TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bender de Sousa, Lucilene
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hübner, Lilian Cristine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7589
Resumo: Neste artigo traçamos e comparamos o perfil de leitores com dificuldades de compreensão leitora (LDC) e bons leitores (BL). Por meio da avaliação da leitura de palavras isoladas e da avaliação da compreensão de texto escrito, identificamos 49 BL e 37 LDC dentre 336 estudantes de 8ª série de escolas públicas na região sul do Brasil. A investigação do perfil dos grupos foi realizada por meio de um questionário escrito a que os próprios participantes responderam. Os resultados mostraram diferença na experiência dos grupos com a leitura e correlação positiva entre o desempenho em compreensão leitora e o número de livros lidos pelos estudantes em um ano. Constatamos que a pesquisa sobre os hábitos de leitura dos grupos pode auxiliar na compreensão das diferenças no perfil de BL e LDC, necessitando ser expandida futuramente para orientar tanto estudos teóricos quanto práticos de intervenção clínica e pedagógica.
id UNISUL-3_96b8247c896671eeefb14612a6b93cdb
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7589
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃOCompreensão leitora. Hábitos de leitura. Estratégias de leitura. Perfil leitor.Neste artigo traçamos e comparamos o perfil de leitores com dificuldades de compreensão leitora (LDC) e bons leitores (BL). Por meio da avaliação da leitura de palavras isoladas e da avaliação da compreensão de texto escrito, identificamos 49 BL e 37 LDC dentre 336 estudantes de 8ª série de escolas públicas na região sul do Brasil. A investigação do perfil dos grupos foi realizada por meio de um questionário escrito a que os próprios participantes responderam. Os resultados mostraram diferença na experiência dos grupos com a leitura e correlação positiva entre o desempenho em compreensão leitora e o número de livros lidos pelos estudantes em um ano. Constatamos que a pesquisa sobre os hábitos de leitura dos grupos pode auxiliar na compreensão das diferenças no perfil de BL e LDC, necessitando ser expandida futuramente para orientar tanto estudos teóricos quanto práticos de intervenção clínica e pedagógica.Silvânia Siebert2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7589Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 97-109Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 97-1091982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7589/4902Copyright (c) 2020 Lucilene Bender de Sousa, Lilian Cristine Hübnerinfo:eu-repo/semantics/openAccessBender de Sousa, LucileneHübner, Lilian Cristine2020-03-31T12:32:32Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7589Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2020-03-31T12:32:32Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO
title TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO
spellingShingle TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO
Bender de Sousa, Lucilene
Compreensão leitora. Hábitos de leitura. Estratégias de leitura. Perfil leitor.
title_short TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO
title_full TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO
title_fullStr TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO
title_full_unstemmed TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO
title_sort TRAÇANDO O PERFIL DE BONS LEITORES E DE LEITORES COM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO
author Bender de Sousa, Lucilene
author_facet Bender de Sousa, Lucilene
Hübner, Lilian Cristine
author_role author
author2 Hübner, Lilian Cristine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bender de Sousa, Lucilene
Hübner, Lilian Cristine
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora. Hábitos de leitura. Estratégias de leitura. Perfil leitor.
topic Compreensão leitora. Hábitos de leitura. Estratégias de leitura. Perfil leitor.
description Neste artigo traçamos e comparamos o perfil de leitores com dificuldades de compreensão leitora (LDC) e bons leitores (BL). Por meio da avaliação da leitura de palavras isoladas e da avaliação da compreensão de texto escrito, identificamos 49 BL e 37 LDC dentre 336 estudantes de 8ª série de escolas públicas na região sul do Brasil. A investigação do perfil dos grupos foi realizada por meio de um questionário escrito a que os próprios participantes responderam. Os resultados mostraram diferença na experiência dos grupos com a leitura e correlação positiva entre o desempenho em compreensão leitora e o número de livros lidos pelos estudantes em um ano. Constatamos que a pesquisa sobre os hábitos de leitura dos grupos pode auxiliar na compreensão das diferenças no perfil de BL e LDC, necessitando ser expandida futuramente para orientar tanto estudos teóricos quanto práticos de intervenção clínica e pedagógica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7589
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7589/4902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lucilene Bender de Sousa, Lilian Cristine Hübner
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lucilene Bender de Sousa, Lilian Cristine Hübner
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 97-109
Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 97-109
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1787715298515746816