SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM GRANDE SERVIÇO DE URGÊNCIA DE SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga Oliveira, Fernanda Kelly
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Coutinho, Mislene Silva, Soares Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/1947
Resumo: A Síndrome de Burnout é a cronificação do estresse ocupacional causada por pressões no ambiente de trabalho decorrente do esgotamento físico e mental. A enfermagem é classificada como a quarta profissão mais estressante no setor público. Objetivo: Identificar a Síndrome de Burnout e os possíveis preditores em profissionais de enfermagem de um grande pronto socorro público de Sergipe. Métodos: Estudo descritivo com abordagem quantitativa com 27 profissionais de enfermagem atuantes no PS Área Verde-Trauma do Hospital de Urgência de Sergipe. Utilizou-se um questionário estruturado auto-aplicável, acrescido do instrumento Maslach Burnout Inventory. Resultados: Verificou-se que 100% dos auxiliares de enfermagem tiveram um alto índice a exaustão emocional e um alto índice a baixa realização profissional, já os técnicos de enfermagem tiveram um alto índice 93,9% a baixa realização profissional e 60% alta exaustão emocional, seguido dos enfermeiros com 80% em alta exaustão emocional e 90% em baixa realização profissional. Conclusão: A dinâmica organizacional de um pronto socorro gera sobrecarga e tensão ocupacional, é necessário desenvolver táticas de reorganização do processo de trabalho, sugere-se que o sistema de classificação de risco já em uso nesse hospital possa estar alinhado às necessidades de horas de cuidados de enfermagem o que justificará o quantitativo de profissional ideal para uma assistência de qualidade com consequente melhoria da saúde do trabalhador. Propõe-se que as ações de enfermagem possam ser sistematizadas, com implementação da SAE, protocolos e rotinas, que estas possam ser desenvolvidas com apoio da educação permanente e táticas da gestão.
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