Necessidades formativas de docentes de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gláucia Rodrigues da, 1972-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5675
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Marcia Maria Dias Reis Pacheco.
id UNITAU_b2e8bb4af88b445717b3c9eed65ebcf3
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5675
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Costa, Gláucia Rodrigues da, 1972-Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-Santos, Maria InêsUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-2022-05-06T21:10:54Z2022-05-06T21:10:54Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5675Orientação: Profa. Dra. Marcia Maria Dias Reis Pacheco.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral investigar as necessidades formativas de professores que atuam no ensino superior e que lecionam a alunos ingressantes na graduação. Como objetivos específicos, buscou-se conhecer os principais desafios da docência a alunos ingressantes, percebidos pelos professores, além de identificar as suas necessidades formativas frente a eles. Participaram do estudo 84 professores dos cursos Engenharia, Administração e Cursos Superiores em Tecnologia de uma Instituição Privada do Vale do Paraíba. Os dados foram coletados por meio de questionário. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise dos conteúdos, com definição das unidades de significação e, posteriormente, das categorias de análise. Abordou-se os Planos Nacionais de Educação, a fim de levantar os resultados dos decênios de 2001 a 2010 e 2014 a 2024, os quais permitiram contextualizar a educação superior no Brasil. Os resultados finais revelaram um conjunto de aspectos importantes acerca do ensino superior e os principais desafios da docência neste nível de ensino. Comprovou-se, nesta pesquisa, que existem muitos desafios concretos para que se possa desenvolver novas práticas docentes no ensino superior e, no que diz respeito à formação, a necessidade de ações e programas institucionais de formação continuada de docentes, com vistas ao seu desenvolvimento profissional.Abstract: This research has as general objective to investigate the training needs of teachers who work in higher education, and who teach students entering undergraduate. The specific objectives are to know the main challenges perceived by the teachers, as well as to identify the forms of access, integration and permanence of students in higher education. In this research, the National Plans of Education were approached in order to raise the results of the decades from 2001 to 2010 and 2014 to 2024, to contextualize higher education in Brazil. The study included 84 professors from the Engineering, Management and Advanced Technology Courses of a Private Institution of Vale do Paraíba. Data were collected through a questionnaire. In the analysis of the data the technique of content analysis was used, with definition of the units of signification and, later, of the categories of analysis. The final results present a set of important aspects about higher education and the main challenges of teaching at this level of education. The evidence in this research shows that there are many concrete challenges for the development of new teaching practices in higher education and, as far as training is concerned, there is a need for institutional actions and programs for the ongoing training of teachers with a view to development of teachers.Made available in DSpace on 2022-05-06T21:10:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glaucia Rodrigues da Costa.pdf: 967912 bytes, checksum: 439168bcf29b4cdf20b4e676f7f094ec (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (97 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Ensino superiorProfessores - FormaçãoDesenvolvimento profissionalNecessidades formativas de docentes de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALGlaucia Rodrigues da Costa.pdfapplication/pdf967912http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5675/1/Glaucia%20Rodrigues%20da%20Costa.pdf439168bcf29b4cdf20b4e676f7f094ecMD5120.500.11874/56752022-05-19 15:26:19.415oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5675Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Necessidades formativas de docentes de ensino superior
title Necessidades formativas de docentes de ensino superior
spellingShingle Necessidades formativas de docentes de ensino superior
Costa, Gláucia Rodrigues da, 1972-
Ensino superior
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
title_short Necessidades formativas de docentes de ensino superior
title_full Necessidades formativas de docentes de ensino superior
title_fullStr Necessidades formativas de docentes de ensino superior
title_full_unstemmed Necessidades formativas de docentes de ensino superior
title_sort Necessidades formativas de docentes de ensino superior
author Costa, Gláucia Rodrigues da, 1972-
author_facet Costa, Gláucia Rodrigues da, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-
Santos, Maria Inês
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gláucia Rodrigues da, 1972-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-
contributor_str_mv Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
topic Ensino superior
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
description Orientação: Profa. Dra. Marcia Maria Dias Reis Pacheco.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T21:10:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T21:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5675
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (97 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5675/1/Glaucia%20Rodrigues%20da%20Costa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 439168bcf29b4cdf20b4e676f7f094ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157776558915584