Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andreia Alice Rodrigues da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5461
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Vânia de Moraes
id UNITAU_30d29b45fa91f025cc812e306c2ae3ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5461
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Costa, Andreia Alice Rodrigues daOliveira, Carlos Alberto de, 1945-Prados, Rosália Maria NettoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaMoraes, Vânia de, 1968-2022-03-21T17:40:31Z2022-03-21T17:40:31Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5461Orientação: Profa. Dra. Vânia de MoraesDissertação (Mestrado ) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017Resumo: Atuar no ciberespaço requer novas competências, necessárias ao efetivo domínio e uso das tecnologias digitais, e envolve saber aplicar novos conhecimentos em diversas situações e contextos. Tendo em vista o impacto que as tecnologias digitais provocam no cotidiano das pessoas, em todas as esferas sociais, é importante que a escola inclua letramentos que permitam, ao estudante, desenvolver competências para atuar com autonomia em ambientes digitais. Assim, este estudo tem como objetivo geral verificar se as escolas dos IFET contemplam, em suas propostas pedagógicas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, conteúdos programáticos voltados ao desenvolvimento das competências necessárias ao letramento digital dos estudantes. A pesquisa fundamenta-se em pressupostos teóricos sobre tecnologias digitais na contemporaneidade e de sua importância no contexto da escola, bem como quanto às noções de letramentos e de competências em ambiente digital como premissas para uma proposta pedagógica curricular que contemple o letramento digital. Quanto à natureza metodológica da pesquisa, empregou-se uma abordagem qualitativa do tipo documental, com a utilização da técnica de análise de conteúdo. Para tal, tomaram-se, como unidades de análise, os temas relacionados às práticas de letramento digital, constantes dos planos de ensino dos projetos pedagógicos dos cursos selecionados. O trabalho de campo foi estruturado em duas etapas: a primeira consistiu do levantamento do corpus, qual seja selecionar os cursos e seus respectivos projetos pedagógicos, de diferentes campi; a segunda etapa concentrou-se na análise dos planos de ensino dos componentes curriculares de cada projeto pedagógico selecionado, tendo sido usados, como parâmetro de análise, as competências infocomunicacionais constantes na síntese elaborada pelo estudo de Borges (2011). Quanto aos resultados, em relação às competências identificadas no conteúdo programático nos planos de ensino dos componentes curriculares, as competências operacionais mostraram-se mais recorrentes, seguidas das competências informacionais, ao passo que as competências comunicacionais se apresentaram menos presentes. Os dados obtidos permitem concluir que pouco se tem trabalhado, nos cursos pesquisados, com conteúdos programáticos que objetivam o letramento digital do estudante.Abstract: Act in cyberspace requires new skills, necessary for the effective domain and use of digital technologies, and involves applying new knowledge in different situations and contexts. In view of the impact that digital technologies are causing the daily life of the people, in all social spheres, it is important that the school include letramentos which allow students to develop skills to act with autonomy in digital environments. Thus, this study aims general check if schools of the IFET contemplate in their pedagogical proposals of technical courses integrated into the middle school, content focused on the development of the skills necessary for the digital literacy of students. This research is based on theoretical assumptions about digital technologies in the contemporaneity and its importance in the context of the school, as well as the concepts of letramentos and skills in the digital environment as premises for a pedagogical proposal which takes into account the digital literacy. As to the nature of the survey, we used a qualitative approach to documentary type, with the use of the technique of content analysis. To do this, they took, as units of analysis, the issues related to the practices of digital literacy, contained in the teaching plans of pedagogical projects of the selected courses. The survey was structured in two stages, the first consists of removal of the corpus, which is select the courses and their pedagogical projects, from different campuses, while the second step focuses on the analysis of the teaching plans of curricular components of each project selected, having been used as a parameter for analysis, the infocommunication competences listed in the summary prepared by the study of Borges (2011). As for the results, in relation to the competencies identified in the syllabus in teaching plans of curricular components, the operational powers were more applicants, followed by informational competences, while the powers communicational were less present. The data obtained allow us to conclude that little has worked, in the courses studied, with content aimed at the digital literacy of the student.Made available in DSpace on 2022-03-21T17:40:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Andreia Alice Rodrigues da Costa.pdf: 740707 bytes, checksum: c5875dcae5d9bf21f5b099c6781ee80a (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (98 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Letramento digitalTecnologias digitaisEnsino Médio IntegradoEducação profissionalDesenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Andreia Alice Rodrigues da Costa.pdfapplication/pdf740707http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5461/1/Dissertacao%20MLA%20Andreia%20Alice%20Rodrigues%20da%20Costa.pdfc5875dcae5d9bf21f5b099c6781ee80aMD5120.500.11874/54612022-05-19 15:26:18.17oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5461Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
title Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
spellingShingle Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
Costa, Andreia Alice Rodrigues da
Letramento digital
Tecnologias digitais
Ensino Médio Integrado
Educação profissional
title_short Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
title_full Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
title_fullStr Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
title_sort Desenvolvimento de competências para o letramento digital : um estudo no âmbito de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
author Costa, Andreia Alice Rodrigues da
author_facet Costa, Andreia Alice Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Carlos Alberto de, 1945-
Prados, Rosália Maria Netto
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andreia Alice Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Vânia de, 1968-
contributor_str_mv Moraes, Vânia de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento digital
Tecnologias digitais
Ensino Médio Integrado
Educação profissional
topic Letramento digital
Tecnologias digitais
Ensino Médio Integrado
Educação profissional
description Orientação: Profa. Dra. Vânia de Moraes
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-21T17:40:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-21T17:40:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5461
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (98 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5461/1/Dissertacao%20MLA%20Andreia%20Alice%20Rodrigues%20da%20Costa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5875dcae5d9bf21f5b099c6781ee80a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157775107686400