MEDIDAS ASSECURATÓRIAS ATÍPICAS E O PODER GERAL DE CAUTELA NO NOVO CPC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Thiago Passos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mota, Marlton Fontes, Feldens, Dinamara Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Direito (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/4295
Resumo: O objetivo principal deste artigo é discutir aspectos preponderantes das medidas assecuratórias atípicas e do poder geral de cautela a partir do novo Processo Civil brasileiro. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa, dar-se por meio de abordagem qualitativa de tipo bibliográfica, realizada em livros, periódicos e em sítios eletrônicos, que possibilitam apreciar as características mais importantes para o estudo das cautelares atípicas e do poder geral de cautela; é ainda de caráter descritivo e exploratório. Justifica-se pelo estudo das medidas assecuratórias atípicas e do poder geral de cautela, que são instrumentos para que se possa garantir a efetividade processual em uma ação judicial. Além disso, são valores constitucionalmente consagrados no novo Código de Processo Civil de 2015 e tem como finalidade precípua a simplificação do trâmite processual, a fim de que se possa garantir ao jurisdicionado eficácia e celeridade. A fusão entre o poder geral de cautela e as medidas cautelares atípicas, confere aos doutos magistrados um poder muito elevado para o desenvolvimento do trâmite processual, o que pode ser visto, tanto como um malefício, já que a tendência moderna é pelo aumento da autonomia das partes, como um benefício, tendo em vista que a busca por celeridade e simplicidade processual deve ter prioridade, se levarmos em consideração a exaustiva demanda atual ao Judiciário.
id UNIT-3_e078247f03f4ff6b3a1db961e011fe00
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/4295
network_acronym_str UNIT-3
network_name_str Interfaces Científicas. Direito (Online)
repository_id_str
spelling MEDIDAS ASSECURATÓRIAS ATÍPICAS E O PODER GERAL DE CAUTELA NO NOVO CPCProcesso Civil. Medidas Cautelares. Prática Forense.O objetivo principal deste artigo é discutir aspectos preponderantes das medidas assecuratórias atípicas e do poder geral de cautela a partir do novo Processo Civil brasileiro. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa, dar-se por meio de abordagem qualitativa de tipo bibliográfica, realizada em livros, periódicos e em sítios eletrônicos, que possibilitam apreciar as características mais importantes para o estudo das cautelares atípicas e do poder geral de cautela; é ainda de caráter descritivo e exploratório. Justifica-se pelo estudo das medidas assecuratórias atípicas e do poder geral de cautela, que são instrumentos para que se possa garantir a efetividade processual em uma ação judicial. Além disso, são valores constitucionalmente consagrados no novo Código de Processo Civil de 2015 e tem como finalidade precípua a simplificação do trâmite processual, a fim de que se possa garantir ao jurisdicionado eficácia e celeridade. A fusão entre o poder geral de cautela e as medidas cautelares atípicas, confere aos doutos magistrados um poder muito elevado para o desenvolvimento do trâmite processual, o que pode ser visto, tanto como um malefício, já que a tendência moderna é pelo aumento da autonomia das partes, como um benefício, tendo em vista que a busca por celeridade e simplicidade processual deve ter prioridade, se levarmos em consideração a exaustiva demanda atual ao Judiciário.Edunit2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo Qualitativo Descritivo do Tipo Exploratório.application/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/429510.17564/2316-381X.2019v7n2p101-112Interfaces Científicas - Direito; v. 7 n. 2 (2019); 117-1282316-381X2316-332110.17564/2316-381X.2019v7n2reponame:Interfaces Científicas. Direito (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/4295/3491Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Direitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Thiago PassosMota, Marlton FontesFeldens, Dinamara Garcia2020-11-18T18:20:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4295Revistahttps://periodicos.set.edu.br/direitoPUBhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/direito/oai||crismporto@gmail.com|| ilzver@gmail.com2316-381X2316-3321opendoar:2020-11-18T18:20:14Interfaces Científicas. Direito (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIDAS ASSECURATÓRIAS ATÍPICAS E O PODER GERAL DE CAUTELA NO NOVO CPC
title MEDIDAS ASSECURATÓRIAS ATÍPICAS E O PODER GERAL DE CAUTELA NO NOVO CPC
spellingShingle MEDIDAS ASSECURATÓRIAS ATÍPICAS E O PODER GERAL DE CAUTELA NO NOVO CPC
Tavares, Thiago Passos
Processo Civil. Medidas Cautelares. Prática Forense.
title_short MEDIDAS ASSECURATÓRIAS ATÍPICAS E O PODER GERAL DE CAUTELA NO NOVO CPC
title_full MEDIDAS ASSECURATÓRIAS ATÍPICAS E O PODER GERAL DE CAUTELA NO NOVO CPC
title_fullStr MEDIDAS ASSECURATÓRIAS ATÍPICAS E O PODER GERAL DE CAUTELA NO NOVO CPC
title_full_unstemmed MEDIDAS ASSECURATÓRIAS ATÍPICAS E O PODER GERAL DE CAUTELA NO NOVO CPC
title_sort MEDIDAS ASSECURATÓRIAS ATÍPICAS E O PODER GERAL DE CAUTELA NO NOVO CPC
author Tavares, Thiago Passos
author_facet Tavares, Thiago Passos
Mota, Marlton Fontes
Feldens, Dinamara Garcia
author_role author
author2 Mota, Marlton Fontes
Feldens, Dinamara Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Thiago Passos
Mota, Marlton Fontes
Feldens, Dinamara Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Processo Civil. Medidas Cautelares. Prática Forense.
topic Processo Civil. Medidas Cautelares. Prática Forense.
description O objetivo principal deste artigo é discutir aspectos preponderantes das medidas assecuratórias atípicas e do poder geral de cautela a partir do novo Processo Civil brasileiro. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa, dar-se por meio de abordagem qualitativa de tipo bibliográfica, realizada em livros, periódicos e em sítios eletrônicos, que possibilitam apreciar as características mais importantes para o estudo das cautelares atípicas e do poder geral de cautela; é ainda de caráter descritivo e exploratório. Justifica-se pelo estudo das medidas assecuratórias atípicas e do poder geral de cautela, que são instrumentos para que se possa garantir a efetividade processual em uma ação judicial. Além disso, são valores constitucionalmente consagrados no novo Código de Processo Civil de 2015 e tem como finalidade precípua a simplificação do trâmite processual, a fim de que se possa garantir ao jurisdicionado eficácia e celeridade. A fusão entre o poder geral de cautela e as medidas cautelares atípicas, confere aos doutos magistrados um poder muito elevado para o desenvolvimento do trâmite processual, o que pode ser visto, tanto como um malefício, já que a tendência moderna é pelo aumento da autonomia das partes, como um benefício, tendo em vista que a busca por celeridade e simplicidade processual deve ter prioridade, se levarmos em consideração a exaustiva demanda atual ao Judiciário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método Qualitativo Descritivo do Tipo Exploratório.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/4295
10.17564/2316-381X.2019v7n2p101-112
url https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/4295
identifier_str_mv 10.17564/2316-381X.2019v7n2p101-112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/4295/3491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Direito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Direito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunit
publisher.none.fl_str_mv Edunit
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Direito; v. 7 n. 2 (2019); 117-128
2316-381X
2316-3321
10.17564/2316-381X.2019v7n2
reponame:Interfaces Científicas. Direito (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Direito (Online)
collection Interfaces Científicas. Direito (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Direito (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com|| ilzver@gmail.com
_version_ 1787715379937673216