O contexto da educação escolar indígena brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História & Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11205 |
Resumo: | Resumo:O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa a respeito de escolas indígenas em diferentes regiões brasileiras. Estas escolas foram denominadas referenciais, pois podem servir como modelo para outras instituições indígena de ensino. Dada a presença de escolas na maior parte dos territórios indígenas brasileiros, não se pode desconsiderar tal realidade, daí a importância dos estudos a respeito destas instituições e mais concretamente a finalidade e os resultados desta iniciativa. Analisa o contexto histórico da colonização, enfocando principalmente as primeiras visões sobre o indígena brasileiro e mostra como a educação para povos autóctones se estruturou baseando-se em pontos de vista superficiais. Durante todo período colonial a educação para indígenas esteve vinculada à catequese e sob a direção dos padres jesuítas, ficando ao encargo deles a conversação dos nativos ao catolicismo e preparação dos índios para servirem como mão de obra. Assim como a escolarização, a legislação e as políticas públicas do período colonial também se embasaram em visões pouco elaboradas. A escola para povos indígenas é considerada atualmente um instrumento fundamental na formação e jovens com capacidade de melhorar as relações interétnicas, trazer os conhecimentos ocidentais e a tão almejada tecnologia. A escolarização que quase cinco séculos cumpria o propósito de integração dos índios à nação, graças aos movimentos indígena e indigenista rompe com este modelo a partir da elaboração da Constituição Federal de 1988. |
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O contexto da educação escolar indígena brasileiraescolas indígenas. legislação. movimentos políticosEscolas Indígenas Brasileiras Resumo:O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa a respeito de escolas indígenas em diferentes regiões brasileiras. Estas escolas foram denominadas referenciais, pois podem servir como modelo para outras instituições indígena de ensino. Dada a presença de escolas na maior parte dos territórios indígenas brasileiros, não se pode desconsiderar tal realidade, daí a importância dos estudos a respeito destas instituições e mais concretamente a finalidade e os resultados desta iniciativa. Analisa o contexto histórico da colonização, enfocando principalmente as primeiras visões sobre o indígena brasileiro e mostra como a educação para povos autóctones se estruturou baseando-se em pontos de vista superficiais. Durante todo período colonial a educação para indígenas esteve vinculada à catequese e sob a direção dos padres jesuítas, ficando ao encargo deles a conversação dos nativos ao catolicismo e preparação dos índios para servirem como mão de obra. Assim como a escolarização, a legislação e as políticas públicas do período colonial também se embasaram em visões pouco elaboradas. A escola para povos indígenas é considerada atualmente um instrumento fundamental na formação e jovens com capacidade de melhorar as relações interétnicas, trazer os conhecimentos ocidentais e a tão almejada tecnologia. A escolarização que quase cinco séculos cumpria o propósito de integração dos índios à nação, graças aos movimentos indígena e indigenista rompe com este modelo a partir da elaboração da Constituição Federal de 1988.Editora da FURG2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/1120510.14295/rbhcs.v12i24.11205Revista Brasileira de História & Ciências Sociais; v. 12 n. 24 (2020): História e Direitos da Criança e do Adolescente na América Latina (Jul-Dez/2020); 396-4172175-3423reponame:Revista Brasileira de História & Ciências Sociaisinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSporhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11205/8360Copyright (c) 2020 Jose Manuel Ribeiro Meireleshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Meireles, Jose Manuel2020-12-11T18:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/11205Revistahttps://periodicos.furg.br/rbhcsPRIhttps://periodicos.furg.br/rbhcs/oai||jcs.cardozo@gmail.com2175-34232175-3423opendoar:2020-12-11T18:58:50Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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