JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrochano, Maria Carla
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471
Resumo: O presente artigo sustenta que as recentes transformações no ensino superior, especialmente no que se relaciona à ampliação da presença de jovens trabalhadores no meio universitário, tornam fundamental a retomada da categoria juventude nos estudos em torno desse nível de ensino e o olhar para a intensa presença do trabalho  em suas vidas. Tomando como referência um estudo realizado com jovens de baixa renda do Município de São Paulo, suas dificuldades e expectativas de acesso ao ensino superior, o artigo aponta a relevância e as limitações da atual expansão, bem como o necessário um aprofundamento em torno da origem, das experiências e dos projetos dessa nova geração, que traz o ingresso no ensino superior como elemento essencial de sua trajetória desejada.
id UNISO-1_a5502059f4b4425db950cc1126897316
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/1471
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIORO presente artigo sustenta que as recentes transformações no ensino superior, especialmente no que se relaciona à ampliação da presença de jovens trabalhadores no meio universitário, tornam fundamental a retomada da categoria juventude nos estudos em torno desse nível de ensino e o olhar para a intensa presença do trabalho  em suas vidas. Tomando como referência um estudo realizado com jovens de baixa renda do Município de São Paulo, suas dificuldades e expectativas de acesso ao ensino superior, o artigo aponta a relevância e as limitações da atual expansão, bem como o necessário um aprofundamento em torno da origem, das experiências e dos projetos dessa nova geração, que traz o ingresso no ensino superior como elemento essencial de sua trajetória desejada.Unicamp; Uniso2013-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 18 No. 1 (2013)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 18 n. 1 (2013)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471/1440Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrochano, Maria Carla2018-06-06T20:11:14Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/1471Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2018-06-06T20:11:14Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Corrochano, Maria Carla
title_short JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_full JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
title_sort JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
author Corrochano, Maria Carla
author_facet Corrochano, Maria Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrochano, Maria Carla
description O presente artigo sustenta que as recentes transformações no ensino superior, especialmente no que se relaciona à ampliação da presença de jovens trabalhadores no meio universitário, tornam fundamental a retomada da categoria juventude nos estudos em torno desse nível de ensino e o olhar para a intensa presença do trabalho  em suas vidas. Tomando como referência um estudo realizado com jovens de baixa renda do Município de São Paulo, suas dificuldades e expectativas de acesso ao ensino superior, o artigo aponta a relevância e as limitações da atual expansão, bem como o necessário um aprofundamento em torno da origem, das experiências e dos projetos dessa nova geração, que traz o ingresso no ensino superior como elemento essencial de sua trajetória desejada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1471/1440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 18 No. 1 (2013)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 18 n. 1 (2013)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219608235376640