Representação social da avaliação da aprendizagem virtual de tutores : estudo em um curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Maria de Fátima Serra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/921
Resumo: Orientação: Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan
id UNITAU_0182558d609f4a95d7dcdcdc1f4b51df
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/921
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Rios, Maria de Fátima SerraPaula, Maria Angela Boccara de, 1964-Marcondes, Anamérica PradoUniversidade de TaubatéFurlan, Marcos Roberto, 1959-2023-06-15T21:46:23Z2023-06-15T21:46:23Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/921Orientação: Prof. Dr. Marcos Roberto FurlanDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: A avaliação da aprendizagem é um elemento eminentemente comunicativo e processual. Assim sendo, é capaz de proporcionar informações que podem provocar decisões acertadas na perspectiva de uma aprendizagem significativa, a partir de procedimentos, técnicas e instrumentos adequados, entretanto é uma prática de contradições que sofre críticas. Devido à atuação na Educação a distância e interesse pelo objeto "avaliação da aprendizagem" há alguns anos, teve-se nessa investigação a oportunidade de visualizá-lo em um novo contexto e sob um novo olhar teórico-metodológico, a Teoria das representações sociais. Com o objetivo de investigar as representações sociais da avaliação da aprendizagem virtual de tutores em curso de graduação a distância, neste trabalho aprecia-se algumas obras de autores nacionais e internacionais. Com o estudo de caso, indica-se o panorama atual da avaliação no campo da pesquisa, a partir de normas e do Ambiente Virtual de Aprendizagem, além das falas em entrevista com 20 tutores a distância do Curso de Pedagogia, em uma instituição pública de ensino superior, localizada no Nordeste do Brasil. Compreende-se que embora o grupo experimente angústias na tutoria a distância, manifesta uma atitude favorável à Educação a distância, às Tecnologias de Informação e Comunicação, ao processo de avaliação como um todo e, em meio às contradições, tensões e incertezas, apresenta em relação ao objeto da pesquisa "avaliação da aprendizagem virtual" uma representação social, em construção, ancorada em um discurso pedagógico crítico, que transita, nesse novo contexto, no embate com a prática, ainda baseada em elementos de uma vivência com a avaliação tradicional. O estudo mostra os pensamentos, sentimentos e atitudes do grupo acerca da avaliação da aprendizagem virtual, expressos na representação social que está sendo construída e revela o anseio por uma prática avaliativa efetivamente processual, mais humanizadora, mais sensível, mais interativa e mais inclusiva, fazendo frente à prática, ainda marcada pela pedagogia do exame. Prática essa que é possível mediante alteração das condições do contexto do objeto e também pelo caráter dinâmico da RS, aberta à reconstrução, permitindo a reorganização da sua configuração.Abstract: The evaluation of learning and an element highly communicative and procedural. That being so, it is able to provide information that may cause good decisions from the perspective of significant learning, from procedures, techniques and appropriate instruments, however, it is a practice of contradictions and suffers criticism in education. Due to the actuation in distance learning and interest in the object 'assessment of learning a few years ago, it was in this research the opportunity to view it in a new context and under a new look theoretical-methodological, the theory of social representations. Thus, the aim of this study is to investigate the social representations of the evaluation of virtual learning for tutors in undergraduate course at a distance, in this work we appreciate some works of national and international authors. The case indicates the current panorama of the evaluation in the field of research, from standards and the Virtual Learning Environment, in addition to the statements in an interview with 20 tutors to distance, the undergraduate course in Pedagogy, in an institution of higher education public, located in the State of Brazil. It is understood that although the group try anxieties tutoring in the distance, expressed a favorable attitude towards distance education, the evaluation process as a whole, and in the midst of contradictions, tensions and uncertainties, presents to the object of the search 'evaluation of virtual learning a social representation in construction, anchored in a critical pedagogical discourse that moves in the clash, with practice, this new context, although based on an experience with traditional assessment. The study shows the thoughts, feelings and attitudes of the group on the evaluation of virtual learning, expressed in social representation being built, reveals the yearning for a procedural evaluation practice effectively, more humanizing, more sensitive, more interactive and more inclusive, making forward practice even with pedagogy marked by the exam. What is possible by changing the conditions of the object context and given the dynamic character of a social representation, open reconstruction, allowing the reorganization of its configuration.Made available in DSpace on 2023-06-15T21:46:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria de Fatima Serra Rios_seg.pdf: 4783285 bytes, checksum: bf861b58e3952ccc033b5e6d25fd8c57 (MD5) Previous issue date: 2013160f. : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Ensino à distânciaRepresentações sociaisTutoriaAprendizagem virtualRepresentação social da avaliação da aprendizagem virtual de tutores : estudo em um curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMaria de Fatima Serra Rios_seg.pdfapplication/pdf4783285http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/921/1/Maria%20de%20Fatima%20Serra%20Rios_seg.pdfbf861b58e3952ccc033b5e6d25fd8c57MD5120.500.11874/9212023-06-15 18:46:23.837oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/921Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-06-15T21:46:23Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representação social da avaliação da aprendizagem virtual de tutores : estudo em um curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiro
title Representação social da avaliação da aprendizagem virtual de tutores : estudo em um curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiro
spellingShingle Representação social da avaliação da aprendizagem virtual de tutores : estudo em um curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiro
Rios, Maria de Fátima Serra
Ensino à distância
Representações sociais
Tutoria
Aprendizagem virtual
title_short Representação social da avaliação da aprendizagem virtual de tutores : estudo em um curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiro
title_full Representação social da avaliação da aprendizagem virtual de tutores : estudo em um curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiro
title_fullStr Representação social da avaliação da aprendizagem virtual de tutores : estudo em um curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiro
title_full_unstemmed Representação social da avaliação da aprendizagem virtual de tutores : estudo em um curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiro
title_sort Representação social da avaliação da aprendizagem virtual de tutores : estudo em um curso de Pedagogia, a distância no Nordeste brasileiro
author Rios, Maria de Fátima Serra
author_facet Rios, Maria de Fátima Serra
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Paula, Maria Angela Boccara de, 1964-
Marcondes, Anamérica Prado
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Maria de Fátima Serra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Furlan, Marcos Roberto, 1959-
contributor_str_mv Furlan, Marcos Roberto, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Representações sociais
Tutoria
Aprendizagem virtual
topic Ensino à distância
Representações sociais
Tutoria
Aprendizagem virtual
description Orientação: Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-15T21:46:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-15T21:46:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/921
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160f. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/921/1/Maria%20de%20Fatima%20Serra%20Rios_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf861b58e3952ccc033b5e6d25fd8c57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157777344299008