A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Pinto, Tarcísio Jorge
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/747
Resumo: This paper discusses the design method of intuition developed by Henri Bergson in order to more clearly delineate its meaning throughout his philosophy while highlighting how such a concept stands in front of the traditional conception of scientific method and philosophy. In parallel, it seeks to show how, for Bergson, intuition, by becoming a rigorous philosophical method, can teach us to understand more deeply the reality of life, providing, in consequence, a more balanced intellectual activity of man, able to allow their moral elevation. Finally, it indicates how these methodological, epistemological and ethical conceptions of Bergson relate to some of his reflections on education in general..
id UNISUL-4_ee7ea485706e53c281f4fdce2df3dafc
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/747
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionaisA crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionaisPhilosophical methodIntuitionExperienceMetaphysicsEthicsEducationMétodo filosóficoIntuiçãoDuraçãoÉticaEducaçãoThis paper discusses the design method of intuition developed by Henri Bergson in order to more clearly delineate its meaning throughout his philosophy while highlighting how such a concept stands in front of the traditional conception of scientific method and philosophy. In parallel, it seeks to show how, for Bergson, intuition, by becoming a rigorous philosophical method, can teach us to understand more deeply the reality of life, providing, in consequence, a more balanced intellectual activity of man, able to allow their moral elevation. Finally, it indicates how these methodological, epistemological and ethical conceptions of Bergson relate to some of his reflections on education in general..Este texto aborda a concepção de método da intuição elaborada por Henri Bergson de modo a poder delinear mais claramente o seu significado no conjunto de sua filosofia e ao mesmo tempo destacar como tal concepção se posiciona diante da concepção de método da ciência e da filosofia tradicionais. Paralelamente, o texto busca mostrar como, para Bergson, a intuição, por converter-se num método filosófico rigoroso, pode nos ensinar a conhecer mais profundamente a realidade da vida, proporcionando, em conseqüência disso, um maior equilíbrio da atividade intelectual do homem, capaz de possibilitar sua elevação moral.  Por fim, aponta como estas concepções metodológicas, epistemológicas e éticas de Bergson se relacionam também a algumas de suas reflexões em torno da educação.Universidade do Sul de Santa Catarina2011-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/74710.19177/prppge.v4e0201139-52Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 4: nº. Esp. (2011); 39-522179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/747/699Santos Pinto, Tarcísio Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T13:44:24Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/747Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T13:44:24Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
title A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
spellingShingle A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
Santos Pinto, Tarcísio Jorge
Philosophical method
Intuition
Experience
Metaphysics
Ethics
Education
Método filosófico
Intuição
Duração
Ética
Educação
title_short A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
title_full A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
title_fullStr A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
title_full_unstemmed A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
title_sort A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
author Santos Pinto, Tarcísio Jorge
author_facet Santos Pinto, Tarcísio Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Pinto, Tarcísio Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Philosophical method
Intuition
Experience
Metaphysics
Ethics
Education
Método filosófico
Intuição
Duração
Ética
Educação
topic Philosophical method
Intuition
Experience
Metaphysics
Ethics
Education
Método filosófico
Intuição
Duração
Ética
Educação
description This paper discusses the design method of intuition developed by Henri Bergson in order to more clearly delineate its meaning throughout his philosophy while highlighting how such a concept stands in front of the traditional conception of scientific method and philosophy. In parallel, it seeks to show how, for Bergson, intuition, by becoming a rigorous philosophical method, can teach us to understand more deeply the reality of life, providing, in consequence, a more balanced intellectual activity of man, able to allow their moral elevation. Finally, it indicates how these methodological, epistemological and ethical conceptions of Bergson relate to some of his reflections on education in general..
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/747
10.19177/prppge.v4e0201139-52
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/747
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v4e0201139-52
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/747/699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 4: nº. Esp. (2011); 39-52
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218746576437248