Trabalho de campo da Psicologia Social em uma Lan House: inclusão ou mediação digital?
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6434 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de problematizar o que comumente tem sido chamado de “inclusão digital”, apresentando o fenômeno a partir de três referências: o trabalho de campo da psicologia social realizado em uma Lan house instalada num campus de universidade; as contribuições da Teoria Ator-Rede como referencial teórico-metodológico; as contribuições de autoras que defendem a postura ético-política de um pesquisarCom e não sobre os participantes de uma investigação. Essa problematização ocorre de forma reflexiva ao longo de um período em que oficinas mediadas por computadores com acesso à internet têm sido frequentadas por diferentes públicos, impondo a necessidade de engendrar estratégias variadas no que atualmente entendemos como uma “mediação”. Considera-se que as tecnologias digitais podem ser potencializadas para ações imprevistas, ora revelando-se como territórios de subjetivação, ora mostrando-se como disseminadoras de padrões. |
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Trabalho de campo da Psicologia Social em uma Lan House: inclusão ou mediação digital?Tecnologias de Informação e ComunicaçãoTeoria Ator-RedeInclusão DigitalEste artigo tem o propósito de problematizar o que comumente tem sido chamado de “inclusão digital”, apresentando o fenômeno a partir de três referências: o trabalho de campo da psicologia social realizado em uma Lan house instalada num campus de universidade; as contribuições da Teoria Ator-Rede como referencial teórico-metodológico; as contribuições de autoras que defendem a postura ético-política de um pesquisarCom e não sobre os participantes de uma investigação. Essa problematização ocorre de forma reflexiva ao longo de um período em que oficinas mediadas por computadores com acesso à internet têm sido frequentadas por diferentes públicos, impondo a necessidade de engendrar estratégias variadas no que atualmente entendemos como uma “mediação”. Considera-se que as tecnologias digitais podem ser potencializadas para ações imprevistas, ora revelando-se como territórios de subjetivação, ora mostrando-se como disseminadoras de padrões.Unisc2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/643410.17058/barbaroi.v51i1.6434Barbarói; n. 51 (2018); 227-2471982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6434/8061Copyright (c) 2019 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Queiroz e Melo, Maria de Fátima AranhaMoraes, Márcia Oliveira2019-08-09T13:23:41Zoai:ojs.online.unisc.br:article/6434Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-08-09T13:23:41Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
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Este artigo tem o propósito de problematizar o que comumente tem sido chamado de “inclusão digital”, apresentando o fenômeno a partir de três referências: o trabalho de campo da psicologia social realizado em uma Lan house instalada num campus de universidade; as contribuições da Teoria Ator-Rede como referencial teórico-metodológico; as contribuições de autoras que defendem a postura ético-política de um pesquisarCom e não sobre os participantes de uma investigação. Essa problematização ocorre de forma reflexiva ao longo de um período em que oficinas mediadas por computadores com acesso à internet têm sido frequentadas por diferentes públicos, impondo a necessidade de engendrar estratégias variadas no que atualmente entendemos como uma “mediação”. Considera-se que as tecnologias digitais podem ser potencializadas para ações imprevistas, ora revelando-se como territórios de subjetivação, ora mostrando-se como disseminadoras de padrões. |
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