Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Pedro Claudio Coutinho
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nassif, Mônica E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/55
Resumo: O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre informação, decisão estratégica e sensemaking organizacional. Muitos são os estudos sobre o processo decisório nas organizações que estabelecem uma relação entre informação e decisão. A maior parte utiliza a abordagem racional. Este artigo procura demonstrar as limitações da abordagem racional e caminhar para uma abordagem alternativa, baseada da teoria de sensemaking, que concebe a informação dentro da dimensão humana. Por meio de uma revisão das abordagens sobre o processo decisório e informação, propõe uma relação entre decisão estratégica e informação na perspectiva do sensemaking organizacional desenvolvida por Karl Weick, como abordagem alternativa. Conclui argumentando que uma decisão estratégica se inicia somente quando a informação faz sentido, ou seja, quando através de um processo de interação humana produz um significado que dá sentido à ação.
id UNISUL-1_63731450d7b6b6d7729727ad977d24b7
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/55
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativaInformação e Tomada de DecisãoDecisões estratégicasSensemaking organizacionalO objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre informação, decisão estratégica e sensemaking organizacional. Muitos são os estudos sobre o processo decisório nas organizações que estabelecem uma relação entre informação e decisão. A maior parte utiliza a abordagem racional. Este artigo procura demonstrar as limitações da abordagem racional e caminhar para uma abordagem alternativa, baseada da teoria de sensemaking, que concebe a informação dentro da dimensão humana. Por meio de uma revisão das abordagens sobre o processo decisório e informação, propõe uma relação entre decisão estratégica e informação na perspectiva do sensemaking organizacional desenvolvida por Karl Weick, como abordagem alternativa. Conclui argumentando que uma decisão estratégica se inicia somente quando a informação faz sentido, ou seja, quando através de um processo de interação humana produz um significado que dá sentido à ação.Universidade do Sul de Santa Catarina2009-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/5510.19177/reen.v2e12009136-157Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 1 (2009); 136-1571984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/55/55Leitão, Pedro Claudio CoutinhoNassif, Mônica E.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T14:48:05Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/55Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:19.956813Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa
title Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa
spellingShingle Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa
Leitão, Pedro Claudio Coutinho
Informação e Tomada de Decisão
Decisões estratégicas
Sensemaking organizacional
title_short Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa
title_full Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa
title_fullStr Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa
title_full_unstemmed Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa
title_sort Decisões estratégicas e informação: sensemaking organizacional como abordagem alternativa
author Leitão, Pedro Claudio Coutinho
author_facet Leitão, Pedro Claudio Coutinho
Nassif, Mônica E.
author_role author
author2 Nassif, Mônica E.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Pedro Claudio Coutinho
Nassif, Mônica E.
dc.subject.por.fl_str_mv Informação e Tomada de Decisão
Decisões estratégicas
Sensemaking organizacional
topic Informação e Tomada de Decisão
Decisões estratégicas
Sensemaking organizacional
description O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre informação, decisão estratégica e sensemaking organizacional. Muitos são os estudos sobre o processo decisório nas organizações que estabelecem uma relação entre informação e decisão. A maior parte utiliza a abordagem racional. Este artigo procura demonstrar as limitações da abordagem racional e caminhar para uma abordagem alternativa, baseada da teoria de sensemaking, que concebe a informação dentro da dimensão humana. Por meio de uma revisão das abordagens sobre o processo decisório e informação, propõe uma relação entre decisão estratégica e informação na perspectiva do sensemaking organizacional desenvolvida por Karl Weick, como abordagem alternativa. Conclui argumentando que uma decisão estratégica se inicia somente quando a informação faz sentido, ou seja, quando através de um processo de interação humana produz um significado que dá sentido à ação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/55
10.19177/reen.v2e12009136-157
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/55
identifier_str_mv 10.19177/reen.v2e12009136-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/55/55
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 1 (2009); 136-157
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1787715337773383680