REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Bibliographic Details
Main Author: Amorim, Filipi Vieira
Publication Date: 2019
Other Authors: Prette, Jean
Format: Article
Language: por
Source: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Download full: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757
Summary: Neste artigo, propõe-se a reflexão sobre as contribuições da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O ponto de partida para tal abordagem é a experiência do autor quando do desenvolvimento do “Estágio Supervisionado: Docência na Educação de Jovens e Adultos e Normal”, ocorrido entre 06 de junho e 06 de julho de 2016, como parte da estrutura currículo-disciplinar do Curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura, do Centro Universitário Internacional – UNINTER, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes, localizada no município de Rio Grande/RS. Na discussão, está presente a defesa pela manutenção da Filosofia nos currículos escolares e, desde o caso da Educação de Jovens e Adultos, apresentam-se algumas contribuições da disciplina ao processo de formação humana. Em termos metodológicos, adotou-se a perspectiva teórico-bibliográfica e embasou-se, principalmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Concluiu-se que a Filosofia não deve ser vista apenas como outra disciplina inserida na inflexibilidade dos currículos tradicionais ou, tampouco, fonte de conteúdo inquestionável, ela deve servir como interlocutora entre o conhecimento oportunizado na escolarização e a vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA.
id UNIT-2_e934d8259eafb66cee817981a41966e2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4757
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSEducação de Jovens e Adultos. Filosofia. Paulo Freire. Estágio supervisionado.Neste artigo, propõe-se a reflexão sobre as contribuições da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O ponto de partida para tal abordagem é a experiência do autor quando do desenvolvimento do “Estágio Supervisionado: Docência na Educação de Jovens e Adultos e Normal”, ocorrido entre 06 de junho e 06 de julho de 2016, como parte da estrutura currículo-disciplinar do Curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura, do Centro Universitário Internacional – UNINTER, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes, localizada no município de Rio Grande/RS. Na discussão, está presente a defesa pela manutenção da Filosofia nos currículos escolares e, desde o caso da Educação de Jovens e Adultos, apresentam-se algumas contribuições da disciplina ao processo de formação humana. Em termos metodológicos, adotou-se a perspectiva teórico-bibliográfica e embasou-se, principalmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Concluiu-se que a Filosofia não deve ser vista apenas como outra disciplina inserida na inflexibilidade dos currículos tradicionais ou, tampouco, fonte de conteúdo inquestionável, ela deve servir como interlocutora entre o conhecimento oportunizado na escolarização e a vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA.Editora Universitária Tiradentes2019-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBIBLIOGRÁFICOapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 113-1262316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757/3474Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Filipi VieiraPrette, Jean2019-08-07T21:28:07Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4757Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:00.704597Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Amorim, Filipi Vieira
Educação de Jovens e Adultos. Filosofia. Paulo Freire. Estágio supervisionado.
title_short REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author Amorim, Filipi Vieira
author_facet Amorim, Filipi Vieira
Prette, Jean
author_role author
author2 Prette, Jean
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Filipi Vieira
Prette, Jean
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Filosofia. Paulo Freire. Estágio supervisionado.
topic Educação de Jovens e Adultos. Filosofia. Paulo Freire. Estágio supervisionado.
description Neste artigo, propõe-se a reflexão sobre as contribuições da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O ponto de partida para tal abordagem é a experiência do autor quando do desenvolvimento do “Estágio Supervisionado: Docência na Educação de Jovens e Adultos e Normal”, ocorrido entre 06 de junho e 06 de julho de 2016, como parte da estrutura currículo-disciplinar do Curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura, do Centro Universitário Internacional – UNINTER, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes, localizada no município de Rio Grande/RS. Na discussão, está presente a defesa pela manutenção da Filosofia nos currículos escolares e, desde o caso da Educação de Jovens e Adultos, apresentam-se algumas contribuições da disciplina ao processo de formação humana. Em termos metodológicos, adotou-se a perspectiva teórico-bibliográfica e embasou-se, principalmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Concluiu-se que a Filosofia não deve ser vista apenas como outra disciplina inserida na inflexibilidade dos currículos tradicionais ou, tampouco, fonte de conteúdo inquestionável, ela deve servir como interlocutora entre o conhecimento oportunizado na escolarização e a vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
BIBLIOGRÁFICO
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757/3474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 113-126
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2019v7n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613915181056