Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/40 |
Resumo: | Este artigo enfoca o processo de aprendizagem organizacional e de criação de conhecimento em uma instituição privada de ciência e tecnologia. Esse processo é examinado por meio do Instituto Stela, um start-up universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. O delineamento do estudo é qualitativo e utiliza a abordagem do estudo de caso. Baseia-se em evidências coletadas por meio da triangulação de técnicas (entrevistas, reuniões casuais, análise de documentos e observação direta). Os resultados indicam que a estrutura organizacional matricial e adocrática e os valores organizacionais formam um substrato condutivo à aprendizagem organizacional. O entrelaçamento entre o planejamento das atividades de pesquisa e desenvolvimento e sua execução vinculada a projetos de desenvolvimento de produtos e serviços favorece o processo de construção do saber, ou knowing, como atividade integral e diária dos colaboradores. Além de expandir o conhecimento acerca do construto da aprendizagem organizacional em um instituto de C&T privado, este estudo contribui para a geração de insumos que possibilitem a realização de novas pesquisas em um universo maior de institutos privados de C&T e com instituições intensivas em conhecimento de outros setores da economia. |
id |
UNISUL-1_9ce455b17a8535ff20a12ae791837734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/40 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem organizacional e criação de conhecimentoAprendizagem organizacionalCriação do conhecimentoSistema Nacional de InovaçãoInstitutos de C&TEste artigo enfoca o processo de aprendizagem organizacional e de criação de conhecimento em uma instituição privada de ciência e tecnologia. Esse processo é examinado por meio do Instituto Stela, um start-up universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. O delineamento do estudo é qualitativo e utiliza a abordagem do estudo de caso. Baseia-se em evidências coletadas por meio da triangulação de técnicas (entrevistas, reuniões casuais, análise de documentos e observação direta). Os resultados indicam que a estrutura organizacional matricial e adocrática e os valores organizacionais formam um substrato condutivo à aprendizagem organizacional. O entrelaçamento entre o planejamento das atividades de pesquisa e desenvolvimento e sua execução vinculada a projetos de desenvolvimento de produtos e serviços favorece o processo de construção do saber, ou knowing, como atividade integral e diária dos colaboradores. Além de expandir o conhecimento acerca do construto da aprendizagem organizacional em um instituto de C&T privado, este estudo contribui para a geração de insumos que possibilitem a realização de novas pesquisas em um universo maior de institutos privados de C&T e com instituições intensivas em conhecimento de outros setores da economia.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/4010.19177/reen.v1e2200824-42Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 2 (2008); 24-421984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/40/40Steil, Andrea ValériaPacheco, Roberto C. S.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T14:29:22Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/40Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:19.229313Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento |
title |
Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento |
spellingShingle |
Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento Steil, Andrea Valéria Aprendizagem organizacional Criação do conhecimento Sistema Nacional de Inovação Institutos de C&T |
title_short |
Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento |
title_full |
Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento |
title_sort |
Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento |
author |
Steil, Andrea Valéria |
author_facet |
Steil, Andrea Valéria Pacheco, Roberto C. S. |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Roberto C. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steil, Andrea Valéria Pacheco, Roberto C. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Criação do conhecimento Sistema Nacional de Inovação Institutos de C&T |
topic |
Aprendizagem organizacional Criação do conhecimento Sistema Nacional de Inovação Institutos de C&T |
description |
Este artigo enfoca o processo de aprendizagem organizacional e de criação de conhecimento em uma instituição privada de ciência e tecnologia. Esse processo é examinado por meio do Instituto Stela, um start-up universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. O delineamento do estudo é qualitativo e utiliza a abordagem do estudo de caso. Baseia-se em evidências coletadas por meio da triangulação de técnicas (entrevistas, reuniões casuais, análise de documentos e observação direta). Os resultados indicam que a estrutura organizacional matricial e adocrática e os valores organizacionais formam um substrato condutivo à aprendizagem organizacional. O entrelaçamento entre o planejamento das atividades de pesquisa e desenvolvimento e sua execução vinculada a projetos de desenvolvimento de produtos e serviços favorece o processo de construção do saber, ou knowing, como atividade integral e diária dos colaboradores. Além de expandir o conhecimento acerca do construto da aprendizagem organizacional em um instituto de C&T privado, este estudo contribui para a geração de insumos que possibilitem a realização de novas pesquisas em um universo maior de institutos privados de C&T e com instituições intensivas em conhecimento de outros setores da economia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/40 10.19177/reen.v1e2200824-42 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/40 |
identifier_str_mv |
10.19177/reen.v1e2200824-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/40/40 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 1 n. 2 (2008); 24-42 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1787715337751363584 |