Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poltronieri, Heloísa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Calderón, Adolfo Ignacio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2279
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a produção científica, a respeito da avaliação da aprendizagem na educação superior, divulgada na revista Estudos em Avaliação Educacional (EAE) em um período de 20 anos, abarcando desde sua criação em 1990 até 2010. Estudos apontam que a eevista EAE, editada pela Fundação Carlos Chagas, juntamente com a revista Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES) constituem-se, no Brasil, em referencias básicas na disseminação do conhecimento científico da área da avaliação da educação. Neste artigo, inserido nos estudos do chamado estado da arte, identificam-se as tendências temáticas predominantes na revista em questão a respeito da avaliação da aprendizagem na educação superior. Dentre as temáticas identificadas destacam-se vestibular, práticas avaliativas, teoria da avaliação, avaliação da aprendizagem, diversidade cultural, sendo que a temática “vestibular” apresentou o maior número de artigos, com discussões teóricas altamente instrumentais, estreitamente vinculadas aos serviços prestados pela fundação promotora da referida revista.
id UNISO-1_6e24adc6258375381953d45f6e73022a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2279
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questãoO presente artigo tem por objetivo analisar a produção científica, a respeito da avaliação da aprendizagem na educação superior, divulgada na revista Estudos em Avaliação Educacional (EAE) em um período de 20 anos, abarcando desde sua criação em 1990 até 2010. Estudos apontam que a eevista EAE, editada pela Fundação Carlos Chagas, juntamente com a revista Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES) constituem-se, no Brasil, em referencias básicas na disseminação do conhecimento científico da área da avaliação da educação. Neste artigo, inserido nos estudos do chamado estado da arte, identificam-se as tendências temáticas predominantes na revista em questão a respeito da avaliação da aprendizagem na educação superior. Dentre as temáticas identificadas destacam-se vestibular, práticas avaliativas, teoria da avaliação, avaliação da aprendizagem, diversidade cultural, sendo que a temática “vestibular” apresentou o maior número de artigos, com discussões teóricas altamente instrumentais, estreitamente vinculadas aos serviços prestados pela fundação promotora da referida revista.Unicamp; Uniso2015-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2279Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 20 No. 2 (2015)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 20 n. 2 (2015)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2279/1976Copyright (c) 2015 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessPoltronieri, HeloísaCalderón, Adolfo Ignacio2015-07-28T13:08:01Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/2279Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2015-07-28T13:08:01Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão
title Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão
spellingShingle Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão
Poltronieri, Heloísa
title_short Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão
title_full Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão
title_fullStr Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão
title_sort Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão
author Poltronieri, Heloísa
author_facet Poltronieri, Heloísa
Calderón, Adolfo Ignacio
author_role author
author2 Calderón, Adolfo Ignacio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poltronieri, Heloísa
Calderón, Adolfo Ignacio
description O presente artigo tem por objetivo analisar a produção científica, a respeito da avaliação da aprendizagem na educação superior, divulgada na revista Estudos em Avaliação Educacional (EAE) em um período de 20 anos, abarcando desde sua criação em 1990 até 2010. Estudos apontam que a eevista EAE, editada pela Fundação Carlos Chagas, juntamente com a revista Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES) constituem-se, no Brasil, em referencias básicas na disseminação do conhecimento científico da área da avaliação da educação. Neste artigo, inserido nos estudos do chamado estado da arte, identificam-se as tendências temáticas predominantes na revista em questão a respeito da avaliação da aprendizagem na educação superior. Dentre as temáticas identificadas destacam-se vestibular, práticas avaliativas, teoria da avaliação, avaliação da aprendizagem, diversidade cultural, sendo que a temática “vestibular” apresentou o maior número de artigos, com discussões teóricas altamente instrumentais, estreitamente vinculadas aos serviços prestados pela fundação promotora da referida revista.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2279
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2279/1976
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 20 No. 2 (2015)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 20 n. 2 (2015)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219608632786944