Ações da polí­tica de desenvolvimento territorial para superar a pobreza rural: estudo de caso no território Meio Oeste Contestado (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luiza Zitzke
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cazella, Ademir Antonio, Tecchio, Andréia, Mireski, Maria Cecí­lia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1620
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar dois instrumentos particulares de polí­ticas públicas de desenvolvimento territorial em zonas rurais: o Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (PRONAT) e o Programa Territórios da Cidadania (PTC). De forma especí­fica pretende-se investigar se os empreendimentos coletivos financiados pelo PRONAT estão atendendo os objetivos pré-estabelecidos na proposta inicial, bem como analisar a abrangência desses projetos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e as ferramentas utilizadas para coleta das informações foram a observação participante e a entrevista semiestruturada, complementadas pela análise documental, tendo como referencial empí­rico o Território Meio Oeste Contestado localizado no estado de Santa Catarina. Constatou-se elevada fragilidade no planejamento das propostas e na execução dos projetos. Além disso, tais ações ocorrem de forma setorial e municipalizada, sendo destinadas para grupos pequenos e especí­ficos de agricultores, evidenciando uma contradição entre o enunciado das polí­ticas territoriais e a forma como vêm sendo implementadas. Sobre a governança das polí­ticas analisadas, conclui-se que a Matriz de Ações do PTC é um instrumento inovador de divulgação aos integrantes do Colegiado Territorial de ações previstas pelo Governo Federal. Já os segmentos sociais mais beneficiados nas ações destinadas pelo PRONAT foram agricultores familiares e assentados da reforma agrária integrantes de algum tipo de organização social, de modo que parcelas importantes da população rural mais empobrecida não são beneficiadas pelas polí­ticas territoriais, por não estarem representadas em organizações sociopolí­ticas.
id UNITAU-3_dcca1d67d349ad96ad027591507d28c0
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/1620
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling Ações da polí­tica de desenvolvimento territorial para superar a pobreza rural: estudo de caso no território Meio Oeste Contestado (SC)Desenvolvimento territorialPobrezaPolí­ticaTerritórioEste artigo tem como objetivo principal analisar dois instrumentos particulares de polí­ticas públicas de desenvolvimento territorial em zonas rurais: o Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (PRONAT) e o Programa Territórios da Cidadania (PTC). De forma especí­fica pretende-se investigar se os empreendimentos coletivos financiados pelo PRONAT estão atendendo os objetivos pré-estabelecidos na proposta inicial, bem como analisar a abrangência desses projetos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e as ferramentas utilizadas para coleta das informações foram a observação participante e a entrevista semiestruturada, complementadas pela análise documental, tendo como referencial empí­rico o Território Meio Oeste Contestado localizado no estado de Santa Catarina. Constatou-se elevada fragilidade no planejamento das propostas e na execução dos projetos. Além disso, tais ações ocorrem de forma setorial e municipalizada, sendo destinadas para grupos pequenos e especí­ficos de agricultores, evidenciando uma contradição entre o enunciado das polí­ticas territoriais e a forma como vêm sendo implementadas. Sobre a governança das polí­ticas analisadas, conclui-se que a Matriz de Ações do PTC é um instrumento inovador de divulgação aos integrantes do Colegiado Territorial de ações previstas pelo Governo Federal. Já os segmentos sociais mais beneficiados nas ações destinadas pelo PRONAT foram agricultores familiares e assentados da reforma agrária integrantes de algum tipo de organização social, de modo que parcelas importantes da população rural mais empobrecida não são beneficiadas pelas polí­ticas territoriais, por não estarem representadas em organizações sociopolí­ticas.Universidade de Taubaté2015-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/162010.54399/rbgdr.v11i1.1620Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 11 No. 1 (2015)RBGDR; Vol. 11 Núm. 1 (2015)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 11 n. 1 (2015)1809-239X10.54399/rbgdr.v11i1reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1620/439Oliveira, Luiza ZitzkeCazella, Ademir AntonioTecchio, AndréiaMireski, Maria Cecí­liainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-08T15:50:55Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/1620Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2015-02-08T15:50:55Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações da polí­tica de desenvolvimento territorial para superar a pobreza rural: estudo de caso no território Meio Oeste Contestado (SC)
