A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/747 |
Resumo: | This paper discusses the design method of intuition developed by Henri Bergson in order to more clearly delineate its meaning throughout his philosophy while highlighting how such a concept stands in front of the traditional conception of scientific method and philosophy. In parallel, it seeks to show how, for Bergson, intuition, by becoming a rigorous philosophical method, can teach us to understand more deeply the reality of life, providing, in consequence, a more balanced intellectual activity of man, able to allow their moral elevation. Finally, it indicates how these methodological, epistemological and ethical conceptions of Bergson relate to some of his reflections on education in general.. |
id |
UNISUL-4_ee7ea485706e53c281f4fdce2df3dafc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/747 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionaisA crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionaisPhilosophical methodIntuitionExperienceMetaphysicsEthicsEducationMétodo filosóficoIntuiçãoDuraçãoÉticaEducaçãoThis paper discusses the design method of intuition developed by Henri Bergson in order to more clearly delineate its meaning throughout his philosophy while highlighting how such a concept stands in front of the traditional conception of scientific method and philosophy. In parallel, it seeks to show how, for Bergson, intuition, by becoming a rigorous philosophical method, can teach us to understand more deeply the reality of life, providing, in consequence, a more balanced intellectual activity of man, able to allow their moral elevation. Finally, it indicates how these methodological, epistemological and ethical conceptions of Bergson relate to some of his reflections on education in general..Este texto aborda a concepção de método da intuição elaborada por Henri Bergson de modo a poder delinear mais claramente o seu significado no conjunto de sua filosofia e ao mesmo tempo destacar como tal concepção se posiciona diante da concepção de método da ciência e da filosofia tradicionais. Paralelamente, o texto busca mostrar como, para Bergson, a intuição, por converter-se num método filosófico rigoroso, pode nos ensinar a conhecer mais profundamente a realidade da vida, proporcionando, em conseqüência disso, um maior equilíbrio da atividade intelectual do homem, capaz de possibilitar sua elevação moral. Por fim, aponta como estas concepções metodológicas, epistemológicas e éticas de Bergson se relacionam também a algumas de suas reflexões em torno da educação.Universidade do Sul de Santa Catarina2011-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/74710.19177/prppge.v4e0201139-52Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 4: nº. Esp. (2011); 39-522179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/747/699Santos Pinto, Tarcísio Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T13:44:24Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/747Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T13:44:24Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais |
title |
A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais |
spellingShingle |
A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais Santos Pinto, Tarcísio Jorge Philosophical method Intuition Experience Metaphysics Ethics Education Método filosófico Intuição Duração Ética Educação |
title_short |
A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais |
title_full |
A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais |
title_fullStr |
A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais |
title_full_unstemmed |
A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais |
title_sort |
A crítica bergsoniana ao método filosófico tradicional – repercussões epistemológicas, éticas e educacionais |
author |
Santos Pinto, Tarcísio Jorge |
author_facet |
Santos Pinto, Tarcísio Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Pinto, Tarcísio Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Philosophical method Intuition Experience Metaphysics Ethics Education Método filosófico Intuição Duração Ética Educação |
topic |
Philosophical method Intuition Experience Metaphysics Ethics Education Método filosófico Intuição Duração Ética Educação |
description |
This paper discusses the design method of intuition developed by Henri Bergson in order to more clearly delineate its meaning throughout his philosophy while highlighting how such a concept stands in front of the traditional conception of scientific method and philosophy. In parallel, it seeks to show how, for Bergson, intuition, by becoming a rigorous philosophical method, can teach us to understand more deeply the reality of life, providing, in consequence, a more balanced intellectual activity of man, able to allow their moral elevation. Finally, it indicates how these methodological, epistemological and ethical conceptions of Bergson relate to some of his reflections on education in general.. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/747 10.19177/prppge.v4e0201139-52 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/747 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v4e0201139-52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/747/699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 4: nº. Esp. (2011); 39-52 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218746576437248 |