Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scavazza, Carolina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3330
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Graziela Zamponi.
id UNITAU_30f7c8cf7eec4689a9c93a1463f86357
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3330
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Scavazza, CarolinaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-Gurpilhares, Marlene Silva SardinhaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaZamponi, Graziela, 1952-2023-09-20T17:00:19Z2023-09-20T17:00:19Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3330Orientação: Profa. Dra. Graziela Zamponi.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.Resumo: Esta dissertação, desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin, tem como objetivo mais geral caracterizar um dos gêneros que configuram o novo espaço de educação virtual, o fórum educacional. Especificamente, este trabalho objetiva determinar o modo de estruturação, as marcas de estilo e a natureza temática do fórum educacional, assimcomo suas condições de produção, além identificar os mecanismos que regem seu funcionamento no ambiente da educação virtual. Sem constituir um gênero genuinamente novo, o fórum educacional é um gênero secundário transmutado de outro gênero também secundário - a discussão ou o debate em sala de aula. O corpus da pesquisa consistiu de cinco fóruns desenvolvidos nos cursos de graduação a distância do Centro Universitário Clarentino, do qual participa como tutora a autora deste trabalho. Verificou-se que os fóruns educacionais - essencialmente escritos - são ferramentas assíncronas, estruturadas em turnos ou intervenções de diversas ordens, cuja finalidade é a construção colaborativa do conhecimento por parte dos participantes. Verificou-se ainda que os termas dizíveis nesse gênero, restritos à área acadêmica, versam sobre tópicos das diversas disciplinas dos cursos de EaD. Como característica de estilo, o gênero é marcado simultaneamente por traços de oralidade e de escrita formal e coloca em interação interlocutores que assumem papéis assimétricos, quando se considera a relação tutor-aluno; quando a relação se dá entre os participantes/alunos, os papéis são simétricos. A identificação das características do fórum educacional pode levar a uma reflexão sobre o modo como essa ferramenta está sendo utilizada, o que pode gerar ações estratégias de otimização dessa prática.Abstract: This thesis, written based on Bakhtin's theoretical assumptions, aims a characterization of one typical resource currently used on the new virtual educational environment, the educational forum. Specifically, this research aimsto determine how to create the structure, the typical style and the thematic of the educational forum as well as the routine to build them. Besides that, this research has the purpose of identifying the rules related to the educational forum operation in the environment of virtual education. Not talking about something new, the educational forum is a sub genre transmuted from another also secondary genre - the discussion or debate in classroom. The corpus of the research consisted of five forums developed in the Claretiano University Centre distance courses, which acts as a tutor the author of this thesis. It was verified that the educational forums - essentially written - are asynchronous tools, structured in several kinds of shifts or interventions, whose purpose is the collaborative construction of knowledge by the participants. It was also verifiedthat the related themes in this genre, restricted to academic purpose, deal with topics from several disciplines of the courses of distance learning. As a characteristic style, the genre is marked by traces of both oral and written formal poses and interacting partners that play asymmetric roles. The identification of the characteristics of educational forum can lead to a reflection about how this tool is being used, what actions can generate strategies for optimization of this practice.Made available in DSpace on 2023-09-20T17:00:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAROLINA SCAVAZZA.pdf: 1480941 bytes, checksum: 0010b3f14449638d805bad3f759c5bc8 (MD5) Previous issue date: 20101 recurso online (166 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfSCAVAZZA, Carolina. Gêneros discursivos emergentes: o fórum na educação a distância . Dissertação de mestrado – Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada. Universidade de Taubaté, Taubaté, 2010.Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Domínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUGênero discursivoEducação a distância - EADFórum educacionalGêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distânciaEmerging discursive genders: the forum on distance educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALCAROLINA SCAVAZZA.pdfapplication/pdf1480941http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3330/1/CAROLINA%20SCAVAZZA.pdf0010b3f14449638d805bad3f759c5bc8MD5120.500.11874/33302023-09-20 14:00:19.931oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-09-20T17:00:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Emerging discursive genders: the forum on distance education
title Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância
spellingShingle Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância
Scavazza, Carolina
Gênero discursivo
Educação a distância - EAD
Fórum educacional
title_short Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância
title_full Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância
title_fullStr Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância
title_full_unstemmed Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância
title_sort Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância
author Scavazza, Carolina
author_facet Scavazza, Carolina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
Gurpilhares, Marlene Silva Sardinha
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Scavazza, Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zamponi, Graziela, 1952-
contributor_str_mv Zamponi, Graziela, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Educação a distância - EAD
Fórum educacional
topic Gênero discursivo
Educação a distância - EAD
Fórum educacional
description Orientação: Profa. Dra. Graziela Zamponi.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-20T17:00:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-20T17:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3330
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.isreferencedby.pt_BR.fl_str_mv SCAVAZZA, Carolina. Gêneros discursivos emergentes: o fórum na educação a distância . Dissertação de mestrado – Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada. Universidade de Taubaté, Taubaté, 2010.
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (166 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3330/1/CAROLINA%20SCAVAZZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0010b3f14449638d805bad3f759c5bc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157777818255360