A prática da pesquisa no ensino superior:: conhecimento pertencente na formação humana

Bibliographic Details
Main Author: Soares, Marisa
Publication Date: 2019
Other Authors: Severino, Antonio Joaquim
Format: Article
Language: por
Source: Avaliação (Campinas. Online)
Download full: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3480
Summary: Com base em nossa pesquisa de natureza qualitativa e por meio do estudo de caso, evidenciamos a necessidade de compreender e analisar sobre as possibilidades didático pedagógicas da prática da pesquisa realizada nas atividades de Iniciação Científica, que em nossa experiência na universidade pesquisada tem se demonstrado, além de uma ponte de conexão entre os alunos da graduação com os projetos docentes da Pós-Graduação, uma perspectiva de uma formação profissional com qualidade. Para tanto, analisamos um universo amostral formado por professores, alunos e egressos de cursos de Pedagogia e Licenciaturas de uma universidade paulista. Utilizamos o procedimento técnico de questionário ao focalizar uma questão aberta, posto que objetivamos analisar o resultado pedagógico da prática da Iniciação Científica, com vistas a verificar até que ponto esta prática contribui para a aprendizagem significativa. Por aprendizagem significativa, entendemos a apropriação, pelo aprendiz, do próprio processo de construção do conhecimento e não somente de seus produtos, bem como a compreensão de sua inserção na produção da existência pessoal e social. Foram consultadas fontes bibliográficas que tratam do processo de construção de conhecimento em relação com o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, explicitando nossas categorias teóricas de análise.
id UNISO-1_3a9eeb56c257c7aa0bea53c06b7dcacc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3480
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling A prática da pesquisa no ensino superior:: conhecimento pertencente na formação humanaCom base em nossa pesquisa de natureza qualitativa e por meio do estudo de caso, evidenciamos a necessidade de compreender e analisar sobre as possibilidades didático pedagógicas da prática da pesquisa realizada nas atividades de Iniciação Científica, que em nossa experiência na universidade pesquisada tem se demonstrado, além de uma ponte de conexão entre os alunos da graduação com os projetos docentes da Pós-Graduação, uma perspectiva de uma formação profissional com qualidade. Para tanto, analisamos um universo amostral formado por professores, alunos e egressos de cursos de Pedagogia e Licenciaturas de uma universidade paulista. Utilizamos o procedimento técnico de questionário ao focalizar uma questão aberta, posto que objetivamos analisar o resultado pedagógico da prática da Iniciação Científica, com vistas a verificar até que ponto esta prática contribui para a aprendizagem significativa. Por aprendizagem significativa, entendemos a apropriação, pelo aprendiz, do próprio processo de construção do conhecimento e não somente de seus produtos, bem como a compreensão de sua inserção na produção da existência pessoal e social. Foram consultadas fontes bibliográficas que tratam do processo de construção de conhecimento em relação com o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, explicitando nossas categorias teóricas de análise.Unicamp; Uniso2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3480Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 23 No. 2 (2018)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 23 n. 2 (2018)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3480/3107Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, MarisaSeverino, Antonio Joaquim2019-01-09T15:13:58Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/3480Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2019-01-09T15:13:58Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática da pesquisa no ensino superior:: conhecimento pertencente na formação humana
title A prática da pesquisa no ensino superior:: conhecimento pertencente na formação humana
spellingShingle A prática da pesquisa no ensino superior:: conhecimento pertencente na formação humana
Soares, Marisa
title_short A prática da pesquisa no ensino superior:: conhecimento pertencente na formação humana
title_full A prática da pesquisa no ensino superior:: conhecimento pertencente na formação humana
title_fullStr A prática da pesquisa no ensino superior:: conhecimento pertencente na formação humana
title_full_unstemmed A prática da pesquisa no ensino superior:: conhecimento pertencente na formação humana
title_sort A prática da pesquisa no ensino superior:: conhecimento pertencente na formação humana
author Soares, Marisa
author_facet Soares, Marisa
Severino, Antonio Joaquim
author_role author
author2 Severino, Antonio Joaquim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Marisa
Severino, Antonio Joaquim
description Com base em nossa pesquisa de natureza qualitativa e por meio do estudo de caso, evidenciamos a necessidade de compreender e analisar sobre as possibilidades didático pedagógicas da prática da pesquisa realizada nas atividades de Iniciação Científica, que em nossa experiência na universidade pesquisada tem se demonstrado, além de uma ponte de conexão entre os alunos da graduação com os projetos docentes da Pós-Graduação, uma perspectiva de uma formação profissional com qualidade. Para tanto, analisamos um universo amostral formado por professores, alunos e egressos de cursos de Pedagogia e Licenciaturas de uma universidade paulista. Utilizamos o procedimento técnico de questionário ao focalizar uma questão aberta, posto que objetivamos analisar o resultado pedagógico da prática da Iniciação Científica, com vistas a verificar até que ponto esta prática contribui para a aprendizagem significativa. Por aprendizagem significativa, entendemos a apropriação, pelo aprendiz, do próprio processo de construção do conhecimento e não somente de seus produtos, bem como a compreensão de sua inserção na produção da existência pessoal e social. Foram consultadas fontes bibliográficas que tratam do processo de construção de conhecimento em relação com o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, explicitando nossas categorias teóricas de análise.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3480
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3480/3107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 23 No. 2 (2018)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 23 n. 2 (2018)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1787894919534215168