EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO E A EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jully Anny Barrozo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos Lelis, Acácia Gardênia, Almeida Santana, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4503
Resumo: Construído para o Dossiê de gênero, sexualidade e raça no Brasil da Revista Interfaces, o presente estudo visa a analisar a legitimidade da promoção da educação de gênero e sexualidade pelo sistema regular de ensino, com fundamento na legislação vigente que atribui à escola a responsabilidade por uma educação cidadã, inclusiva e plural. A discussão que envolve estudiosos de gênero, pedagogos, juristas, políticos e a sociedade em geral tem se mostrado uma preocupação hodierna, merecedora de aprofundamento dos estudos. Por essa razão, o presente trabalho, busca analisar o ambiente escolar, em todas as suas perspectivas, que permitam identificar em que medida a ausência de conhecimento sobre gênero e sexualidade atende aos princípios orientadores da educação nacional. Para tanto, é utilizado o método dialético, que permite a melhor compreensão do fenômeno.
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