REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Download full: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757 |
Summary: | Neste artigo, propõe-se a reflexão sobre as contribuições da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O ponto de partida para tal abordagem é a experiência do autor quando do desenvolvimento do “Estágio Supervisionado: Docência na Educação de Jovens e Adultos e Normal”, ocorrido entre 06 de junho e 06 de julho de 2016, como parte da estrutura currículo-disciplinar do Curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura, do Centro Universitário Internacional – UNINTER, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes, localizada no município de Rio Grande/RS. Na discussão, está presente a defesa pela manutenção da Filosofia nos currículos escolares e, desde o caso da Educação de Jovens e Adultos, apresentam-se algumas contribuições da disciplina ao processo de formação humana. Em termos metodológicos, adotou-se a perspectiva teórico-bibliográfica e embasou-se, principalmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Concluiu-se que a Filosofia não deve ser vista apenas como outra disciplina inserida na inflexibilidade dos currículos tradicionais ou, tampouco, fonte de conteúdo inquestionável, ela deve servir como interlocutora entre o conhecimento oportunizado na escolarização e a vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA. |
id |
UNIT-2_e934d8259eafb66cee817981a41966e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4757 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSEducação de Jovens e Adultos. Filosofia. Paulo Freire. Estágio supervisionado.Neste artigo, propõe-se a reflexão sobre as contribuições da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O ponto de partida para tal abordagem é a experiência do autor quando do desenvolvimento do “Estágio Supervisionado: Docência na Educação de Jovens e Adultos e Normal”, ocorrido entre 06 de junho e 06 de julho de 2016, como parte da estrutura currículo-disciplinar do Curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura, do Centro Universitário Internacional – UNINTER, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes, localizada no município de Rio Grande/RS. Na discussão, está presente a defesa pela manutenção da Filosofia nos currículos escolares e, desde o caso da Educação de Jovens e Adultos, apresentam-se algumas contribuições da disciplina ao processo de formação humana. Em termos metodológicos, adotou-se a perspectiva teórico-bibliográfica e embasou-se, principalmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Concluiu-se que a Filosofia não deve ser vista apenas como outra disciplina inserida na inflexibilidade dos currículos tradicionais ou, tampouco, fonte de conteúdo inquestionável, ela deve servir como interlocutora entre o conhecimento oportunizado na escolarização e a vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA.Editora Universitária Tiradentes2019-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBIBLIOGRÁFICOapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 113-1262316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757/3474Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Filipi VieiraPrette, Jean2019-08-07T21:28:07Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4757Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:00.704597Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Amorim, Filipi Vieira Educação de Jovens e Adultos. Filosofia. Paulo Freire. Estágio supervisionado. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
Amorim, Filipi Vieira |
author_facet |
Amorim, Filipi Vieira Prette, Jean |
author_role |
author |
author2 |
Prette, Jean |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Filipi Vieira Prette, Jean |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Filosofia. Paulo Freire. Estágio supervisionado. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Filosofia. Paulo Freire. Estágio supervisionado. |
description |
Neste artigo, propõe-se a reflexão sobre as contribuições da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O ponto de partida para tal abordagem é a experiência do autor quando do desenvolvimento do “Estágio Supervisionado: Docência na Educação de Jovens e Adultos e Normal”, ocorrido entre 06 de junho e 06 de julho de 2016, como parte da estrutura currículo-disciplinar do Curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura, do Centro Universitário Internacional – UNINTER, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes, localizada no município de Rio Grande/RS. Na discussão, está presente a defesa pela manutenção da Filosofia nos currículos escolares e, desde o caso da Educação de Jovens e Adultos, apresentam-se algumas contribuições da disciplina ao processo de formação humana. Em termos metodológicos, adotou-se a perspectiva teórico-bibliográfica e embasou-se, principalmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Concluiu-se que a Filosofia não deve ser vista apenas como outra disciplina inserida na inflexibilidade dos currículos tradicionais ou, tampouco, fonte de conteúdo inquestionável, ela deve servir como interlocutora entre o conhecimento oportunizado na escolarização e a vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion BIBLIOGRÁFICO |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757/3474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 113-126 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2019v7n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613915181056 |