Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hanel Cerezoli, Andréia Inês
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sasset Zanette, Carla Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13065
Resumo: A leitura enunciativa exige a participação ativa do leitor na reconstrução do sentido do discurso e, na perspectiva da teoria da polifonia, pode ser sistematizada em dois níveis: (1) descrição das diferentes vozes presentes no discurso; e (2) identificação das atitudes do locutor frente estas vozes. Este estudo mostra como os diferentes pontos de vista são importantes para que o leitor compreenda proficientemente o discurso, suas combinações e instruções. A fundamentação teórica está alicerçada em Ducrot, na Semântica Argumentativa (SA) ou Teoria da Argumentação na Língua (TAL), Flores e Teixeira (2005), Azevedo (2016), Negroni (2005), entre outros. Aplica-se, nesta investigação, a metodologia proposta por Ducrot, que consiste na observação, descrição e explicação do sentido do discurso para chegar à significação na língua. A descrição polifônica do discurso permite explicar, por exemplo, a atualização de um conector, mesmo ausente graficamente. Cientes da necessidade de um número maior de observações, descrições e explicações polifônicas, fica o convite aos leitores para mergulharem na trama de vozes do discurso.
id UNISC-3_e9a2d418cc9c86073b29cd570577ea5e
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/13065
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da línguaLeitura Enunciativa. Teoria da polifonia. Sentido. Vozes discursivas.A leitura enunciativa exige a participação ativa do leitor na reconstrução do sentido do discurso e, na perspectiva da teoria da polifonia, pode ser sistematizada em dois níveis: (1) descrição das diferentes vozes presentes no discurso; e (2) identificação das atitudes do locutor frente estas vozes. Este estudo mostra como os diferentes pontos de vista são importantes para que o leitor compreenda proficientemente o discurso, suas combinações e instruções. A fundamentação teórica está alicerçada em Ducrot, na Semântica Argumentativa (SA) ou Teoria da Argumentação na Língua (TAL), Flores e Teixeira (2005), Azevedo (2016), Negroni (2005), entre outros. Aplica-se, nesta investigação, a metodologia proposta por Ducrot, que consiste na observação, descrição e explicação do sentido do discurso para chegar à significação na língua. A descrição polifônica do discurso permite explicar, por exemplo, a atualização de um conector, mesmo ausente graficamente. Cientes da necessidade de um número maior de observações, descrições e explicações polifônicas, fica o convite aos leitores para mergulharem na trama de vozes do discurso.Edunisc2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1306510.17058/signo.v44i80.13065Signo; v. 44 n. 80 (2019): Leitura, escrita e enunciação; 104-1151982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13065/pdf_1Copyright (c) 2019 Signoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHanel Cerezoli, Andréia InêsSasset Zanette, Carla Roberta2019-09-13T20:37:41Zoai:ojs.online.unisc.br:article/13065Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2019-09-13T20:37:41Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua
title Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua
spellingShingle Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua
Hanel Cerezoli, Andréia Inês
Leitura Enunciativa. Teoria da polifonia. Sentido. Vozes discursivas.
title_short Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua
title_full Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua
title_fullStr Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua
title_full_unstemmed Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua
title_sort Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua
author Hanel Cerezoli, Andréia Inês
author_facet Hanel Cerezoli, Andréia Inês
Sasset Zanette, Carla Roberta
author_role author
author2 Sasset Zanette, Carla Roberta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hanel Cerezoli, Andréia Inês
Sasset Zanette, Carla Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura Enunciativa. Teoria da polifonia. Sentido. Vozes discursivas.
topic Leitura Enunciativa. Teoria da polifonia. Sentido. Vozes discursivas.
description A leitura enunciativa exige a participação ativa do leitor na reconstrução do sentido do discurso e, na perspectiva da teoria da polifonia, pode ser sistematizada em dois níveis: (1) descrição das diferentes vozes presentes no discurso; e (2) identificação das atitudes do locutor frente estas vozes. Este estudo mostra como os diferentes pontos de vista são importantes para que o leitor compreenda proficientemente o discurso, suas combinações e instruções. A fundamentação teórica está alicerçada em Ducrot, na Semântica Argumentativa (SA) ou Teoria da Argumentação na Língua (TAL), Flores e Teixeira (2005), Azevedo (2016), Negroni (2005), entre outros. Aplica-se, nesta investigação, a metodologia proposta por Ducrot, que consiste na observação, descrição e explicação do sentido do discurso para chegar à significação na língua. A descrição polifônica do discurso permite explicar, por exemplo, a atualização de um conector, mesmo ausente graficamente. Cientes da necessidade de um número maior de observações, descrições e explicações polifônicas, fica o convite aos leitores para mergulharem na trama de vozes do discurso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13065
10.17058/signo.v44i80.13065
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13065
identifier_str_mv 10.17058/signo.v44i80.13065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13065/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Signo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Signo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 44 n. 80 (2019): Leitura, escrita e enunciação; 104-115
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218791664156672