Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Eduardo Picanço
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fontanillas, Carlos Navarro, Silva, Fabio do Nascimento Siqueira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Latin American Journal of Business Management
Texto Completo: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51
Resumo: A estratégia de uma organização deve ser avaliada e ajustada continuamente. Este artigo apresentou, de maneira descritiva, as empresas GOL e TAM. Foi feita uma análise das duas empresas à luz da análise SWOT, mostrando suas variáveis, tais como: tecnológicas, sócio-culturais, ambientais e econômicas, dentre outras. O trabalho mostra ainda o posicionamento e a performance das duas empresas antes e depois da crise econômica mundial de 2008. O trabalho objetivou responder ao seguinte questionamento: diante de um panorama de crise mundial, como se dá o posicionamento dessas empresas (GOL e TAM) e de que forma seu planejamento estratégico é afetado ou é capaz de responder a tamanha hostilidade do ambiente? Para isso, além de pesquisa telematizada, tomou-se por base autores como: Penrose (1959); Barney (1996); Mintzberg (2000) e Porter (2004), dentre outros. Ressalta-se que o artigo não objetivou discutir posições estratégicas, tampouco modelos de gestão, apenas analisar dados referentes ao período de 2007 – 2008 das empresas, mostrando modelos que, poderiam ser adotados por tais empresas, em momentos de turbulência econômica mundial, dentre eles a análise SWOT, as estratégias genéricas, e a análise PEST.
id UNITAU-2_692f5f6274228408b5e17be9ab156493
oai_identifier_str oai:ojs2.lajbm.com.br:article/51
network_acronym_str UNITAU-2
network_name_str Latin American Journal of Business Management
repository_id_str
spelling Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileirasEstratégia organizacionalCia aéreaAnálise de mercadoA estratégia de uma organização deve ser avaliada e ajustada continuamente. Este artigo apresentou, de maneira descritiva, as empresas GOL e TAM. Foi feita uma análise das duas empresas à luz da análise SWOT, mostrando suas variáveis, tais como: tecnológicas, sócio-culturais, ambientais e econômicas, dentre outras. O trabalho mostra ainda o posicionamento e a performance das duas empresas antes e depois da crise econômica mundial de 2008. O trabalho objetivou responder ao seguinte questionamento: diante de um panorama de crise mundial, como se dá o posicionamento dessas empresas (GOL e TAM) e de que forma seu planejamento estratégico é afetado ou é capaz de responder a tamanha hostilidade do ambiente? Para isso, além de pesquisa telematizada, tomou-se por base autores como: Penrose (1959); Barney (1996); Mintzberg (2000) e Porter (2004), dentre outros. Ressalta-se que o artigo não objetivou discutir posições estratégicas, tampouco modelos de gestão, apenas analisar dados referentes ao período de 2007 – 2008 das empresas, mostrando modelos que, poderiam ser adotados por tais empresas, em momentos de turbulência econômica mundial, dentre eles a análise SWOT, as estratégias genéricas, e a análise PEST.Latin American Journal of Business ManagementLatin American Journal of Business ManagementLatin American Journal of Business Management2012-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51Latin American Journal of Business Management; Vol. 3 No. 1 (2012)Latin American Journal of Business Management; Vol. 3 Núm. 1 (2012)Latin American Journal of Business Management; v. 3 n. 1 (2012)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51/47Cruz, Eduardo PicançoFontanillas, Carlos NavarroSilva, Fabio do Nascimento Siqueira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-21T20:37:07Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/51Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2012-08-21T20:37:07Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras
title Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras
spellingShingle Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras
Cruz, Eduardo Picanço
Estratégia organizacional
Cia aérea
Análise de mercado
title_short Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras
title_full Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras
title_fullStr Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras
title_full_unstemmed Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras
title_sort Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras
author Cruz, Eduardo Picanço
author_facet Cruz, Eduardo Picanço
Fontanillas, Carlos Navarro
Silva, Fabio do Nascimento Siqueira da
author_role author
author2 Fontanillas, Carlos Navarro
Silva, Fabio do Nascimento Siqueira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Eduardo Picanço
Fontanillas, Carlos Navarro
Silva, Fabio do Nascimento Siqueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia organizacional
Cia aérea
Análise de mercado
topic Estratégia organizacional
Cia aérea
Análise de mercado
description A estratégia de uma organização deve ser avaliada e ajustada continuamente. Este artigo apresentou, de maneira descritiva, as empresas GOL e TAM. Foi feita uma análise das duas empresas à luz da análise SWOT, mostrando suas variáveis, tais como: tecnológicas, sócio-culturais, ambientais e econômicas, dentre outras. O trabalho mostra ainda o posicionamento e a performance das duas empresas antes e depois da crise econômica mundial de 2008. O trabalho objetivou responder ao seguinte questionamento: diante de um panorama de crise mundial, como se dá o posicionamento dessas empresas (GOL e TAM) e de que forma seu planejamento estratégico é afetado ou é capaz de responder a tamanha hostilidade do ambiente? Para isso, além de pesquisa telematizada, tomou-se por base autores como: Penrose (1959); Barney (1996); Mintzberg (2000) e Porter (2004), dentre outros. Ressalta-se que o artigo não objetivou discutir posições estratégicas, tampouco modelos de gestão, apenas analisar dados referentes ao período de 2007 – 2008 das empresas, mostrando modelos que, poderiam ser adotados por tais empresas, em momentos de turbulência econômica mundial, dentre eles a análise SWOT, as estratégias genéricas, e a análise PEST.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51
url https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51/47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
publisher.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
Latin American Journal of Business Management
dc.source.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management; Vol. 3 No. 1 (2012)
Latin American Journal of Business Management; Vol. 3 Núm. 1 (2012)
Latin American Journal of Business Management; v. 3 n. 1 (2012)
2178-4833
reponame:Latin American Journal of Business Management
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Latin American Journal of Business Management
collection Latin American Journal of Business Management
repository.name.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net
_version_ 1787715127970103296