title Ações da polí­tica de desenvolvimento territorial para superar a pobreza rural: estudo de caso no território Meio Oeste Contestado (SC)
spellingShingle Ações da polí­tica de desenvolvimento territorial para superar a pobreza rural: estudo de caso no território Meio Oeste Contestado (SC)
Oliveira, Luiza Zitzke
Desenvolvimento territorial
Pobreza
Polí­tica
Território
title_short Ações da polí­tica de desenvolvimento territorial para superar a pobreza rural: estudo de caso no território Meio Oeste Contestado (SC)
title_full Ações da polí­tica de desenvolvimento territorial para superar a pobreza rural: estudo de caso no território Meio Oeste Contestado (SC)
title_fullStr Ações da polí­tica de desenvolvimento territorial para superar a pobreza rural: estudo de caso no território Meio Oeste Contestado (SC)
title_full_unstemmed Ações da polí­tica de desenvolvimento territorial para superar a pobreza rural: estudo de caso no território Meio Oeste Contestado (SC)
title_sort Ações da polí­tica de desenvolvimento territorial para superar a pobreza rural: estudo de caso no território Meio Oeste Contestado (SC)
author Oliveira, Luiza Zitzke
author_facet Oliveira, Luiza Zitzke
Cazella, Ademir Antonio
Tecchio, Andréia
Mireski, Maria Cecí­lia
author_role author
author2 Cazella, Ademir Antonio
Tecchio, Andréia
Mireski, Maria Cecí­lia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luiza Zitzke
Cazella, Ademir Antonio
Tecchio, Andréia
Mireski, Maria Cecí­lia
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento territorial
Pobreza
Polí­tica
Território
topic Desenvolvimento territorial
Pobreza
Polí­tica
Território
description Este artigo tem como objetivo principal analisar dois instrumentos particulares de polí­ticas públicas de desenvolvimento territorial em zonas rurais: o Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (PRONAT) e o Programa Territórios da Cidadania (PTC). De forma especí­fica pretende-se investigar se os empreendimentos coletivos financiados pelo PRONAT estão atendendo os objetivos pré-estabelecidos na proposta inicial, bem como analisar a abrangência desses projetos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e as ferramentas utilizadas para coleta das informações foram a observação participante e a entrevista semiestruturada, complementadas pela análise documental, tendo como referencial empí­rico o Território Meio Oeste Contestado localizado no estado de Santa Catarina. Constatou-se elevada fragilidade no planejamento das propostas e na execução dos projetos. Além disso, tais ações ocorrem de forma setorial e municipalizada, sendo destinadas para grupos pequenos e especí­ficos de agricultores, evidenciando uma contradição entre o enunciado das polí­ticas territoriais e a forma como vêm sendo implementadas. Sobre a governança das polí­ticas analisadas, conclui-se que a Matriz de Ações do PTC é um instrumento inovador de divulgação aos integrantes do Colegiado Territorial de ações previstas pelo Governo Federal. Já os segmentos sociais mais beneficiados nas ações destinadas pelo PRONAT foram agricultores familiares e assentados da reforma agrária integrantes de algum tipo de organização social, de modo que parcelas importantes da população rural mais empobrecida não são beneficiadas pelas polí­ticas territoriais, por não estarem representadas em organizações sociopolí­ticas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1620
10.54399/rbgdr.v11i1.1620
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1620
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v11i1.1620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1620/439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 11 No. 1 (2015)
RBGDR; Vol. 11 Núm. 1 (2015)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 11 n. 1 (2015)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v11i1
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220468560527360