A EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR COMO POTENCIALIZADORA DE PROCESSOS (TRANS)FORMATIVOS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS/AS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7869 |
Resumo: | Em nosso cotidiano como docentes formadoras de profissionais da Educação, temos nos inquietado com narrativas de nossos/as jovens estudantes que expressam uma certa falta de sentido com seus projetos de vida, que incluem estar na universidade, ter uma identidade com o(s) curso(s) e com o exercício profissional dele(s) decorrente(s). Algumas dessas narrativas sinalizam uma espécie de não “pertencimento ao mundo”, medo de terminar o curso, (não) atuar na área em que estão se formando, desejo de mudar de área, entre outros. Tais narrativas têm produzido inquietações que nos levam a pensar no espaço da universidade como reprodutor de uma “fôrma-escolar” homogeneizante, que parece deixar poucas brechas para que aos/às jovens construam sentidos sobre ser (e estar) no curso (e no mundo). Assim, este texto busca refletir, a partir de nossas experiências docentes, sobre produção de sentidos - acadêmicos e profissionais - para jovens universitários/as dos cursos de Pedagogia e Psicopedagogia, nos quais atuamos. Para tanto, faremos uma discussão sobre as juventudes e suas relações com as instituições educativas, apostando nas experiências não escolares como potencializadoras da construção de sentidos para jovens estudantes universitários/as. Desejamos, com isso (quem sabe?), indicar algumas pistas de como as experiências não-escolares podem contribuir para a (re)invenção de processos (trans)formativos de educadores(as) na direção de torná-los mais sensíveis e pulsantes. Palavras-chave: Jovens universitários/as; educação não escolar; produção de sentidos; projeto de vida. |
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A EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR COMO POTENCIALIZADORA DE PROCESSOS (TRANS)FORMATIVOS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS/ASEm nosso cotidiano como docentes formadoras de profissionais da Educação, temos nos inquietado com narrativas de nossos/as jovens estudantes que expressam uma certa falta de sentido com seus projetos de vida, que incluem estar na universidade, ter uma identidade com o(s) curso(s) e com o exercício profissional dele(s) decorrente(s). Algumas dessas narrativas sinalizam uma espécie de não “pertencimento ao mundo”, medo de terminar o curso, (não) atuar na área em que estão se formando, desejo de mudar de área, entre outros. Tais narrativas têm produzido inquietações que nos levam a pensar no espaço da universidade como reprodutor de uma “fôrma-escolar” homogeneizante, que parece deixar poucas brechas para que aos/às jovens construam sentidos sobre ser (e estar) no curso (e no mundo). Assim, este texto busca refletir, a partir de nossas experiências docentes, sobre produção de sentidos - acadêmicos e profissionais - para jovens universitários/as dos cursos de Pedagogia e Psicopedagogia, nos quais atuamos. Para tanto, faremos uma discussão sobre as juventudes e suas relações com as instituições educativas, apostando nas experiências não escolares como potencializadoras da construção de sentidos para jovens estudantes universitários/as. Desejamos, com isso (quem sabe?), indicar algumas pistas de como as experiências não-escolares podem contribuir para a (re)invenção de processos (trans)formativos de educadores(as) na direção de torná-los mais sensíveis e pulsantes. Palavras-chave: Jovens universitários/as; educação não escolar; produção de sentidos; projeto de vida.Editora Universitária Tiradentes2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/786910.17564/2316-3828.2020v9n3p83-95EDUCAÇÃO; v. 9 n. 3 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Pedagogia Integradora; 83-952316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7869/4101Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelix, Jeanede Oliveira, Mariana Lins2020-11-18T19:42:59Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7869Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:06.225269Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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