“PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schalkoski Dias, Luzia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mari Gusso, Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4291
Resumo: Neste estudo, busca-se evidenciar o potencial analítico que a inter-relação entre a Teoria da Polidez (BROWN; LEVINSON, 1987) e a abordagem semiótica da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) pode oferecer para a análise de estratégias de polidez usadas em peças publicitárias de comunicação pública. Realiza-se uma análise qualitativa de duas peças publicitárias de campanhas de doação de sangue promovidas pelo Ministério da Saúde brasileiro. Os gêneros textuais analisados, um pôster e um folder, caracterizam-se pela multimodalidade semiótica; assim, recursos verbais e não verbais são articulados para a produção dos significados sociais pretendidos. A análise evidenciou que, assim como as estratégias de polidez positiva são usadas pelos anunciantes para buscar uma aproximação com o público-alvo, a linguagem visual também é manipulada segundo determinados padrões, de forma a capturar a atenção dos interlocutores e seduzi-los. O corpus sugere que as estruturas visuais reforçam as estratégias verbais utilizadas para intensificar a atmosfera de proximidade entre os envolvidos na situação de interação.
id UNISUL-3_9e5d8c8bdb6aca7dad076760923253fa
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/4291
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling “PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL“PARA DONAR SANGRE, ¿USTED NECESITA CONOCER LA PERSONA?” ESTRATEGIAS DE CORTESÍA EN CAMPAÑAS BRASILEÑAS DE DONACIÓN DE SANGRE: UN ANÁLISIS MULTIMODAL“DO YOU NEED TO KNOW THE PERSON TO DONATE?” FACEWORK STRATEGIES IN BRAZILIAN BLOOD DONATION CAMPAIGNS: A MULTIMODAL ANALYSISMultimodalidade. Estratégia de polidez. Publicidade. Doação de sangue.Multimodalidad. Estrategia de cortesía. Publicidad. Donación de sangre.Multimodality. Politeness strategy. Advertising. Blood donation.Neste estudo, busca-se evidenciar o potencial analítico que a inter-relação entre a Teoria da Polidez (BROWN; LEVINSON, 1987) e a abordagem semiótica da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) pode oferecer para a análise de estratégias de polidez usadas em peças publicitárias de comunicação pública. Realiza-se uma análise qualitativa de duas peças publicitárias de campanhas de doação de sangue promovidas pelo Ministério da Saúde brasileiro. Os gêneros textuais analisados, um pôster e um folder, caracterizam-se pela multimodalidade semiótica; assim, recursos verbais e não verbais são articulados para a produção dos significados sociais pretendidos. A análise evidenciou que, assim como as estratégias de polidez positiva são usadas pelos anunciantes para buscar uma aproximação com o público-alvo, a linguagem visual também é manipulada segundo determinados padrões, de forma a capturar a atenção dos interlocutores e seduzi-los. O corpus sugere que as estruturas visuais reforçam as estratégias verbais utilizadas para intensificar a atmosfera de proximidade entre os envolvidos na situação de interação.En este estudio se busca evidenciar el potencial analítico que la inter-relación entre la Teoría de la Cortesía (BROWN; LEVINSON, 1987) y el abordaje semiótica de la Gramática del Diseño Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) puede ofrecer para el análisis de estrategias de cortesía usadas en piezas publicitarias de comunicación pública. Se realiza un análisis cualitativa de dos piezas publicitarias de campañas de donación de sangre promovidas por el Ministerio de la Salud brasileño. Los géneros textuales analizados, un póster y un fólder, se caracterizan por la multimodalidad semiótica. Así, recursos verbales y no verbales son articulados para la producción de los significados sociales pretendidos. El análisis he evidenciado que, así como las estrategias de cortesía positiva son usadas por ellos anunciantes para buscar una aproximación con o público-objetivo, el lenguaje visual también es manipulado segundo determinados estándares, de manera a capturar la atención de los interlocutores y seducirlos. El corpus sugiere que las estructuras visuales refuerzan las estrategias verbales utilizadas para intensificar la atmosfera de proximidad entre los involucrados en la situación de interacción.The study intends to point out the analytic potential which the interrelation be¬tween the Politeness Theory (BROWN; LEVINSON, 1987) and the semiotic approach of the Grammar of Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) can provide to the analy¬sis of politeness strategies used in the advertising of public communication. We carried out a qualitative analysis of two advertising pieces in