Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, Jaquelene, Ribeiro, Marcia Helena Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15995
Resumo: Compartilhamos os resultados de duas pesquisas interventivas realizadas em escolas brasileiras de ensino básico a partir da implementação de unidades didáticas como instrumentos orientadores dos processos de ensino e de aprendizagem. Esses instrumentos são compostos por atividades articuladas de práticas de linguagem e por diferentes gêneros textuais, além de serem informadas por abordagens pedagógicas de estudos sistêmicos-funcionais da linguagem e da educação científica, ambos desenvolvidos no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Com a comparação das respostas apresentadas pelos alunos participantes para um mesmo questionário, aplicado antes e após as intervenções pedagógicas, o resultado produtivo da implementação das unidades didáticas foi comprovado. Após as intervenções, os alunos complexificaram as próprias compreensões sobre ciências, o que foi revelado especialmente pela inclusão de pesquisas sobre fenômenos linguísticos nos contextos das práticas científicas descritos pelos alunos. Esse fato foi observado de forma mais expressiva nas respostas dos alunos da escola privada, os quais participaram da intervenção em que a própria língua materna foi objeto de investigação, diferentemente dos alunos da escola pública, que participaram da intervenção em que a Língua Portuguesa foi utilizada numa perspectiva instrumental. Nesse último caso, o português foi utilizado em função da investigação de objetos de pesquisa do interesse de outra disciplina escolar.
id UNISC-3_92d6af3f415add1e6050e4c25eee015e
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/15995
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicaseducação científicagêneros textuaisunidade didáticaCompartilhamos os resultados de duas pesquisas interventivas realizadas em escolas brasileiras de ensino básico a partir da implementação de unidades didáticas como instrumentos orientadores dos processos de ensino e de aprendizagem. Esses instrumentos são compostos por atividades articuladas de práticas de linguagem e por diferentes gêneros textuais, além de serem informadas por abordagens pedagógicas de estudos sistêmicos-funcionais da linguagem e da educação científica, ambos desenvolvidos no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Com a comparação das respostas apresentadas pelos alunos participantes para um mesmo questionário, aplicado antes e após as intervenções pedagógicas, o resultado produtivo da implementação das unidades didáticas foi comprovado. Após as intervenções, os alunos complexificaram as próprias compreensões sobre ciências, o que foi revelado especialmente pela inclusão de pesquisas sobre fenômenos linguísticos nos contextos das práticas científicas descritos pelos alunos. Esse fato foi observado de forma mais expressiva nas respostas dos alunos da escola privada, os quais participaram da intervenção em que a própria língua materna foi objeto de investigação, diferentemente dos alunos da escola pública, que participaram da intervenção em que a Língua Portuguesa foi utilizada numa perspectiva instrumental. Nesse último caso, o português foi utilizado em função da investigação de objetos de pesquisa do interesse de outra disciplina escolar.Edunisc2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1599510.17058/signo.v46i86.15995Signo; v. 46 n. 86 (2021); 42-591982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15995/pdfCopyright (c) 2021 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner RodriguesMendes, JaqueleneRibeiro, Marcia Helena Costa2022-08-15T12:38:06Zoai:ojs.online.unisc.br:article/15995Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2022-08-15T12:38:06Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas
title Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas
spellingShingle Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas
Silva, Wagner Rodrigues
educação científica
gêneros textuais
unidade didática
title_short Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas
title_full Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas
title_fullStr Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas
title_full_unstemmed Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas
title_sort Compreensões sobre ciências compartilhadas por alunos da escola básica antes e depois de intervenções pedagógicas
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
Mendes, Jaquelene
Ribeiro, Marcia Helena Costa
author_role author
author2 Mendes, Jaquelene
Ribeiro, Marcia Helena Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
Mendes, Jaquelene
Ribeiro, Marcia Helena Costa
dc.subject.por.fl_str_mv educação científica
gêneros textuais
unidade didática
topic educação científica
gêneros textuais
unidade didática
description Compartilhamos os resultados de duas pesquisas interventivas realizadas em escolas brasileiras de ensino básico a partir da implementação de unidades didáticas como instrumentos orientadores dos processos de ensino e de aprendizagem. Esses instrumentos são compostos por atividades articuladas de práticas de linguagem e por diferentes gêneros textuais, além de serem informadas por abordagens pedagógicas de estudos sistêmicos-funcionais da linguagem e da educação científica, ambos desenvolvidos no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Com a comparação das respostas apresentadas pelos alunos participantes para um mesmo questionário, aplicado antes e após as intervenções pedagógicas, o resultado produtivo da implementação das unidades didáticas foi comprovado. Após as intervenções, os alunos complexificaram as próprias compreensões sobre ciências, o que foi revelado especialmente pela inclusão de pesquisas sobre fenômenos linguísticos nos contextos das práticas científicas descritos pelos alunos. Esse fato foi observado de forma mais expressiva nas respostas dos alunos da escola privada, os quais participaram da intervenção em que a própria língua materna foi objeto de investigação, diferentemente dos alunos da escola pública, que participaram da intervenção em que a Língua Portuguesa foi utilizada numa perspectiva instrumental. Nesse último caso, o português foi utilizado em função da investigação de objetos de pesquisa do interesse de outra disciplina escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15995
10.17058/signo.v46i86.15995
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15995
identifier_str_mv 10.17058/signo.v46i86.15995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15995/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 46 n. 86 (2021); 42-59
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1787894846784012288