“Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11490 |
Resumo: | A educação emocional pode ser uma das formas de atuação do psicólogo escolar. Trata-se de uma possibilidade para prevenção de conflitos que auxilia crianças a reconhecer e manifestar, de maneira adequada, seus sentimentos. Este artigo descreve a experiência de estágio básico o qual foi realizado em uma escola privada de ensino fundamental de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul. Após observações da demanda, foi construído o projeto de intervenção nomeado “Meu mundo interior – Sentimentos”, o qual foi aplicado em três turmas do segundo ano do ensino fundamental. O mesmo foi realizado pela estagiária juntamente com a professora de cada turma em um total de sete encontros de aproximadamente uma hora de duração cada. As crianças puderam reconhecer, verbalizar e expressar diversos sentimentos. |
id |
UNISC-2_9f13fdc18e821ac1ca399d5d6d13a8bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/11490 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolareducação emocionalcriançaspsicologia escolarA educação emocional pode ser uma das formas de atuação do psicólogo escolar. Trata-se de uma possibilidade para prevenção de conflitos que auxilia crianças a reconhecer e manifestar, de maneira adequada, seus sentimentos. Este artigo descreve a experiência de estágio básico o qual foi realizado em uma escola privada de ensino fundamental de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul. Após observações da demanda, foi construído o projeto de intervenção nomeado “Meu mundo interior – Sentimentos”, o qual foi aplicado em três turmas do segundo ano do ensino fundamental. O mesmo foi realizado pela estagiária juntamente com a professora de cada turma em um total de sete encontros de aproximadamente uma hora de duração cada. As crianças puderam reconhecer, verbalizar e expressar diversos sentimentos.Unisc2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1149010.17058/barbaroi.v1i53.11490Barbarói; n. 53 (2019); 156-1711982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11490/8457Copyright (c) 2019 Barbaróiinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrugnera, FernandaPatias, Naiana Dapieve2019-10-21T21:36:02Zoai:ojs.online.unisc.br:article/11490Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2019-10-21T21:36:02Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolar |
title |
“Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolar |
spellingShingle |
“Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolar Brugnera, Fernanda educação emocional crianças psicologia escolar |
title_short |
“Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolar |
title_full |
“Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolar |
title_fullStr |
“Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolar |
title_full_unstemmed |
“Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolar |
title_sort |
“Meu mundo interior - sentimentos”: relato de experiência de estágio em psicologia escolar |
author |
Brugnera, Fernanda |
author_facet |
Brugnera, Fernanda Patias, Naiana Dapieve |
author_role |
author |
author2 |
Patias, Naiana Dapieve |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brugnera, Fernanda Patias, Naiana Dapieve |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação emocional crianças psicologia escolar |
topic |
educação emocional crianças psicologia escolar |
description |
A educação emocional pode ser uma das formas de atuação do psicólogo escolar. Trata-se de uma possibilidade para prevenção de conflitos que auxilia crianças a reconhecer e manifestar, de maneira adequada, seus sentimentos. Este artigo descreve a experiência de estágio básico o qual foi realizado em uma escola privada de ensino fundamental de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul. Após observações da demanda, foi construído o projeto de intervenção nomeado “Meu mundo interior – Sentimentos”, o qual foi aplicado em três turmas do segundo ano do ensino fundamental. O mesmo foi realizado pela estagiária juntamente com a professora de cada turma em um total de sete encontros de aproximadamente uma hora de duração cada. As crianças puderam reconhecer, verbalizar e expressar diversos sentimentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11490 10.17058/barbaroi.v1i53.11490 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11490 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v1i53.11490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11490/8457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Barbarói info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Barbarói |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; n. 53 (2019); 156-171 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1800219565760708608 |