponame:Cinergis (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5687/4353Franchi, SilvesterDalla Nora, DaianeBuffon, ElcianaRibas, João Francisco Magnoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T14:54:58Zoai:ojs.online.unisc.br:article/5687Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergishttp://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/oai||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com2177-40051519-2512opendoar:2024-01-10T14:54:58Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
title As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
spellingShingle As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
Franchi, Silvester
Educação Física Escolar
Formação Continuada
Trabalho Pedagógico.
title_short As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
title_full As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
title_fullStr As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
title_full_unstemmed As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
title_sort As abordagens de ensino da Educação Física na formação continuada de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
author Franchi, Silvester
author_facet Franchi, Silvester
Dalla Nora, Daiane
Buffon, Elciana
Ribas, João Francisco Magno
author_role author
author2 Dalla Nora, Daiane
Buffon, Elciana
Ribas, João Francisco Magno
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franchi, Silvester
Dalla Nora, Daiane
Buffon, Elciana
Ribas, João Francisco Magno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Formação Continuada
Trabalho Pedagógico.
topic Educação Física Escolar
Formação Continuada
Trabalho Pedagógico.
description Este estudo é decorrente do projeto “Organizaçãodo trabalho pedagógico do professor de Educação Física da Rede Municipal de Santa Maria”, o qual busca desenvolver um processo de formação continuada para os professores. Objetivo: analisar o entendimento dos professores sobre as abordagens de ensino da Educação Física na Formação Continuada da rede municipal de Santa Maria/RS. Método: análise documental a partir dos registros do projeto referentes às intervenções didáticas com as abordagens Desenvolvimentista, Construtivista, Crítica-emancipatória e Crítico-superadora; planilha de observação dos referidos momentos de práxis; vídeos e sistematização de cada abordagem. Resultados e considerações finais: constatou-se que os professores conseguiram estabelecer diferenças nas intervenções, porém apresentaram dificuldade em sistematizar as proposições específicas de cada abordagem. Deste modo, conclui-se a importância do trabalho com as abordagens de ensino na formação continuada para qualificar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5687
10.17058/cinergis.v16i2.5687
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5687
identifier_str_mv 10.17058/cinergis.v16i2.5687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5687/4353
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Cinergis; v. 16 n. 2 (2015)
2177-4005
reponame:Cinergis (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Cinergis (Online)
collection Cinergis (Online)
repository.name.fl_str_mv Cinergis (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv ||mburgos@unisc.br|| borfe.leticia@gmail.com
_version_ 1787894875314716672