ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ana Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura, Therrien, Jacques, Ribeiro, Luis Távora Furtado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7125
Resumo: Este artigo objetiva compreender que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior. Com suporte em debates sobre a formação didática para o exercício da docência universitária, incluindo os ditames da legislação educacional e do que se tem produzido no âmbito acadêmico acerca da formação dos professores do ensino superior, surgiu uma indagação por demais desconsiderada na pesquisa em educação: Que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior? Entre os autores que contribuem para fundamentar a pesquisa, destaca-se: Almeida (2012); D’Ávila e Veiga (2012); Franco e Pimenta (2010); Libâneo e Alves (2012); e Therrien (2012). O estudo, realizado no 2º semestre de 2014, adotou o método histórico-dialético ancorado em abordagem qualitativa e exploratória delineada no campo da memória. O uso de cartas por correio eletrônico foi o procedimento de coleta de dados adotado. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores do ensino superior, escolhidos de modo aleatório. Os resultados evidenciam que a Didática fundamenta a prática pedagógica, de modo crítico e reflexivo, subsidiando a constituição e o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem, sendo um campo de conhecimento relevante para a análise e realização dos três momentos da ação didática: planejamento, metodologias de ensino e avaliação. Embora a Didática assuma papel de destaque no âmbito da formação e da prática do docente universitário, o ‘saber ensinar’ como campo científico e profissional ainda necessita ocupar mais espaço no trabalho pedagógico universitário.
id UNIT-2_6ba20de1b29dc3ef84c099928b31912f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7125
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOREspaço. Didática. Prática Pedagógica. Professor do Ensino Superior.Este artigo objetiva compreender que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior. Com suporte em debates sobre a formação didática para o exercício da docência universitária, incluindo os ditames da legislação educacional e do que se tem produzido no âmbito acadêmico acerca da formação dos professores do ensino superior, surgiu uma indagação por demais desconsiderada na pesquisa em educação: Que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior? Entre os autores que contribuem para fundamentar a pesquisa, destaca-se: Almeida (2012); D’Ávila e Veiga (2012); Franco e Pimenta (2010); Libâneo e Alves (2012); e Therrien (2012). O estudo, realizado no 2º semestre de 2014, adotou o método histórico-dialético ancorado em abordagem qualitativa e exploratória delineada no campo da memória. O uso de cartas por correio eletrônico foi o procedimento de coleta de dados adotado. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores do ensino superior, escolhidos de modo aleatório. Os resultados evidenciam que a Didática fundamenta a prática pedagógica, de modo crítico e reflexivo, subsidiando a constituição e o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem, sendo um campo de conhecimento relevante para a análise e realização dos três momentos da ação didática: planejamento, metodologias de ensino e avaliação. Embora a Didática assuma papel de destaque no âmbito da formação e da prática do docente universitário, o ‘saber ensinar’ como campo científico e profissional ainda necessita ocupar mais espaço no trabalho pedagógico universitário.Editora Universitária Tiradentes2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/712510.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 762-7772316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7125/4409Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Ana CristinaCastro, Francisco Mirtiel Frankson MouraTherrien, JacquesRibeiro, Luis Távora Furtado2020-12-18T18:38:06Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7125Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.975764Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
title ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Moraes, Ana Cristina
Espaço. Didática. Prática Pedagógica. Professor do Ensino Superior.
title_short ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
title_full ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
title_sort ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
author Moraes, Ana Cristina
author_facet Moraes, Ana Cristina
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Therrien, Jacques
Ribeiro, Luis Távora Furtado
author_role author
author2 Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Therrien, Jacques
Ribeiro, Luis Távora Furtado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Ana Cristina
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Therrien, Jacques
Ribeiro, Luis Távora Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço. Didática. Prática Pedagógica. Professor do Ensino Superior.
topic Espaço. Didática. Prática Pedagógica. Professor do Ensino Superior.
description Este artigo objetiva compreender que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior. Com suporte em debates sobre a formação didática para o exercício da docência universitária, incluindo os ditames da legislação educacional e do que se tem produzido no âmbito acadêmico acerca da formação dos professores do ensino superior, surgiu uma indagação por demais desconsiderada na pesquisa em educação: Que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior? Entre os autores que contribuem para fundamentar a pesquisa, destaca-se: Almeida (2012); D’Ávila e Veiga (2012); Franco e Pimenta (2010); Libâneo e Alves (2012); e Therrien (2012). O estudo, realizado no 2º semestre de 2014, adotou o método histórico-dialético ancorado em abordagem qualitativa e exploratória delineada no campo da memória. O uso de cartas por correio eletrônico foi o procedimento de coleta de dados adotado. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores do ensino superior, escolhidos de modo aleatório. Os resultados evidenciam que a Didática fundamenta a prática pedagógica, de modo crítico e reflexivo, subsidiando a constituição e o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem, sendo um campo de conhecimento relevante para a análise e realização dos três momentos da ação didática: planejamento, metodologias de ensino e avaliação. Embora a Didática assuma papel de destaque no âmbito da formação e da prática do docente universitário, o ‘saber ensinar’ como campo científico e profissional ainda necessita ocupar mais espaço no trabalho pedagógico universitário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7125
10.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7125
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7125/4409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 762-777
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614390185984