“MULHERES À PROCURA DE BENEFÍCIOS”: O CENÁRIO DO CRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vinicius Tonollier
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3653
Resumo: Este artigo objetiva visibilizar e problematizar o cenário contextual do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mostrando quem são as pessoas que mais o acessam e quais são os principais motivos para isso. A importância e a justificativa do estudo se devem ao fato de que o CRAS é considerado a “porta de entrada” do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o que faz com que tenha papel fundamental na acolhida dos(as) usuários(as) desta política. Para a construção da pesquisa, foram entrevistadas 21 psicólogas, que atuam em 20 CRAS das regiões metropolitana e central do Rio Grande do Sul. Trabalhou-se a partir da perspectiva das representações sociais. Todo o material das entrevistas foi submetido à análise de discurso. Os resultados, organizados em três campos temáticos, apontam que são mulheres, basicamente, quem mais acessa os serviços. Discute-se o porquê da preponderância do público feminino e sobre as pistas da ausência masculina. Já a procura por benefícios é a motivação principal de procura pelo CRAS, o que demonstra que os serviços não conseguem atuar preventivamente, evidenciando um cenário já instaurado de vulnerabilidade. Por fim, mostra-se que a busca por orientações e documentação é outra razão de procura, mas em menor escala. As considerações finais abordam o papel do CRAS e as dificuldades e as potencialidades que envolvem o acesso dos(as) usuários(as) aos serviços.
id UNISC-2_627f4143902e96b0079477fe8cc752d2
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/3653
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling “MULHERES À PROCURA DE BENEFÍCIOS”: O CENÁRIO DO CRASCRASpsicologiaassistência social.Este artigo objetiva visibilizar e problematizar o cenário contextual do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mostrando quem são as pessoas que mais o acessam e quais são os principais motivos para isso. A importância e a justificativa do estudo se devem ao fato de que o CRAS é considerado a “porta de entrada” do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o que faz com que tenha papel fundamental na acolhida dos(as) usuários(as) desta política. Para a construção da pesquisa, foram entrevistadas 21 psicólogas, que atuam em 20 CRAS das regiões metropolitana e central do Rio Grande do Sul. Trabalhou-se a partir da perspectiva das representações sociais. Todo o material das entrevistas foi submetido à análise de discurso. Os resultados, organizados em três campos temáticos, apontam que são mulheres, basicamente, quem mais acessa os serviços. Discute-se o porquê da preponderância do público feminino e sobre as pistas da ausência masculina. Já a procura por benefícios é a motivação principal de procura pelo CRAS, o que demonstra que os serviços não conseguem atuar preventivamente, evidenciando um cenário já instaurado de vulnerabilidade. Por fim, mostra-se que a busca por orientações e documentação é outra razão de procura, mas em menor escala. As considerações finais abordam o papel do CRAS e as dificuldades e as potencialidades que envolvem o acesso dos(as) usuários(as) aos serviços.Unisc2015-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/365310.17058/barbaroi.v2i41.3653Barbarói; Nº 41 ANO 2014/2; 148-1731982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3653/3828Pereira, Vinicius Tonollierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T14:56:06Zoai:ojs.online.unisc.br:article/3653Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-01-10T14:56:06Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv “MULHERES À PROCURA DE BENEFÍCIOS”: O CENÁRIO DO CRAS
title “MULHERES À PROCURA DE BENEFÍCIOS”: O CENÁRIO DO CRAS
spellingShingle “MULHERES À PROCURA DE BENEFÍCIOS”: O CENÁRIO DO CRAS
Pereira, Vinicius Tonollier
CRAS
psicologia
assistência social.
title_short “MULHERES À PROCURA DE BENEFÍCIOS”: O CENÁRIO DO CRAS
title_full “MULHERES À PROCURA DE BENEFÍCIOS”: O CENÁRIO DO CRAS
title_fullStr “MULHERES À PROCURA DE BENEFÍCIOS”: O CENÁRIO DO CRAS
title_full_unstemmed “MULHERES À PROCURA DE BENEFÍCIOS”: O CENÁRIO DO CRAS
title_sort “MULHERES À PROCURA DE BENEFÍCIOS”: O CENÁRIO DO CRAS
author Pereira, Vinicius Tonollier
author_facet Pereira, Vinicius Tonollier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vinicius Tonollier
dc.subject.por.fl_str_mv CRAS
psicologia
assistência social.
topic CRAS
psicologia
assistência social.
description Este artigo objetiva visibilizar e problematizar o cenário contextual do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mostrando quem são as pessoas que mais o acessam e quais são os principais motivos para isso. A importância e a justificativa do estudo se devem ao fato de que o CRAS é considerado a “porta de entrada” do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o que faz com que tenha papel fundamental na acolhida dos(as) usuários(as) desta política. Para a construção da pesquisa, foram entrevistadas 21 psicólogas, que atuam em 20 CRAS das regiões metropolitana e central do Rio Grande do Sul. Trabalhou-se a partir da perspectiva das representações sociais. Todo o material das entrevistas foi submetido à análise de discurso. Os resultados, organizados em três campos temáticos, apontam que são mulheres, basicamente, quem mais acessa os serviços. Discute-se o porquê da preponderância do público feminino e sobre as pistas da ausência masculina. Já a procura por benefícios é a motivação principal de procura pelo CRAS, o que demonstra que os serviços não conseguem atuar preventivamente, evidenciando um cenário já instaurado de vulnerabilidade. Por fim, mostra-se que a busca por orientações e documentação é outra razão de procura, mas em menor escala. As considerações finais abordam o papel do CRAS e as dificuldades e as potencialidades que envolvem o acesso dos(as) usuários(as) aos serviços.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3653
10.17058/barbaroi.v2i41.3653
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3653
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v2i41.3653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/3653/3828
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 41 ANO 2014/2; 148-173
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1787894885969297408