ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7125 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior. Com suporte em debates sobre a formação didática para o exercício da docência universitária, incluindo os ditames da legislação educacional e do que se tem produzido no âmbito acadêmico acerca da formação dos professores do ensino superior, surgiu uma indagação por demais desconsiderada na pesquisa em educação: Que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior? Entre os autores que contribuem para fundamentar a pesquisa, destaca-se: Almeida (2012); D’Ávila e Veiga (2012); Franco e Pimenta (2010); Libâneo e Alves (2012); e Therrien (2012). O estudo, realizado no 2º semestre de 2014, adotou o método histórico-dialético ancorado em abordagem qualitativa e exploratória delineada no campo da memória. O uso de cartas por correio eletrônico foi o procedimento de coleta de dados adotado. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores do ensino superior, escolhidos de modo aleatório. Os resultados evidenciam que a Didática fundamenta a prática pedagógica, de modo crítico e reflexivo, subsidiando a constituição e o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem, sendo um campo de conhecimento relevante para a análise e realização dos três momentos da ação didática: planejamento, metodologias de ensino e avaliação. Embora a Didática assuma papel de destaque no âmbito da formação e da prática do docente universitário, o ‘saber ensinar’ como campo científico e profissional ainda necessita ocupar mais espaço no trabalho pedagógico universitário. |
id |
UNIT-2_6ba20de1b29dc3ef84c099928b31912f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7125 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOREspaço. Didática. Prática Pedagógica. Professor do Ensino Superior.Este artigo objetiva compreender que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior. Com suporte em debates sobre a formação didática para o exercício da docência universitária, incluindo os ditames da legislação educacional e do que se tem produzido no âmbito acadêmico acerca da formação dos professores do ensino superior, surgiu uma indagação por demais desconsiderada na pesquisa em educação: Que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior? Entre os autores que contribuem para fundamentar a pesquisa, destaca-se: Almeida (2012); D’Ávila e Veiga (2012); Franco e Pimenta (2010); Libâneo e Alves (2012); e Therrien (2012). O estudo, realizado no 2º semestre de 2014, adotou o método histórico-dialético ancorado em abordagem qualitativa e exploratória delineada no campo da memória. O uso de cartas por correio eletrônico foi o procedimento de coleta de dados adotado. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores do ensino superior, escolhidos de modo aleatório. Os resultados evidenciam que a Didática fundamenta a prática pedagógica, de modo crítico e reflexivo, subsidiando a constituição e o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem, sendo um campo de conhecimento relevante para a análise e realização dos três momentos da ação didática: planejamento, metodologias de ensino e avaliação. Embora a Didática assuma papel de destaque no âmbito da formação e da prática do docente universitário, o ‘saber ensinar’ como campo científico e profissional ainda necessita ocupar mais espaço no trabalho pedagógico universitário.Editora Universitária Tiradentes2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/712510.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 762-7772316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7125/4409Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Ana CristinaCastro, Francisco Mirtiel Frankson MouraTherrien, JacquesRibeiro, Luis Távora Furtado2020-12-18T18:38:06Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7125Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.975764Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
title |
ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR Moraes, Ana Cristina Espaço. Didática. Prática Pedagógica. Professor do Ensino Superior. |
title_short |
ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR |
author |
Moraes, Ana Cristina |
author_facet |
Moraes, Ana Cristina Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura Therrien, Jacques Ribeiro, Luis Távora Furtado |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura Therrien, Jacques Ribeiro, Luis Távora Furtado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Ana Cristina Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura Therrien, Jacques Ribeiro, Luis Távora Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço. Didática. Prática Pedagógica. Professor do Ensino Superior. |
topic |
Espaço. Didática. Prática Pedagógica. Professor do Ensino Superior. |
description |
Este artigo objetiva compreender que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior. Com suporte em debates sobre a formação didática para o exercício da docência universitária, incluindo os ditames da legislação educacional e do que se tem produzido no âmbito acadêmico acerca da formação dos professores do ensino superior, surgiu uma indagação por demais desconsiderada na pesquisa em educação: Que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior? Entre os autores que contribuem para fundamentar a pesquisa, destaca-se: Almeida (2012); D’Ávila e Veiga (2012); Franco e Pimenta (2010); Libâneo e Alves (2012); e Therrien (2012). O estudo, realizado no 2º semestre de 2014, adotou o método histórico-dialético ancorado em abordagem qualitativa e exploratória delineada no campo da memória. O uso de cartas por correio eletrônico foi o procedimento de coleta de dados adotado. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores do ensino superior, escolhidos de modo aleatório. Os resultados evidenciam que a Didática fundamenta a prática pedagógica, de modo crítico e reflexivo, subsidiando a constituição e o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem, sendo um campo de conhecimento relevante para a análise e realização dos três momentos da ação didática: planejamento, metodologias de ensino e avaliação. Embora a Didática assuma papel de destaque no âmbito da formação e da prática do docente universitário, o ‘saber ensinar’ como campo científico e profissional ainda necessita ocupar mais espaço no trabalho pedagógico universitário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7125 10.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7125 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7125/4409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 762-777 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614390185984 |