MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO: DELINEAMENTO DE ESTUDOS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos do CEPE
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/3719
Resumo: Este artigo buscou conhecer quais são os estudos acerca da motivação no trabalho voluntário no âmbito nacional brasileiro, identificando suas hipóteses, instrumentos usados e resultados alcançados. Quanto aos objetivos, trata-se de um esforço exploratório, pois busca maior familiaridade com o problema, procurando a construção de hipóteses. Assume esta classificação pois está se esquadrinhando as teorias existentes sobre motivos do trabalho voluntário. Quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica baseada em materiais publicados em artigos, dissertações e teses que discutem a motivação no âmbito do trabalho voluntário. Os modelos teóricos utilizados nos trabalhos pesquisados foram diversos: o “conceito da dádiva”, modelos de análise da motivação entre trabalhadores remunerados, além da indefinição de modelos, foram as principais referências escolhidas. Já as metodologias tiveram características essencialmente qualitativas, com o uso de entrevistas para a coleta e com a análise de conteúdo para análise dos dados. Finalmente, os resultados também convergiram para a mesma direção: os voluntários apresentaram motivos altruístas para a escolha e permanência.
id UNISC-5_f85db82ba0908418ecaed1cb36b427c8
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/3719
network_acronym_str UNISC-5
network_name_str Estudos do CEPE
repository_id_str
spelling MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO: DELINEAMENTO DE ESTUDOS NO BRASILtrabalho voluntárioterceiro setormotivação no trabalho voluntárioEste artigo buscou conhecer quais são os estudos acerca da motivação no trabalho voluntário no âmbito nacional brasileiro, identificando suas hipóteses, instrumentos usados e resultados alcançados. Quanto aos objetivos, trata-se de um esforço exploratório, pois busca maior familiaridade com o problema, procurando a construção de hipóteses. Assume esta classificação pois está se esquadrinhando as teorias existentes sobre motivos do trabalho voluntário. Quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica baseada em materiais publicados em artigos, dissertações e teses que discutem a motivação no âmbito do trabalho voluntário. Os modelos teóricos utilizados nos trabalhos pesquisados foram diversos: o “conceito da dádiva”, modelos de análise da motivação entre trabalhadores remunerados, além da indefinição de modelos, foram as principais referências escolhidas. Já as metodologias tiveram características essencialmente qualitativas, com o uso de entrevistas para a coleta e com a análise de conteúdo para análise dos dados. Finalmente, os resultados também convergiram para a mesma direção: os voluntários apresentaram motivos altruístas para a escolha e permanência.Universidade de Santa Cruz do Sul2014-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/371910.17058/cepe.v0i0.3719Estudos do CEPE; Nº 38 Julho/Dezembro 2013; 161-1821982-6729reponame:Estudos do CEPEinstname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/3719/3125Cavalcante, Carlos Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T14:47:06Zoai:ojs.online.unisc.br:article/3719Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepePUBhttp://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/oaianadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com1982-67291413-4128opendoar:2024-01-10T14:47:06Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO: DELINEAMENTO DE ESTUDOS NO BRASIL
title MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO: DELINEAMENTO DE ESTUDOS NO BRASIL
spellingShingle MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO: DELINEAMENTO DE ESTUDOS NO BRASIL
Cavalcante, Carlos Eduardo
trabalho voluntário
terceiro setor
motivação no trabalho voluntário
title_short MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO: DELINEAMENTO DE ESTUDOS NO BRASIL
title_full MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO: DELINEAMENTO DE ESTUDOS NO BRASIL
title_fullStr MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO: DELINEAMENTO DE ESTUDOS NO BRASIL
title_full_unstemmed MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO: DELINEAMENTO DE ESTUDOS NO BRASIL
title_sort MOTIVAÇÃO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO: DELINEAMENTO DE ESTUDOS NO BRASIL
author Cavalcante, Carlos Eduardo
author_facet Cavalcante, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho voluntário
terceiro setor
motivação no trabalho voluntário
topic trabalho voluntário
terceiro setor
motivação no trabalho voluntário
description Este artigo buscou conhecer quais são os estudos acerca da motivação no trabalho voluntário no âmbito nacional brasileiro, identificando suas hipóteses, instrumentos usados e resultados alcançados. Quanto aos objetivos, trata-se de um esforço exploratório, pois busca maior familiaridade com o problema, procurando a construção de hipóteses. Assume esta classificação pois está se esquadrinhando as teorias existentes sobre motivos do trabalho voluntário. Quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica baseada em materiais publicados em artigos, dissertações e teses que discutem a motivação no âmbito do trabalho voluntário. Os modelos teóricos utilizados nos trabalhos pesquisados foram diversos: o “conceito da dádiva”, modelos de análise da motivação entre trabalhadores remunerados, além da indefinição de modelos, foram as principais referências escolhidas. Já as metodologias tiveram características essencialmente qualitativas, com o uso de entrevistas para a coleta e com a análise de conteúdo para análise dos dados. Finalmente, os resultados também convergiram para a mesma direção: os voluntários apresentaram motivos altruístas para a escolha e permanência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/3719
10.17058/cepe.v0i0.3719
url https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/3719
identifier_str_mv 10.17058/cepe.v0i0.3719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/3719/3125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos do CEPE; Nº 38 Julho/Dezembro 2013; 161-182
1982-6729
reponame:Estudos do CEPE
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Estudos do CEPE
collection Estudos do CEPE
repository.name.fl_str_mv Estudos do CEPE - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv anadapper@mx2.unisc.br||ralievi@unisc.br|| carolina_haas@hotmail.com
_version_ 1787894822747504640