Narrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Márcia Regina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3337
Resumo: Orientação: Profª.Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
id UNITAU_d35d57967718a084ba4532dedc97790a
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3337
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Pereira, Márcia ReginaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-2023-11-07T12:35:36Z2023-11-07T12:35:36Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3337Orientação: Profª.Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.Resumo: O grande desafio do Sistema Educacional do início do século XXI é o de formar leitores proficientes. Cabe à escola o processo de ensino e aprendizagem de estratégias eficazes para a leitura responsiva, àquela que permite o diálogo compreensivo entre leitor e texto. A presente pesquisa-ação propôs a realização de uma sequência didática cujo foco era a religação dos saberes por meio do ensino da prática transdisciplinar. Morin, Pena-Vega e Pailard (2004) afirmam que os grandes desafios da educação no mundo moderno são levar em consideração a curiosidade e as indagações dos estudantes; desenvolver o espírito crítico e criativo e apresentar os conhecimentos de uma maneira transdisciplinar, porque a mente humana precisa contextualizar, relacionar os fatos, entender o emaranhado de acontecimentos responsáveis pelo presente. Embora exista uma vasta literatura sobre o ensino e a aprendizagem da leitura que considera o processo dialógico existente na interação leitor e texto (COELHO, 2000; FÁVERO, 1995; KATO, 1985; KLEIMAN, 1992; LOPES-ROSSI, 2002; MARCUSHI, 1999; SOLÉ, 1996), não há muitos trabalhos que incluam a perspectiva transdisciplinar como estratégia de ampliação do diálogo. Portanto, para esse trabalho, baseou-se nas teorias de Bakhtin (2006), Vygotsky (2008), Nicolescu (1999), Morin (2001). A pesquisa-ação foi realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo cujos alunos tinham de 12 a 14 anos de idade. Aprimoraram a capacidade leitora participando de atividades que envolviam a leitura de uma obra literária, Os Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato, e a reflexão do enredo ancorada no diálogo dos contextos históricos da Antiguidade e da Modernidade. No final do processo, os sujeitos da pesquisa demonstraram o aprendizado da postura transdisciplinar por meio da organização de uma exposição literária e da produção de textos em uma avaliação externa à escola, SARESP 2009.Abstract: The major challenge in the Educational System in early XXI Centuary is to educate proficient readers. School has the role to conduct effetive teaching process and strategy learning for a responsive reading - that, which allows na understandable dialogue between the reader and the text. This research-action proposes to perform a didact sequence focusing the knowledge by means of transdisciplinary teaching practice. Morin, Pena-Veja and Pailard (2004) state that major challenges in education in the modem world are: to take the students curiosity and inquiry into consideration, to develop critical and creative spirit and to present knowledge in a multidisciplinary manner because human mind needs to contextualize, to relate facts, understand events tangled and responsible for the present time. While there is a broad literature about reading teaching and learning, which considers the dialogic process existing in the reader/text interface (COELHO, 2000; FÁVERO, 1995; KATO, 1985; KLEIMAN, 1992; LOPES-ROSSI, 2002; MARCUSCHI, 1999; SOLÉ, 1996), there are not so many works including the transdisciplinary view as a dialogue amplification strategy. Therefore, for this work, we based on theories of Bakhtin (2006), Vygotsky (2008), Nicolescu (1999), Morin (2001). The research-action was conducted in a sixth grade group of Elementary School in a public school in the state of São Paulo, of which the students were 12-14 years old. They enhanced the reading skills by participating in the activities involving to read a literary work, Os Doze Trabalhos de Hércules (The Twelve Hercules ? Labors) of Monteiro Lobato, and to reflect about the plot anchored on the dialogue of the history contents on Antiquity and Modernity. At the end of the process, the subjects showed the transdisciplinary behavior learning by arranging a literary exhibition and developing texts in na evaluation outside the school, SARESP 2009.Made available in DSpace on 2023-11-07T12:35:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCIA REGINA PEREIRA.pdf: 1219534 bytes, checksum: 0d0d986242f2be30d2e2ecfc7a38ac2a (MD5) Previous issue date: 20101 recurso online (133 f.) : il.application/pdfPEREIRA, Márcia Regina. Narrativas literárias: janelas transdisciplinares abertas para o letramento. Dissertação (Mestrado Linguística Aplicada) –Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2010Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Domínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULobato, Monteiro, 1882-1948LetramentoNarrativa literáriaLeituraTransdisciplinaridadeNarrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramentoLiterary Narratives: transdisciplinary windows open to the lettering.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALMARCIA REGINA PEREIRA.pdfapplication/pdf1219534http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3337/1/MARCIA%20REGINA%20PEREIRA.pdf0d0d986242f2be30d2e2ecfc7a38ac2aMD5120.500.11874/33372023-11-07 10:35:37.448oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3337Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-11-07T12:35:37Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Literary Narratives: transdisciplinary windows open to the lettering.
title Narrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramento
spellingShingle Narrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramento
Pereira, Márcia Regina
Lobato, Monteiro, 1882-1948
Letramento
Narrativa literária
Leitura
Transdisciplinaridade
title_short Narrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramento
title_full Narrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramento
title_fullStr Narrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramento
title_full_unstemmed Narrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramento
title_sort Narrativas literárias : janelas transdisciplinares abertas para o letramento
author Pereira, Márcia Regina
author_facet Pereira, Márcia Regina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Márcia Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
contributor_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Lobato, Monteiro, 1882-1948
Letramento
Narrativa literária
Leitura
Transdisciplinaridade
topic Lobato, Monteiro, 1882-1948
Letramento
Narrativa literária
Leitura
Transdisciplinaridade
description Orientação: Profª.Drª. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-07T12:35:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-07T12:35:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3337
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.isreferencedby.pt_BR.fl_str_mv PEREIRA, Márcia Regina. Narrativas literárias: janelas transdisciplinares abertas para o letramento. Dissertação (Mestrado Linguística Aplicada) –Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2010
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (133 f.) : il.
application/pdf
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3337/1/MARCIA%20REGINA%20PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d0d986242f2be30d2e2ecfc7a38ac2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157778325766144