Which patients does the neurologist assist? Basis for a curriculum in neurology

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Main Author: Ferri-de-Barros, João Eliezer
Publication Date: 1996
Other Authors: Nitrini, Ricardo
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNITAU
Download full: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2930
Summary: OBJETIVO: Apresentar os diagnósticos mais freqüentes em pacientes encaminhados a neurologistas e discutir a importância destes achados para a definição de um currículo em neurologia. EMBASAMENTO: O desenvolvimento de subespecialidades em neurologia tem interferido na definição do que deveria ser ensinado no treinamento de um médico ou de um neurologista. O conhecimento de quais são as doenças neurológicas mais comuns pode contribuir para a construção deste currículo. MÉTODO: Os diagnósticos iniciais de 1815 pacientes encaminhados a um ambulatório de neurologia, num hospital público universitário em São Paulo, Brasil, são analisados. RESULTADOS:Os diagnósticos mais comuns, em ordem decrescente de frequência, foram: cefaléia, epilepsia, transtornos mentais, doença encéfalo-vascular, traumatismo craniencefálico, polineuropatia, síndrome vestibular, paraparesia crural espástica, síndrome extrapiramidal, síndrome demencial, hipertensão intracraniana e paralisia facial. CONCLUSÕES: A importância das subespecialidades no currículo deve ser relacionada à frequência da doença neurológica na comunidade.
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