O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14574 |
Resumo: | A linguagem é considerada neste artigo como sendo, simultaneamente, um produto e um instrumento das grandes desigualdades sociais e culturais que caracterizam as sociedades humanas ditas civilizadas. A invenção da escrita conduziu ao desenvolvimento da linguagem letrada – a literacia –, mas sobretudo nas classes sociais privilegiadas. Tal como a linguagem oral, a literacia é uma capacidade cognitiva, ao mesmo título que percepção, atenção, memória, funções executivas ou de controle, pensamento, raciocínio. São aqui revistas, resumidamente, algumas das evidências da influência da literacia nestas outras capacidades cognitivas. A consequência da dinâmica suscitada pelo desenvolvimento da literacia e das suas múltiplas manifestações em sociedades que já eram muito desiguais é de fomentar cada vez mais a radicalização da dimensão riqueza-pobreza. É importante reconhecer que esta dimensão, habitualmente utilizada apenas em referência aos bens materiais, também afeta as capacidades cognitivas e, por conseguinte, a “mente”, isto é, o sistema organizado dos processos mentais. |
id |
UNISC-3_6d26a379b5c1ae9d789ecc8a584a678b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/14574 |
network_acronym_str |
UNISC-3 |
network_name_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre?Linguagem orallinguagem letradaliteraciadesigualdades sociaisdesigualdades educacionaismentecapacidades cognitivaspensamentoraciocínioA linguagem é considerada neste artigo como sendo, simultaneamente, um produto e um instrumento das grandes desigualdades sociais e culturais que caracterizam as sociedades humanas ditas civilizadas. A invenção da escrita conduziu ao desenvolvimento da linguagem letrada – a literacia –, mas sobretudo nas classes sociais privilegiadas. Tal como a linguagem oral, a literacia é uma capacidade cognitiva, ao mesmo título que percepção, atenção, memória, funções executivas ou de controle, pensamento, raciocínio. São aqui revistas, resumidamente, algumas das evidências da influência da literacia nestas outras capacidades cognitivas. A consequência da dinâmica suscitada pelo desenvolvimento da literacia e das suas múltiplas manifestações em sociedades que já eram muito desiguais é de fomentar cada vez mais a radicalização da dimensão riqueza-pobreza. É importante reconhecer que esta dimensão, habitualmente utilizada apenas em referência aos bens materiais, também afeta as capacidades cognitivas e, por conseguinte, a “mente”, isto é, o sistema organizado dos processos mentais.Edunisc2019-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1457410.17058/signo.v44i81.14574Signo; v. 44 n. 81 (2019): Cooperação Internacional na pesquisa em Linguística e Literatura; 02-211982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14574/pdf_1Copyright (c) 2020 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, José2020-12-04T15:58:23Zoai:ojs.online.unisc.br:article/14574Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2020-12-04T15:58:23Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre? |
title |
O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre? |
spellingShingle |
O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre? Morais, José Linguagem oral linguagem letrada literacia desigualdades sociais desigualdades educacionais mente capacidades cognitivas pensamento raciocínio |
title_short |
O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre? |
title_full |
O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre? |
title_fullStr |
O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre? |
title_full_unstemmed |
O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre? |
title_sort |
O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre? |
author |
Morais, José |
author_facet |
Morais, José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem oral linguagem letrada literacia desigualdades sociais desigualdades educacionais mente capacidades cognitivas pensamento raciocínio |
topic |
Linguagem oral linguagem letrada literacia desigualdades sociais desigualdades educacionais mente capacidades cognitivas pensamento raciocínio |
description |
A linguagem é considerada neste artigo como sendo, simultaneamente, um produto e um instrumento das grandes desigualdades sociais e culturais que caracterizam as sociedades humanas ditas civilizadas. A invenção da escrita conduziu ao desenvolvimento da linguagem letrada – a literacia –, mas sobretudo nas classes sociais privilegiadas. Tal como a linguagem oral, a literacia é uma capacidade cognitiva, ao mesmo título que percepção, atenção, memória, funções executivas ou de controle, pensamento, raciocínio. São aqui revistas, resumidamente, algumas das evidências da influência da literacia nestas outras capacidades cognitivas. A consequência da dinâmica suscitada pelo desenvolvimento da literacia e das suas múltiplas manifestações em sociedades que já eram muito desiguais é de fomentar cada vez mais a radicalização da dimensão riqueza-pobreza. É importante reconhecer que esta dimensão, habitualmente utilizada apenas em referência aos bens materiais, também afeta as capacidades cognitivas e, por conseguinte, a “mente”, isto é, o sistema organizado dos processos mentais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14574 10.17058/signo.v44i81.14574 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14574 |
identifier_str_mv |
10.17058/signo.v44i81.14574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/14574/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Signo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Edunisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signo; v. 44 n. 81 (2019): Cooperação Internacional na pesquisa em Linguística e Literatura; 02-21 1982-2014 reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
collection |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com |
_version_ |
1787894846456856576 |