O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, José
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14574
Resumo: A linguagem é considerada neste artigo como sendo, simultaneamente, um produto e um instrumento das grandes desigualdades sociais e culturais que caracterizam as sociedades humanas ditas civilizadas. A invenção da escrita conduziu ao desenvolvimento da linguagem letrada – a literacia –, mas sobretudo nas classes sociais privilegiadas. Tal como a linguagem oral, a literacia é uma capacidade cognitiva, ao mesmo título que percepção, atenção, memória, funções executivas ou de controle, pensamento, raciocínio. São aqui revistas, resumidamente, algumas das evidências da influência da literacia nestas outras capacidades cognitivas. A consequência da dinâmica suscitada pelo desenvolvimento da literacia e das suas múltiplas manifestações em sociedades que já eram muito desiguais é de fomentar cada vez mais a radicalização da dimensão riqueza-pobreza. É importante reconhecer que esta dimensão, habitualmente utilizada apenas em referência aos bens materiais, também afeta as capacidades cognitivas e, por conseguinte, a “mente”, isto é, o sistema organizado dos processos mentais.
id UNISC-3_6d26a379b5c1ae9d789ecc8a584a678b
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/14574
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?Linguagem orallinguagem letradaliteraciadesigualdades sociaisdesigualdades educacionaismentecapacidades cognitivaspensamentoraciocínioA linguagem é considerada neste artigo como sendo, simultaneamente, um produto e um instrumento das grandes desigualdades sociais e culturais que caracterizam as sociedades humanas ditas civilizadas. A invenção da escrita conduziu ao desenvolvimento da linguagem letrada – a literacia –, mas sobretudo nas classes sociais privilegiadas. Tal como a linguagem oral, a literacia é uma capacidade cognitiva, ao mesmo título que percepção, atenção, memória, funções executivas ou de controle, pensamento, raciocínio. São aqui revistas, resumidamente, algumas das evidências da influência da literacia nestas outras capacidades cognitivas. A consequência da dinâmica suscitada pelo desenvolvimento da literacia e das suas múltiplas manifestações em sociedades que já eram muito desiguais é de fomentar cada vez mais a radicalização da dimensão riqueza-pobreza. É importante reconhecer que esta dimensão, habitualmente utilizada apenas em referência aos bens materiais, também afeta as capacidades cognitivas e, por conseguinte, a “mente”, isto é, o sistema organizado dos processos mentais.Edunisc2019-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1457410.17058/signo.v44i81.14574Signo; v. 44 n. 81 (2019): Cooperação Internacional na pesquisa em Linguística e Literatura; 02-211982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14574/pdf_1Copyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, José2020-12-04T15:58:23Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14574Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2020-12-04T15:58:23Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?
title O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?
spellingShingle O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?
Morais, José
Linguagem oral
linguagem letrada
literacia
desigualdades sociais
desigualdades educacionais
mente
capacidades cognitivas
pensamento
raciocínio
title_short O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?
title_full O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?
title_fullStr O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?
title_full_unstemmed O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?
title_sort O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?
author Morais, José
author_facet Morais, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, José
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem oral
linguagem letrada
literacia
desigualdades sociais
desigualdades educacionais
mente
capacidades cognitivas
pensamento
raciocínio
topic Linguagem oral
linguagem letrada
literacia
desigualdades sociais
desigualdades educacionais
mente
capacidades cognitivas
pensamento
raciocínio
description A linguagem é considerada neste artigo como sendo, simultaneamente, um produto e um instrumento das grandes desigualdades sociais e culturais que caracterizam as sociedades humanas ditas civilizadas. A invenção da escrita conduziu ao desenvolvimento da linguagem letrada – a literacia –, mas sobretudo nas classes sociais privilegiadas. Tal como a linguagem oral, a literacia é uma capacidade cognitiva, ao mesmo título que percepção, atenção, memória, funções executivas ou de controle, pensamento, raciocínio. São aqui revistas, resumidamente, algumas das evidências da influência da literacia nestas outras capacidades cognitivas. A consequência da dinâmica suscitada pelo desenvolvimento da literacia e das suas múltiplas manifestações em sociedades que já eram muito desiguais é de fomentar cada vez mais a radicalização da dimensão riqueza-pobreza. É importante reconhecer que esta dimensão, habitualmente utilizada apenas em referência aos bens materiais, também afeta as capacidades cognitivas e, por conseguinte, a “mente”, isto é, o sistema organizado dos processos mentais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14574
10.17058/signo.v44i81.14574
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14574
identifier_str_mv 10.17058/signo.v44i81.14574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14574/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 44 n. 81 (2019): Cooperação Internacional na pesquisa em Linguística e Literatura; 02-21
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1787894846456856576