Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/55 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre informação, decisão estratégica e sensemaking organizacional. Muitos são os estudos sobre o processo decisório nas organizações que estabelecem uma relação entre informação e decisão. A maior parte utiliza a abordagem racional. Este artigo procura demonstrar as limitações da abordagem racional e caminhar para uma abordagem alternativa, baseada da teoria de sensemaking, que concebe a informação dentro da dimensão humana. Por meio de uma revisão das abordagens sobre o processo decisório e informação, propõe uma relação entre decisão estratégica e informação na perspectiva do sensemaking organizacional desenvolvida por Karl Weick, como abordagem alternativa. Conclui argumentando que uma decisão estratégica se inicia somente quando a informação faz sentido, ou seja, quando através de um processo de interação humana produz um significado que dá sentido à ação. |
id |
UNISUL-1_63731450d7b6b6d7729727ad977d24b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/55 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository_id_str |
|
spelling |
Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativaInformação e Tomada de DecisãoDecisões estratégicasSensemaking organizacionalO objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre informação, decisão estratégica e sensemaking organizacional. Muitos são os estudos sobre o processo decisório nas organizações que estabelecem uma relação entre informação e decisão. A maior parte utiliza a abordagem racional. Este artigo procura demonstrar as limitações da abordagem racional e caminhar para uma abordagem alternativa, baseada da teoria de sensemaking, que concebe a informação dentro da dimensão humana. Por meio de uma revisão das abordagens sobre o processo decisório e informação, propõe uma relação entre decisão estratégica e informação na perspectiva do sensemaking organizacional desenvolvida por Karl Weick, como abordagem alternativa. Conclui argumentando que uma decisão estratégica se inicia somente quando a informação faz sentido, ou seja, quando através de um processo de interação humana produz um significado que dá sentido à ação.Universidade do Sul de Santa Catarina2009-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/5510.19177/reen.v2e12009136-157Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 1 (2009); 136-1571984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/55/55Leitão, Pedro Claudio CoutinhoNassif, Mônica E.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T14:48:05Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/55Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:19.956813Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa |
title |
Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa |
spellingShingle |
Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa Leitão, Pedro Claudio Coutinho Informação e Tomada de Decisão Decisões estratégicas Sensemaking organizacional |
title_short |
Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa |
title_full |
Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa |
title_fullStr |
Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa |
title_full_unstemmed |
Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa |
title_sort |
Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa |
author |
Leitão, Pedro Claudio Coutinho |
author_facet |
Leitão, Pedro Claudio Coutinho Nassif, Mônica E. |
author_role |
author |
author2 |
Nassif, Mônica E. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Pedro Claudio Coutinho Nassif, Mônica E. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação e Tomada de Decisão Decisões estratégicas Sensemaking organizacional |
topic |
Informação e Tomada de Decisão Decisões estratégicas Sensemaking organizacional |
description |
O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre informação, decisão estratégica e sensemaking organizacional. Muitos são os estudos sobre o processo decisório nas organizações que estabelecem uma relação entre informação e decisão. A maior parte utiliza a abordagem racional. Este artigo procura demonstrar as limitações da abordagem racional e caminhar para uma abordagem alternativa, baseada da teoria de sensemaking, que concebe a informação dentro da dimensão humana. Por meio de uma revisão das abordagens sobre o processo decisório e informação, propõe uma relação entre decisão estratégica e informação na perspectiva do sensemaking organizacional desenvolvida por Karl Weick, como abordagem alternativa. Conclui argumentando que uma decisão estratégica se inicia somente quando a informação faz sentido, ou seja, quando através de um processo de interação humana produz um significado que dá sentido à ação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/55 10.19177/reen.v2e12009136-157 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/55 |
identifier_str_mv |
10.19177/reen.v2e12009136-157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/55/55 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 1 (2009); 136-157 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1787715337773383680 |