Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hanel Cerezoli, Andréia Inês
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sasset Zanette, Carla Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13065
Resumo: A leitura enunciativa exige a participação ativa do leitor na reconstrução do sentido do discurso e, na perspectiva da teoria da polifonia, pode ser sistematizada em dois níveis: (1) descrição das diferentes vozes presentes no discurso; e (2) identificação das atitudes do locutor frente estas vozes. Este estudo mostra como os diferentes pontos de vista são importantes para que o leitor compreenda proficientemente o discurso, suas combinações e instruções. A fundamentação teórica está alicerçada em Ducrot, na Semântica Argumentativa (SA) ou Teoria da Argumentação na Língua (TAL), Flores e Teixeira (2005), Azevedo (2016), Negroni (2005), entre outros. Aplica-se, nesta investigação, a metodologia proposta por Ducrot, que consiste na observação, descrição e explicação do sentido do discurso para chegar à significação na língua. A descrição polifônica do discurso permite explicar, por exemplo, a atualização de um conector, mesmo ausente graficamente. Cientes da necessidade de um número maior de observações, descrições e explicações polifônicas, fica o convite aos leitores para mergulharem na trama de vozes do discurso.
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