Polí­ticas e dilemas da comunicação pública no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Andreza Dantas
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sousa, Cidoval Morais de, Costa, Antonio Roberto Faustino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/301
Resumo: O presente artigo expõe os resultados de uma investigação sobre as estratégias de comunicação pública no Brasil, tomando como objeto empí­rico o Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), órgão público e gestor de polí­ticas de C&T. Parte-se de uma revisão critica da literatura, problematiza-se o papel das assessorias de comunicação na construção da comunicação governamental, e analisa-se as atribuições, condições de funcionamento, recursos humanos, materiais e estratégias da Assessoria de Comunicação do Instituto. Constata-se, dentre outras questões, que o modelo de polí­tica de comunicação adotado pelo INSA não está totalmente desvinculado das premissas teórico-pragmáticas da comunicação pública, pois há interesse em fazer com que a sociedade saiba da existência do órgão, porém falta uma maior interação entre o instituto e seu público. Conclui que não basta apenas informar para exercer a comunicação pública; faz-se necessário estabelecer instâncias de interatividade e diálogo permanentes.
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