Repercussões da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luísa Parreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Serralha, Conceição Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3748
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura científica nacional sobre as repercussões para o desenvolvimento emocional, social, comportamental e cognitivo do bebê, em contexto de depressão puerperal materna. Nesta revisão, foram recuperados trabalhos segundo os seguintes critérios de inclusão: artigos científicos de periódicos indexados, com publicação entre 2006 e 2012, no idioma português e que correlacionassem depressão pós-parto e desenvolvimento infantil. Foram excluídos livros, capítulos, notícias, resenhas, dissertações, teses, monografias, artigos com publicação anterior a 2005, trabalhos em idiomas estrangeiros e artigos que tratassem da depressão pós-parto somente em seus aspectos etiológicos. Foi observado que a depressão pós-parto é um fator de risco para o desenvolvimento infantil, pois os bebês que viveram tal contexto apresentam apego inseguro, menos exploração do ambiente, sono irregular, baixa autoestima, ansiedade e maior probabilidade de desenvolverem depressão na idade adulta. É essencial que o transtorno seja identificado para que a mãe e o bebê recebam cuidado profissional adequado, minimizando os prejuízos da depressão pós-parto para ambos e para a família.
id UNISC-2_190c211d5e723f47799741f4b427c5eb
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/3748
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling Repercussões da depressão pós-parto no desenvolvimento infantildepressão pós-partodepressão puerperalinteração mãe-bebêO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura científica nacional sobre as repercussões para o desenvolvimento emocional, social, comportamental e cognitivo do bebê, em contexto de depressão puerperal materna. Nesta revisão, foram recuperados trabalhos segundo os seguintes critérios de inclusão: artigos científicos de periódicos indexados, com publicação entre 2006 e 2012, no idioma português e que correlacionassem depressão pós-parto e desenvolvimento infantil. Foram excluídos livros, capítulos, notícias, resenhas, dissertações, teses, monografias, artigos com publicação anterior a 2005, trabalhos em idiomas estrangeiros e artigos que tratassem da depressão pós-parto somente em seus aspectos etiológicos. Foi observado que a depressão pós-parto é um fator de risco para o desenvolvimento infantil, pois os bebês que viveram tal contexto apresentam apego inseguro, menos exploração do ambiente, sono irregular, baixa autoestima, ansiedade e maior probabilidade de desenvolverem depressão na idade adulta. É essencial que o transtorno seja identificado para que a mãe e o bebê recebam cuidado profissional adequado, minimizando os prejuízos da depressão pós-parto para ambos e para a família.Unisc2015-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/374810.17058/barbaroi.v0i0.3748Barbarói; Nº 43 ANO 2015/1; 05-261982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3748/4406Santos, Luísa ParreiraSerralha, Conceição Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:01:07Zoai:ojs.online.unisc.br:article/3748Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:01:07Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussões da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil
title Repercussões da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil
spellingShingle Repercussões da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil
Santos, Luísa Parreira
depressão pós-parto
depressão puerperal
interação mãe-bebê
title_short Repercussões da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil
title_full Repercussões da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil
title_fullStr Repercussões da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil
title_full_unstemmed Repercussões da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil
title_sort Repercussões da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil
author Santos, Luísa Parreira
author_facet Santos, Luísa Parreira
Serralha, Conceição Aparecida
author_role author
author2 Serralha, Conceição Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luísa Parreira
Serralha, Conceição Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv depressão pós-parto
depressão puerperal
interação mãe-bebê
topic depressão pós-parto
depressão puerperal
interação mãe-bebê
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura científica nacional sobre as repercussões para o desenvolvimento emocional, social, comportamental e cognitivo do bebê, em contexto de depressão puerperal materna. Nesta revisão, foram recuperados trabalhos segundo os seguintes critérios de inclusão: artigos científicos de periódicos indexados, com publicação entre 2006 e 2012, no idioma português e que correlacionassem depressão pós-parto e desenvolvimento infantil. Foram excluídos livros, capítulos, notícias, resenhas, dissertações, teses, monografias, artigos com publicação anterior a 2005, trabalhos em idiomas estrangeiros e artigos que tratassem da depressão pós-parto somente em seus aspectos etiológicos. Foi observado que a depressão pós-parto é um fator de risco para o desenvolvimento infantil, pois os bebês que viveram tal contexto apresentam apego inseguro, menos exploração do ambiente, sono irregular, baixa autoestima, ansiedade e maior probabilidade de desenvolverem depressão na idade adulta. É essencial que o transtorno seja identificado para que a mãe e o bebê recebam cuidado profissional adequado, minimizando os prejuízos da depressão pós-parto para ambos e para a família.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3748
10.17058/barbaroi.v0i0.3748
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3748
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i0.3748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3748/4406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 43 ANO 2015/1; 05-26
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219564951207936