blood donation campaigns conducted by the Brazilian Ministry of Health. The textual genres analyzed, a poster and a folder, are character¬ized by their semiotic multimodality; therefore, resources are used to¬gether to produce social meanings in tune with the interests and motivations of the producers. It was highlighted by the data analysis that, as the positive politeness strategies are used by the advertisers to try to get close to the addressees, the visual language is also handled according to certain standards, in order to capture the attention of the tar¬geted public. The corpus suggests that the visual structures reinforce the verbal strategies used to intensify the atmosphere of closeness between those involved in the interaction situation. Silvânia Siebert2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4291Linguagem em (Dis)curso; Vol. 16 No. 3 (2016); 401-419Linguagem em (Dis)curso; v. 16 n. 3 (2016); 401-4191982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4291/2880Copyright (c) 2016 Luzia Schalkoski Dias, Angela Mari Gussoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchalkoski Dias, LuziaMari Gusso, Angela2016-12-08T18:31:42Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/4291Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2016-12-08T18:31:42Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv “PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
“PARA DONAR SANGRE, ¿USTED NECESITA CONOCER LA PERSONA?” ESTRATEGIAS DE CORTESÍA EN CAMPAÑAS BRASILEÑAS DE DONACIÓN DE SANGRE: UN ANÁLISIS MULTIMODAL
“DO YOU NEED TO KNOW THE PERSON TO DONATE?” FACEWORK STRATEGIES IN BRAZILIAN BLOOD DONATION CAMPAIGNS: A MULTIMODAL ANALYSIS
title “PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
spellingShingle “PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
Schalkoski Dias, Luzia
Multimodalidade. Estratégia de polidez. Publicidade. Doação de sangue.
Multimodalidad. Estrategia de cortesía. Publicidad. Donación de sangre.
Multimodality. Politeness strategy. Advertising. Blood donation.
title_short “PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
title_full “PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
title_fullStr “PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
title_full_unstemmed “PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
title_sort “PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
author Schalkoski Dias, Luzia
author_facet Schalkoski Dias, Luzia
Mari Gusso, Angela
author_role author
author2 Mari Gusso, Angela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schalkoski Dias, Luzia
Mari Gusso, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade. Estratégia de polidez. Publicidade. Doação de sangue.
Multimodalidad. Estrategia de cortesía. Publicidad. Donación de sangre.
Multimodality. Politeness strategy. Advertising. Blood donation.
topic Multimodalidade. Estratégia de polidez. Publicidade. Doação de sangue.
Multimodalidad. Estrategia de cortesía. Publicidad. Donación de sangre.
Multimodality. Politeness strategy. Advertising. Blood donation.
description Neste estudo, busca-se evidenciar o potencial analítico que a inter-relação entre a Teoria da Polidez (BROWN; LEVINSON, 1987) e a abordagem semiótica da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) pode oferecer para a análise de estratégias de polidez usadas em peças publicitárias de comunicação pública. Realiza-se uma análise qualitativa de duas peças publicitárias de campanhas de doação de sangue promovidas pelo Ministério da Saúde brasileiro. Os gêneros textuais analisados, um pôster e um folder, caracterizam-se pela multimodalidade semiótica; assim, recursos verbais e não verbais são articulados para a produção dos significados sociais pretendidos. A análise evidenciou que, assim como as estratégias de polidez positiva são usadas pelos anunciantes para buscar uma aproximação com o público-alvo, a linguagem visual também é manipulada segundo determinados padrões, de forma a capturar a atenção dos interlocutores e seduzi-los. O corpus sugere que as estruturas visuais reforçam as estratégias verbais utilizadas para intensificar a atmosfera de proximidade entre os envolvidos na situação de interação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4291
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4291
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/4291/2880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Luzia Schalkoski Dias, Angela Mari Gusso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Luzia Schalkoski Dias, Angela Mari Gusso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 16 No. 3 (2016); 401-419
Linguagem em (Dis)curso; v. 16 n. 3 (2016); 401-419
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575156666368