HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edila Vianna da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Gabriela Barreto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3026
Resumo:  Neste artigo apresentam-se as conclusões de pesquisarealizada em escolas públicas e privadas doRio de Janeiro quanto à identificação de atitudes dosprofessores em relação à variação linguística. Acrescenta-se posterior reflexão crítica sobre as consequênciasnegativas de posturas discriminatórias parao desenvolvimento linguístico do aluno. O trabalho,que se apoia na teoria sociolinguística, busca investigaro conhecimento dos docentes sobre a variaçãoe o modo como exploram didaticamente conceitos,tais como mudança linguística, preconceito linguístico,noções de “certo” e “errado”, entre outros, emsala de aula de língua materna.
id UNIT-2_8b99e89398ad29f7ad80228a4c797bde
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3026
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA Neste artigo apresentam-se as conclusões de pesquisarealizada em escolas públicas e privadas doRio de Janeiro quanto à identificação de atitudes dosprofessores em relação à variação linguística. Acrescenta-se posterior reflexão crítica sobre as consequênciasnegativas de posturas discriminatórias parao desenvolvimento linguístico do aluno. O trabalho,que se apoia na teoria sociolinguística, busca investigaro conhecimento dos docentes sobre a variaçãoe o modo como exploram didaticamente conceitos,tais como mudança linguística, preconceito linguístico,noções de “certo” e “errado”, entre outros, emsala de aula de língua materna.Editora Universitária Tiradentes2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/302610.17564/2316-3828.2016v4n2p59-70EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 59-702316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3026/1636Silva, Edila Vianna daOliveira, Gabriela Barreto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:27:50Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3026Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.570851Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA
title HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA
spellingShingle HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA
Silva, Edila Vianna da
title_short HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA
title_full HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA
title_fullStr HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA
title_full_unstemmed HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA
title_sort HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA
author Silva, Edila Vianna da
author_facet Silva, Edila Vianna da
Oliveira, Gabriela Barreto de
author_role author
author2 Oliveira, Gabriela Barreto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edila Vianna da
Oliveira, Gabriela Barreto de
description  Neste artigo apresentam-se as conclusões de pesquisarealizada em escolas públicas e privadas doRio de Janeiro quanto à identificação de atitudes dosprofessores em relação à variação linguística. Acrescenta-se posterior reflexão crítica sobre as consequênciasnegativas de posturas discriminatórias parao desenvolvimento linguístico do aluno. O trabalho,que se apoia na teoria sociolinguística, busca investigaro conhecimento dos docentes sobre a variaçãoe o modo como exploram didaticamente conceitos,tais como mudança linguística, preconceito linguístico,noções de “certo” e “errado”, entre outros, emsala de aula de língua materna.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3026
10.17564/2316-3828.2016v4n2p59-70
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3026
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2016v4n2p59-70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3026/1636
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 59-70
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2016v4n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613406621696