Práticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensino

Bibliographic Details
Main Author: Azevedo, Maria Luiza Mendonça
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNITAU
Download full: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7053
Summary: Orientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro
id UNITAU_e5be6401201c61d0b21f0869a534a712
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7053
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Azevedo, Maria Luiza MendonçaAlves, Cristovam da SilvaBaptista, Ivany Machado de CarvalhoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-2024-04-09T21:32:51Z2024-04-09T21:32:51Z2021http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7053Orientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2021.Resumo: A identidade docente e profissional se constitui na interação entre as pessoas e suas experiências individuais e profissionais, portanto a profissionalização corresponde ao processo de transformação de um trabalhador em um profissional, habilitando-o a assumir funções profissionais complexas e variadas. A utilização de casos de ensino como prática de ensino é vista como um instrumento capaz de levar o docente à reflexão e, ao mesmo tempo, proporcionar formação pedagógica, possibilitando ao professor rememorar todo o seu processo formativo. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas de docentes de enfermagem no ensino técnico profissionalizante, objetivando construir casos de ensino que auxiliem na formação de professores para esses cursos. Utilizamos um referencial teórico amplo, voltado para a prática profissional de docentes enfermeiros, apresentando a evolução do ensino da enfermagem, casos de ensino como prática reflexiva dos docentes e a pandemia do Covid-19. A pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Como metodologia foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, a observação de aulas com registros em diário de campo culminando na elaboração de casos de ensino. O trabalho foi realizado com três docentes enfermeiros de um curso técnico profissionalizante. Os dados da entrevista e dos diários de campo foram analisados à luz da literatura sobre a temática em questão e a análise de conteúdo, com base em Bardin (2016). Os resultados trazem as reflexões das participantes sobre sua prática docente e suas percepções quanto à condução da prática pedagógica em sala de aula, evidenciando que, para o exercício da docência, é necessário buscar o aperfeiçoamento, reconhecer a importância da profissionalidade e repensar as práticas.Abstract: The teacher and professional identity is constituted in the interaction between people and their individual and professional experiences; therefore, professionalization corresponds to the process of transformation of a worker into a professional, enabling him to assume complex and varied professional functions. The use of teaching cases as teaching practice is seen as an instrument capable of leading the teacher to reflection and, at the same time, providing pedagogical training, enabling the teacher to recall his entire formative process. Thus, this work has as its general objective to analyze the pedagogical practices of nursing teachers in vocational technical education. We used a broad theoretical framework, focused on the professional practice of nursing teachers, presenting the evolution of nursing teaching, teaching cases as a reflexive practice of teachers and the Covid-19 pandemic. The research is exploratory, with a qualitative approach, as methodology a semi-structured interview script was used, the observation of classes with records in a field diary culminating in the elaboration of teaching cases. The study was carried out with three nursing professors of a professional technical course. The data from the interview and field diaries were analyzed in the light of the literature on the theme in question and content analysis, based on Bardin (2016). The results bring the reflections of the participants about their teaching practice and their perceptions about the conducting of pedagogical practice in the classroom, we know that for the exercise of teaching it is necessary to seek improvement, recognizing the importance of their professionality and rethinking their practices.Made available in DSpace on 2024-04-09T21:32:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Luiza Mendonca Azevedo.pdf: 857264 bytes, checksum: f2f24b69cd44902d1c5915e7af3c876c (MD5) Previous issue date: 20211 recurso online (106 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Professores - FormaçãoDesenvolvimento profissionalProfessores de enfermagemEnfermagem - ensinoPráticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMaria Luiza Mendonca Azevedo.pdfapplication/pdf857264http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7053/1/Maria%20Luiza%20Mendonca%20Azevedo.pdff2f24b69cd44902d1c5915e7af3c876cMD5120.500.11874/70532024-04-09 18:32:51.893oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/7053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2024-04-09T21:32:51Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensino
title Práticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensino
spellingShingle Práticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensino
Azevedo, Maria Luiza Mendonça
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Professores de enfermagem
Enfermagem - ensino
title_short Práticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensino
title_full Práticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensino
title_fullStr Práticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensino
title_full_unstemmed Práticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensino
title_sort Práticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensino
author Azevedo, Maria Luiza Mendonça
author_facet Azevedo, Maria Luiza Mendonça
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Alves, Cristovam da Silva
Baptista, Ivany Machado de Carvalho
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Maria Luiza Mendonça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-
contributor_str_mv Ribeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Professores de enfermagem
Enfermagem - ensino
topic Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Professores de enfermagem
Enfermagem - ensino
description Orientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-09T21:32:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-09T21:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7053
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (106 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/7053/1/Maria%20Luiza%20Mendonca%20Azevedo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f2f24b69cd44902d1c5915e7af3c876c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157779490734080